[Blogagem coletiva] PROFUNDO e INTENSO


Olá Amigos Passionais!!! Eu já havia apresentado aqui pra vocês, na Vitrine Passional, os livros Profundo e Intenso, da autora Robin York. Eles compõem uma duologia, lançada em março pela Editora Arqueiro e tratam de um tema muito importante e que precisa ser mais discutido: a vingança pornô, ou revenge porn. Pra quem ainda não conhece os livros, segue as sinopses e nota da autora:

PROFUNDO (Robin York)
PROFUNDO (Robin York) - Caroline Piasecki vê sua vida se transformar em um pesadelo quando o ex-namorado espalha fotos dela nua na internet. De uma hora para outra, sua reputação é arruinada e o futuro promissor que a aguardaria após a faculdade já não parece tão garantido. Desesperada, ela tenta fazer com que as imagens sumam da rede e, ao mesmo tempo, procura se defender da multidão de pessoas que a julgam. Um dia, quando um cara que ela mal conhece sai em sua defesa e dá uma surra em seu ex-namorado, tudo muda. À primeira vista, West Leavitt é a última pessoa de quem Caroline deveria se aproximar – ele tem um ar sombrio e ganha a vida de forma ilícita. Ela, por sua vez, é o tipo de garota que West sempre tentou evitar. Rica e privilegiada, jamais entenderia as dificuldades pelas quais ele já passou. Mesmo com todas as diferenças, os dois se tornam amigos. Com Caroline, West sente que fará de tudo para ser um homem melhor, e ela encontra nele a força para reagir. Quando parece impossível resistir à paixão avassaladora, West e Caroline descobrem que às vezes a única opção que resta é ir mais fundo. *Baixe um trecho do livro aqui*

INTENSO (Robin York)
INTENSO (Robin York) - A vida de West Leavitt foi do céu ao inferno em poucos meses. Ele achava que era possível ter um futuro melhor, mas acabou retornando para os dramas diários de sua família. Agora, em meio a uma tragédia, o rapaz não sabe o que fazer para ajudar Frankie, sua irmã caçula. Quando ele está prestes a desmoronar, só uma pessoa lhe vem à mente: a jovem segura e determinada que ele um dia pensou merecer. Longe dali, Caroline Piasecki sonha mais uma vez com West: a pele contra o seu corpo, o cheiro dele, a mão deslizando pela sua barriga... Mas sonhos são apenas sonhos. Ela sabe que o ex foi embora e não vai voltar. Por mais doloroso que seja, Caroline precisa se esquecer do tempo que passaram juntos. Até que seu celular toca e um West transtornado está do outro lado da linha. Sem pensar duas vezes, Caroline vai ao seu encontro. Só que muita coisa mudou desde que eles terminaram. West tenta afastar Caroline de sua vida de todas as maneiras. Ao mesmo tempo, o desejo que sentem um pelo outro parece ter ficado até mais forte no período em que estiveram separados. West ainda sente algo por ela, mas não se considera uma boa companhia para ninguém. Caroline quer estar nos braços de West, mas sabe que deve partir para que ele não sofra. Nesse embate de emoções, eles precisarão encontrar os próprios caminhos e descobrir: por mais intenso que seja o laço que os une, ainda é possível um recomeço?
No Brasil, a vingança pornô é considerada crime e a Lei Carolina Dieckmann, publicada em 30 de Novembro de 2012, prevê pena de detenção e multa a quem "Invadir dispositivo informático alheio, conectado ou não à rede de computadores, mediante violação indevida de mecanismo de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização expressa ou tácita do titular do dispositivo ou instalar vulnerabilidades para obter vantagem ilícita" . E ainda "Na mesma pena incorre quem produz, oferece, distribui, vende ou difunde dispositivo ou programa de computador com o intuito de permitir a prática da conduta definida no caput.". Vocês podem conferir o texto completo aqui e um artigo que analisa a lei aqui.

Segundo a Wikipédia, a "Lei vem merecendo críticas de juristas, peritos, especialistas e profissionais de segurança da informação, pois seus dispositivos são amplos, confusos e podem gerar dupla interpretação, ou mesmo interpretação subjetiva, o que pode ser utilizado para enquadramento criminal de condutas triviais ou mesmo para a defesa e respaldo de infratores cibernéticos, o que tornaria a lei injusta e ineficaz. Para outra corrente, ainda, as penas são pouco inibidoras, sendo muitas situações enquadráveis nos procedimentos dos Juizados Especiais, o que poderia contribuir para a não eficiência no combate ao crime cibernético no Brasil." 

Pelo visto o assunto precisa ser melhor discutido e mudanças devem ser realizadas, esperamos que os ajustes legais necessários possam ser realizados rapidamente, mas de toda forma essa lei já foi um pequeno avanço na direção da proteção da privacidade. Vamos também fazer a nossa parte e alertar os nossos jovens para os perigos provenientes da exposição através de fotos e vídeos, bem como conversar sobre os seus direitos e deveres em relação ao assunto ;)

Beijos...

14 comentários

  1. Nossa Elis, nem imaginava que lá era permitido, que horror ! Isso é um abuso contra a mulher e com certeza deve ser repensado. Por mais que a justiça brasileira não seja lá uma maravilha, pelo menos já é um passo ne?!
    Enquanto ao livro, eu adorei. Gosto dessas leituras de paixão avassaladora, leio rapidinho de tanto que gosto. Bom dia, querida !

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia que essa prática vergonhosa era considerada legal em praticamente todo os EUA. Acho de uma covardia sem tamanho, um abuso total.
    Em relação ao livro, não sou muito fã de livros com o mesmo casal protagonizando, pq não aguento a agonia de vê-los juntos num livro, pra depois se separar e voltar no próximo, rsrs.... Gosto que o felizes para sempre seja MESMO para sempre. Pelo menos nos livros, deixa eu ter esse gostinho, hehe. Meus sentimentos à parte, é sem dúvida um ótimo tema a ser abordado, principalmente lá, onde pelo visto as mulheres não têm nem o apoio da lei contra esse comportamento deplorável!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis!
    Realmente depois de começar a pesquisar sobre a vingança pornô senti como tem casos de pessoas vítimas desse abuso. As mulheres são expostas de uma forma que precisa de ajuda para poder enfrentar as agressões que recebe de todos os níveis. Parabenizo a Arqueiro pela inciativa em fazer essa blogagem que só vem incentivar e apoiar as vítimas a não ficarem caladas.
    Gostei muito da sua apresentação que soube mostrar os pontos importantes da vingança pornô.
    Beijos



    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  4. acho super válido a editora abrir um espaço para promover essa discussão!
    os casos de exposição pública de algo intimo tem ganhado mais força com as redes sociais e internet em larga escala, ao passo de que as leis precisam ser ajustadas e prever punição, como no caso da nossa lei brasileira, o mais bacana é que essa divulgação maciça leva o diálogo e principalmente a informação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Nossa estou chocada! Nunca passou na minha cabeça que em algum lugar algo assim fosse permitido!
    Como sempre falo para o meu marido, temos sempre que alertar, conversar, orientar...pois o mundo anda tão liberal, que as pessoas perderam um pouco a noção das coisas...
    E tem acontecido coisas horríveis devido ao mal uso das tecnologias que hj nós temos.
    Ótimo post!
    Elis, eu recebi o livro, ontem não consegui acessar meu e-mail, kkk, e hj ainda não tentei! Obrigada! Adorei!
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá, Elis.
    Essa postagem é importantíssima, principalmente porque vemos essas coisas acontecendo com tanta frequência que chega a assustar. Infelizmente, as pessoas não tem caráter e se sentem no direito de divulgar imagens alheias.
    Sem dúvidas, uma postagem de interesse público.
    Quanto aos livros especificamente, eu gostei da premissa. Afinal, é essencial que a literatura aborde esses temas mais conturbados.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de reinauguração. Serão quatro vencedores!

    ResponderExcluir
  7. Nunca tinha ouvido falar de livro com esse tema e achei super legal, tem que ser discutido mesmo! Eu já tinha visto esses dois livros várias vezes em sites, mas não sabia sobre o que se tratava. Achei as capas muito lindas e a história super bem elaborada. Com certeza entrou pra minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  8. Tema super em evidência atualmente, estou doida pra ler essa duologia, só as sinopses já me deixou bastante interessada em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  9. Elis!
    Não gosto muito de vinganças, entretanto, após ler a nota da autora, fiquei bem interessada na leitura.
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. UAU!!! Amei PROFUNDO (Robin York) . As vezes nao sabemos com quem andamos ou se confiamos na pessoa errada e numa dessas andanças aconteceu o que Caroline Piasecki nao imginava ser atormentada por um vigarista que nap pesa duas vezes e tenta detonar sua vida. Ameiiiiiiii vou ler com certeza bjs
    tatyana sylva

    ResponderExcluir
  11. Oi Elis! É um tema delicado e imagino o quanto deve ser horrível passar por isso, acho que a vergonha é tão ruim quanto o sentimento de traição. A Editora está de parabéns pela ação.


    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite

    esA SEMANA VOU VER SE ENCONTRO OS DOIS, MAS INTENSO TAMBEM DEVE SER LINDO. CIRIOSA E COM MUITA VONTADE DE LER OS DOIS BJKINHAS
    TATYANA SYLVA

    ResponderExcluir
  13. Acho inacreditável que nos Estados Unidos não tenha nenhuma lei que incrimine quem faz isso. E por mais que tenha uma lei no Brasil, nem sempre as punições são aplicadas. Espero que um dia, o mais rápido possível, isso mude. Achei bem interessante a sinopse dos dois livros, valem a pena ser lidos.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto alguma coisa sobre esses livros e gostei muito da sinopse, quero muito ler.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!