[Resenha] O Vilarejo

O Vilarejo - Raphael Montes

O Vilarejo - Raphael Montes
Sinopse - Suma de Letras - 2015 - 96 páginas


“O Vilarejo” é um livro que reúne sete contos de suspense e terror de Raphael Montes. O autor brasileiro utiliza os sete pecados capitais - cada um relacionado com um demônio - em seus contos, sendo um pecado por conto. Confesso que quando o livro chegou aqui em casa fiquei com receio de ser muito assustador, mas minha experiência com ele acabou sendo bem positiva!


No começo, o autor diz que os contos podem ser lidos em qualquer ordem, e concordo, todos eles se passam num mesmo lugar mas em épocas diferentes (notamos isso pela idade dos personagens), a ordem do livro não é cronológica e não importa como os contos sejam lidos, o leitor vai entender as ligações entre eles de qualquer forma, só recomendo que o último conto seja deixado para o final mesmo, pois nele existe um fechamento e o destino de todos os personagens.

“ - Tenha esperança!
- Não adianta esperança… Fomos esquecidos.
- Esquecidos por quem, meu filho?
- Pelo mundo, por Deus.”

Não vou contar um pouquinho de cada história pois o menor dos detalhes de uma delas pode ser um grande spoiler de outra. Meus contos preferidos foram das irmãs Vália, Velma e Vonda (inveja); da Sra.Branka (ganância) e de Anatole (ira), sendo esse último o mais interessante e bem elaborado do livro todo. Não teve um personagem que tenha se tornado meu preferido, mas Raphael Montes conseguiu explorar a fundo todos os personagens em poucas páginas. Queria ter lido mais descrições do tal vilarejo, a ambientação foi pouco desenvolvida, mas por outro lado, os personagens tem sentimentos profundos, problemas gigantes e o autor tem uma narrativa viciante!

“ - Quem é você?
- Perceba Anatole, que nunca inseri o pecado ou o mal nas pessoas. O mal já estava lá, apenas o potencializei.”

A diagramação do livro é maravilhosa, logo na primeira folha encontramos uma ilustração do vilarejo com o chão manchado de sangue e cada conto possui duas ilustrações relacionadas com a história. O que me encantou também foram as páginas pretas no começo dos contos e as “manchas de sangue” que apareciam às vezes. As folhas são mais durinhas (amo). Fiquei feliz ao ver o resultado do cuidado da editora na produção deste livro, dá até mais gosto para ler!


Leiam sem medo, o livro não me assustou, apenas me deixou bem curiosa e grudada nas histórias, li bem rapidinho (e de noite)! Só fiquei triste pelo livro ser tão pequenininho, eu queria muito mais! Estou curiosa para conferir outros livros do autor e recomendo a leitura!

Essa leitura foi uma cortesia da Suma de Letras.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

12 comentários


  1. Eu li e também achei bem positiva!! Na verdade achei ótimo.
    Quero ler tudo do autor!!

    Adorei as fotos e a resenha também ;)

    Bjksssssss

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. este pelo visto é o livro de consagração do autor, sempre leio ótimos comentários a respeito!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Samantha, este livro foi bem recomendado, e pelo visto tenho que ler mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Ótimos contos curtos que se ligam entre si indo direto ao ponto sem enrolações. As gravuras macabras demonstram bem a ambientação dos contos.

    bomlivro1811.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Parece bem interessante o livro!
    E fiquei bem curiosa para ler esses contos...
    Adoro um bom mistério e terror, rsrsrs...

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Adoro esse tipo de literatura, me parece ser bem cativante.
    Beijos MakeUp Maker
    www.makeupmaker.com.br/blog

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Adorei saber mais sobre o livro do Raphael, estava bem curiosa para saber sobre o que se tratava o livro e não sabia que era um livro de contos.
    Muito bacana
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  8. Hello!
    Amo livros e suspense, mas nao consigo ler nada de terror.
    Raphael Montes é uma graça de pessoa, mas nao consigo gostar mto do livro dele O Vilarejo por ter fotos bem sangrentas e contar coisas que eu ficaria com medo com certeza.
    Eu nao acho que o livro seja ruim, mas eu que sou medrosa mesmo, mesmo vc falando que nao te deu medo, acho melhor eu nao arriscar.
    A diagramação está linda demais.
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Sam!
    Já tinha lido várias resenhas do livro, porém em nenhuma falava a relação com os pecados capitais e foi mais um acréscimo para desejar a leitura do livro.
    “Feliz Ano Novo, que este ano seja superado pelo velho em felicidades, amor, esperança, fé, paz e que o ano seguinte seja em dobro, tenha um feliz e prospero ano novo.” (Chium)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, curto muito um suspense e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história que parece ser ótima.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da resenha, muito obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Vou adorar ler, amo livros assim pelo suspense que ele causa, e mais ainda por ser de contos diferentes... me da uma certa liberdade pra ler aqueles que me interessam na ordem que eu quiser. Obrigada pela dica, beijosssss <3

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!