[Resenha] Depois do que Aconteceu

Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini

Depois do que Aconteceu - Juliana Parrini
Série Depois do que Aconteceu - Livro 01
Sinopse - Suma de Letras - 2015 - 344 páginas


O livro Depois do que Aconteceu, da autora brasileira Juliana Parrini, foi autopublicado em 2014 na plataforma Wattpad e, tendo alcançando mais de 4 milhões de leituras, em 2015 ganhou uma edição super caprichada ao ser lançado pela Suma de Letras.

A personagem principal dessa história é Isabel, uma fotógrafa profissional de vinte e sete anos que vive no Rio de Janeiro. Isabel manteve um relacionamento de treze anos com Alex, um amigo de infância que se tornou seu namorado, e posteriormente noivo. Eles chegaram a morar juntos e estavam de casamento marcado quando tudo terminou. Inicialmente, não sabemos o que aconteceu com o casal, se Alex morreu, rompeu, traiu, partiu, enfim, só sabemos que Bel está arrasada e vive em profunda depressão há um ano, preocupando seu pai, que mora em Petrópolis, e também suas amigas, as gêmeas Lúcia e Luana, que são como irmãs para ela.

A recuperação de Isabel começa durante uma viagem à São Paulo, na qual acompanha seu pai. Ela quase é "atropelada" na Avenida Paulista por um cara muito gato, que depois a convida para jantar. Daniel a arrebata com seu charme e beleza e nesse encontro, rola até uns beijos quentes. ainda nesta viagem, Isabel reencontra uma tia "megera" e os primos Sabrina, Marcela e Caio, que não via há mais de vinte anos. Como Marcela e Caio estão de mudança para o Rio, procurando apartamento, Isabel informa que a cobertura de seu prédio está para alugar, e com isso volta para casa com novos vizinhos e uma saudade enorme do gato paulistano.

No retorno para o Rio, quando Isabel pensa estar mais fortalecida para encarar a realidade de frente, sua vida transforma-se numa louca confusão. Tem o amigo Jonathan dando em cima dela, o paulistano Daniel aparecendo na cidade para abalar suas estruturas, as lembranças amorosas (e torturantes) de Alex, e principalmente a presença de Marcela, que complicará de maneira surpreendente a vida da prima. O enredo apresenta várias reviravoltas que deixam Isabel em situações constrangedoras e desafiadoras, mas não irei revelá-las para não estragar as surpresas, ok!?

Utilizando a narrativa em primeira pessoa sob o ponto de vista de Isabel, a autora opta por intercalar presente e passado, ora contando o que está acontecendo entre Isabel e Daniel, ora revelando o que realmente aconteceu entre ela e o Alex. Enquanto a Isabel do presente sai de um estado de depressão para outro de total confusão emocional, a Isabel do passado declina de um relacionamento amoroso perfeito, para uma relação cada vez mais conturbada, por conta de problemas que serão revelados aos poucos. No entanto, esse "vai e vem" fez com que eu não me conectasse profundamente com os personagens, a história do presente foi constantemente interrompida para dar espaço à história do passado, em cortes que quebraram o ritmo da minha leitura. Porém essa é apenas a minha impressão, li várias resenhas de leitores apaixonados que não se incomodaram com esse aspecto da narrativa.

Outra coisa que me incomodou durante a leitura foi a personalidade e as ações dos "mocinhos": enquanto Alex foi de um egoísmo extremo (mas de certa forma justificável, diante das circunstâncias de tudo o que aconteceu), Daniel pisou na bola (e feio) diversas vezes. Se tem uma coisa que eu não suporto é mentira e a relação de Daniel com Isabel já começou mediante uma informação gravíssima ocultada por ele, cuja ignorância a meteu numa grande enrascada emocional. Não que Isabel seja perfeita, a protagonista é passível de erros como todos nós, só que sua linha de raciocínio é coerente e ela tende a tomar decisões mais acertadas. Talvez se o ponto de vista do Daniel tivesse sido exposto, eu fosse um pouco mais compreensiva com ele (ou não).

De toda forma, o livro é repleto de emoções que certamente tomarão conta do leitor, não tem como ficar indiferente. Quem aprecia romances conturbados deve realizar essa leitura pra tirar suas próprias conclusões. Só aviso que o final é bombástico, mas a boa notícia é que "Antes que Aconteça" (livro que encerra essa história) já foi publicado e inclusive apresenta os fatos sob o ponto de vista de vários personagens.

Essa leitura foi uma cortesia da Suma das Letras.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

13 comentários

  1. Olá Elis, eu amei a capa do livro, é muito linda, mas, ao ler a sua resenha, acho que a leitura não seria muito prazerosa para mim.
    Não gosto de livros que misturam passado e presente, pois, geralmente quando o ápice da história acontece, somos interrompidos, voltamos à outro tempo, e isso acontece repetidas vezes, não gosto muito.
    E embora seja uma mulher, não sou muito fã de romance apenas, prefiro romance com magia, isso para mim fica perfeito!
    Mas, a sua resenha está muito bem feita (como sempre) e para quem gosta deste tipo de história, o livro é um prato cheio.

    Obrigada,
    Beijos,
    Andreza Silva Souza

    ResponderExcluir
  2. a trama parece bem peculiar, com pequenas pistas e um leve mistério que eu tanto curto!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu acho a capa muito romântica e eu gosto muito de romances conturbados e quero ler e espero não me arrepende do livro que a maioria dos livros assim eu sofro muito no final e fico revoltada.
    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Olá Elis! Estou doida pra ler esse livro, curto muito um romance conturbado, parece ser bem emocionante e essa resenha me deixa ainda mais interessada em conferi essa história.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis, mais uma vez mega apaixonada pelo livro, mas de todas as resenhas, a sua foi a que me fez estar mas presente dentro do livro. Amei, ele já havia ultrapassado alguns postos em minha lista e agora só tenho certeza do lugar que o encaixei. Estou mais ainda feliz, por ser uma historia brasileira e tenho certeza que vou me sentir ainda mais em casa com sua leitura.


    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Não conhecia a Juliana Parrini até o lançamento do livro Depois do que Aconteceu e mta gente falar bem.
    Não sabia que ela tinha feito esse sucesso todo no Wattpad e a Suma de Letras fez um trabalho excelente mesmo, gostei mto.
    Sobre a historia, eu apenas lendo a sinopse nao tinha me animado mto, mas agora com a resenha explicando melhor, deu vontade de conhecer mais.
    Até gosto de narrativas que intercalam o passado e o presente, mas pelo jeito o livro deixou um leve desconforto.
    Sobre a personalidade dos mocinhos que incomodou, nesse caso vou ter que ler pra entender melhor e saber que se trata de um livro emocionante ja é um sinal bom.
    Ainda vou ler pra tirar minhas conclusoes.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Elis. Bem, confesso que eu estava em um enorme interesse por Depois do que Aconteceu. Porém, vários comentários que li, em diversas resenhas, fizeram minha opinião mudar. Percebi que Isabel não passa de uma choramingona, isso me irritou, muito! O único fato que vale a pena mesmo é a lembrança antes do término. De resto, não gostei.
    Blog: Consumidor de Sonhos | consumidordesonhos.blogspot.com.br
    Instagram: Consumidor de Sonhos | CdS

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler esse livro, pois parece ser muito bom, como gosto de livros de romance acredito que irei gostar muito dessa série, sua resenha está muito boa, pretendo começar a ler a série em breve.

    ResponderExcluir
  9. Elis!
    Gosto quando um autor usa o artifício de passado e presente, dá mais movimento ao enredo.
    Quanto aos mocinhos da história terem pisado na bola, bem... só lendo todo contexto para analisar.
    Bom que já saiu a continuação.
    “Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da capa do livro e amei sua resenha. Tenho lido algumas resenhas sobre esse livro e a cada vez que leio alguma, além dos comentários, fico com mais vontade ainda de ler o livro. Não sou muito fã de romance puro, sem algum suspense ou magia, mas vc escreve tão bem, que dá vontade de sair correndo e comprar o livro. parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Parece interessante o livro...
    Gostaria de ler e ver o que aconteceu com o Alex e o que o Daniel escondeu, kkkk
    Curiosa não né? O bom que com a sua resenha eu já vou preparada para as trocas de presente/passado, pois tem livros que me perco tbém. kkkk
    Boa resenha Elis!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  12. Estava bem animada com a leitura desse livro, porém depois de várias resenhas lidas sobre ele confesso que fui desanimando com a leitura. Acho bem confuso esse vai e vem entre presente e passado.

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Estou super empolgada parar ler esse livro.E eu gosto dessa inda e vinda de flashbacks do passado e o que estava acontecendo no momento.Meio igual a Ugly Love.E estou bem curiosa pra descobrir o por que o Alex terminou o noivado,então creio que isso vá me segurar até o final do livro.E o Daniel devia ser o mocinho adorado,não mentiroso.Espero gostar dele.Vou aguardar você ler o próximo livro e resenhar pra saber se a história termina bem.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!