[Resenha] Mandalas Celtas

Mandalas Celtas - Lisa Tenzin-Dolma

Mandalas Celtas - Lisa Tenzin-Dolma
Sinopse - Editora Pensamento - 2015 - 72 páginas


A Editora Pensamento já publicou vários livros sobre mandalas (vocês podem conferir todos os títulos aqui), mas especificamente da autora Lisa Tenzin-Dolma, com "imagens inspiradoras para desenhar, colorir e meditar e indicações de cores com base na cromoterapia", há o Mandalas Celtas, Mandalas da Natureza, Mandalas Budistas e Mandalas de Cura.


Além de apresentar 26 Mandalas para colorir, Mandalas Celtas traz uma breve explicação sobre a história do povo celta, sua arte, cultura e espiritualidade, dessa forma podemos entender melhor os símbolos presentes em cada Mandala. Clique aqui para ler as primeiras páginas e visualizar algumas das Mandalas.


A proposta é que a pessoa escolha a Mandala que lhe chamar mais a atenção, aplique as cores de acordo com as sugestões baseadas na cromoterapia (ou conforme seu gosto pessoal) e na sequência, possa meditar utilizando a mandala já colorida, seguindo o guia de "como meditar com as mandalas", incluso nesse livro.


As Mandalas a serem coloridas ficam do lado direito da página. À esquerda localizam-se o nome da Mandala, o significado dos símbolos nela contidos, as 3 ou 4 coisas que deverão ser observadas na figura durante a meditação e a sugestão de cores feita pela autora, com os efeitos desejados ao utilizar-se as referidas cores.


O traço dos desenhos é delicado e todas as 26 primeiras Mandalas são belíssimas. Após essas, há outras 10 figuras compostas de padrões geométricos básicos, para que possamos desenhar nossas próprias Mandalas. As três últimas páginas trazem mais informações sobre a relação do povo celta com a natureza e como esta lhes servia de inspiração, bem como um catálogo dos símbolos mais utilizados por eles.


Abaixo vocês podem conferir a Mandala que eu escolhi para colorir, o fogo na figura me conquistou logo de cara (porque será?), além do mais eu amo dragões e não pude resistir ao apelo.


Segui a sugestão de utilizar verde para os dragões, laranja e vermelho para o fogo, cinza para as rochas e azul para o fundo do círculo, mas inseri outras cores conforme senti necessidade. Utilizei o Ecolápis de cor normal e o Ecolápis de cor aquarelável, ambos da Faber Castell, mas o lápis laranja é da caixinha Color'Peps Fluo, da Maped.


Ainda falta fazer a meditação com a Mandala, o livro sugere que comecemos com 5 minutos de prática, que aos poucos vai aumentando até chegar a 15 minutos, será que eu consigo?


De toda forma adorei o livro e aos poucos irei colorir as demais Mandalas =)

Essa experiência foi uma cortesia do Grupo Pensamento.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

16 comentários

  1. Eu acho lindas mandalas, e achei bem interessante esse livro, não sabia que era possível meditar com ajuda de mandalas.
    Quem sabe futuramente eu compre esse livro, pois fiquei bem curiosa.

    ResponderExcluir
  2. Achei muito boa a proposta desse livro porque ele não só de colorir e mostra a historia das madalas, achei esse livro muito bonito e também adoro Dragão
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. oi flor, que delicia este livro, deve ser um máximo essa experiência de criando! eu achei a proposta bem inovadora no ramo de livros de colorir
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Elis, eu não gostei imensamente do livro, não recomendaria esta leitura à mim mesmo. Mas, um fato importante, o que mais gostei, na construção desta obra foi a presença de explicações e exemplificações sobre a cultura celta. Mandalas Celtas me encantou por este último motivo, mas nada demasiadamente bom.

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis! Acho lindas as mandalas e amo colorir, ficou linda essa de dragão que você já pintou, parabéns, esse livro foi para o topo da minha lista de desejados.
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sempre gostei de mandalas, inclusive eu criava algumas com pedaços de espelhos e pinturas em madeira.
    Acho muito bonito e cheia de significados.
    O livro me interessou mto, aidna mais que nao é so colorir, tem a parte que explica, oq é mto bom pra quem gosta e ainta trabalha com a parte das cores.
    Adorei a indicação.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. nao gosto de livros de colorir, mas o diferencial desse eh q ele nao se prende so a isso ^^

    ResponderExcluir
  8. Adorei esse livro de Mandalas <3
    A Mandala que você coloriu ficou linda!

    ResponderExcluir
  9. Ai Elis!
    Adoro as mandalas, elas são bem relaxantes e conhecer um pouco mais sobre as Celtas é um complemento.
    Adorei sua pintura, ficou ótima. Amo o fogo e dragões.
    “A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro é um máximo, já tinha gostado qdo li a sinopse e agora lendo a sua resenha e vendo como ele realmente é, adorei!!!
    Gosto muito de mandalas e colorir e ainda tem explicações e instruções...Amei mesmo!
    Ficou linda a sua pintura!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  11. Elis, confesso que tenho um certo preconceito com livros para colorir, acho que a maioria deles não nos acrescenta conhecimento, mas, gostei deste, pois pelo o que você disse, nos ensina algo novo, nos apresenta o povo celta, e a sua história, o que cada mandala representa, nos ensina a desenvolvermos a nossa própria (adorei esta parte), e nos ensina como meditar com elas.
    É muito aprendizado, e para quem (como eu) ama aprender e é curiosa por natureza, não pode deixar de ter.
    Obrigada pela resenha Elis!

    Beijos,
    Andreza Silva Souza

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Nossa adoro mandalas então vou amar esse livro.E será que eu também consigo meditar com elas?,não sei não se consigo.Além dos desenhos que parecem ser incríveis o que me chamou atenção foi as explicações sobre a cultura e a origem das mandalas.E seu desenho ficou lindo.

    ResponderExcluir
  13. Eli, descobri as Mandalas com "Crepúsculos" e dai em diante me apaixonei, mas preciso confessar que até este posta na sabia que havia vários tipos e por diferentes motivos.
    Agora estou começando a entender o motivo de eu gostar tanto de dragões (e fênix, sera que tem ai???).
    Amei.

    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran!
      Não tem Fênix, mas todas as Mandalas são lindas =)
      Beijos!

      Excluir
  14. O que me chamou a atenção nesse livro foi que você mencionou que conta um pouco sobre a história do povo celta, gosto de aprofundar meus conhecimentos sobre esses povos antigos. E fica ainda melhor, porque tem as Mandadas, suas histórias e ainda dá para pintalas.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!