[Resenha] As piores decisões da História

As piores decisões da história - Stephen Weir

As piores decisões da História - Stephen Weir
Sinopse - Editora Sextante - 2015 - 256 páginas


“As piores decisões da História e as pessoas que as tomaram” é um livro que reúne casos de péssimas escolhas de diversas pessoas durante a história da humanidade, movidas por ambição, caridade, preguiça, orgulho e outras tantas características, todas com algo em comum: o final trágico. Algumas bem conhecidas, outras desconhecidas, todas merecem ser lidas por aqueles que adoram história.

O livro possui 50 capítulos, cada qual apresentando a história de uma decisão e suas consequências. Os capítulos estão em ordem cronológica e antes de cada decisão, há uma folha com informações sobre ela, onde encontramos sua motivação, data, o principal culpado, o dano resultante, a causa e alguma citação relacionada.

As “melhores” piores decisões, para mim, foram “Johan de Witt, Nova Amsterdã e Pulau Run: o pior negócio de todos os tempos” e “Os Coelhos de Thomas Austin”, a primeira fala de como um holandês trocou a ilha de Manhattan por uma pequena ilha de especiarias ao lado da Austrália (que não serviu para muita coisa) e a segunda decisão fala sobre como Thomas Austin disseminou coelhos por toda a Austrália, fazendo com que mais de 3,9 milhões de quilômetros quadrados fossem afetados.

A edição que recebi da Sextante é ilustrada e eu adorei isso, as imagens e fotos só complementam ainda mais tudo que é falado no livro, a diagramação é muito bonita com as folhas mais durinhas, num tom de areia com alguns destaques rosados.

Não curti os títulos dados para cada decisão, apesar de serem bastante criativos, não dizem muito sobre o que leremos no capítulo, os títulos não me deixaram curiosa ou deram vontade de ler, mas quando tomava coragem e mergulhava no livro, me divertia bastante.

A “seleção de bobagens humanas” feita pelo autor é bem interessante, só achei que muitas delas foram parecidas: um homem de poder está indo para uma batalha, ignora ordens para recuar e acaba se dando mal no final. O legal nisso é que podemos ver como o ser humano não aprende com os erros do passado, esse livro é mais ou menos um manual do que não fazer.

No final, o autor mudou um pouco o foco e passou a falar mais em erros empresariais do que de pessoas individuais. Esse é um livro para ser apreciado aos poucos e não é preciso ler na ordem, pois os capítulos não tem relação entre si.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! Beijos históricos…

9 comentários

  1. não me lembro de ter visto esse livro circulando por ai, mas gostei da proposta, achei as histórias que você cita curiosas, a dos coelhos me fez dar risada porque aqui na minha região aconteceu essa propagação descontrolada!!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis
    Lembro quando esse livro foi lançado, fiquei bem curiosa para saber o que andaram fazendo por aí que não deu certo.
    Parece bem interessante, esse é o tipo de livro que leio bem rapidinho :)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Oiii, gosto muito desses livros de crônicas mas sinceramente, não me interessei muito por esse, apesar de querer lê-lo mesmo assim para saber o que tem de tão interessante nele. Pela resenha não deu pra conhecer muito bem, mas agradeço pela dica... <3

    Beijos
    emiliano.fernanda@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Samantha. Oi Elis.
    Gostei da proposta desse livro mas pra ler aos poucos, por decisões por exemplo. Acho
    que assim ele seria mais aproveitado.
    Desejo um Natal cheio de bênçãos pra toda família.

    Beijos
    www.leiturasdapaty.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas! Ao ver este livro lembrei da série Infinity Ring, lá os personagens viajam no tempo e tentam mudar as piores decisões da história com a finalidade de evitar um grande e fatal colapso. Eu não conhecia este livro, mas acredito que seja uma leitura interessante, mas como a Paty citou acima, para ler aos poucos. Feliz Natal!
    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  6. Hello!
    Sempre gostei mto de História e quase cursei na faculdade.
    A ideia do livro é to interessante, sempre falam que devemos aprender com a historia ne? Mas infelizmente a gente ver os mesmos erros sendo repetidos.
    Fiquei curiosa com a seleção que o autor fez, principalemente “seleção de bobagens humanas”, que deve ser coisas engraçadas.
    A capa está bonita, o presente de grego é um classico.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. Sam!
    Pelo que vi o livro parece bem interessante mostrando os 'maiores erros' da história e se ainda vem com fotos, melhor.
    Deveríamos mesmo aprender com nossos erros e com os erros alheios.
    Obrigada por sua dedicação, carinho e amizade durante o ano inteiro.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  8. Ótima resenha, me interessei pelo livro, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Muito interessante a proposta desse livro, fiquei super curiosa em conferi
    “As piores decisões da História e as pessoas que as tomaram”.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!