[Resenha] A Sereia

A Sereia - Kiera Cass

A Sereia - Kiera Cass
Sinopse - Editora Seguinte - 2016 - 328 páginas


Há 80 anos, durante o naufrágio do navio em que viajava a família de Kahlen, eles ouviram vozes vindas do mar e se jogaram na água ao serem hipnotizados. Kahlen pediu para continuar viva, para sua morte ser adiada e a Água atendeu o pedido, assim a jovem virou uma sereia e foi condenada a passar cem anos servindo a Ela.

80 anos depois, Kahlen é a sereia mais leal da Água e segue todas as regras impostas por Ela: não falar com humanos (pois a voz de uma sereia é letal para os mortais), manter segredo sobre a espécie e cantar sempre que for necessário. O papel das sereias é causar naufrágios de ano em ano para alimentar a Água, que, por sua vez, protege o restante dos humanos.

Mas tudo muda quando Kahlen conhece Akinli na biblioteca da faculdade onde estuda, ele parece enxergá-la além de sua beleza de sereia e entende a jovem mesmo que essa não tenha voz para se expressar. Aos poucos Kahlen sente-se cada vez mais ligada à Akinli e não consegue tirá-lo de seus pensamentos. Kahlen, que sempre sonhou com um amor verdadeiro, sente medo de finalmente tê-lo encontrado pois conhece as regras da Água: as sereias não podem ser esposas ou mães e caso desobedeçam, sofrerão punições de morte ou prisão pela eternidade.

Akinli não é o único problema de Kahlen, ela também encontrou algumas dificuldades na vida de sereia, assim como coisas que a ferem por dentro mas que é forçada a aceitar e a fazer. Depois de oitenta anos engolindo isso e concordando em silêncio, Kahlen já não aguenta mais, porém está sem saída. A protagonista enfrenta duas lutas internas, duas duras lutas internas.

“A Sereia” foi um livro que começou muito legal, logo de cara fui envolvida na história e na narrativa que fluiu super bem. Gostei bastante de Kahlen no começo, a personagem me pareceu uma menina sonhadora e confiável, mas em certo momento passou a reclamar bastante e teve longos períodos de choro, o que deixou o livro um pouco monótono, afastando aquela emoção do início, mas logo ele retoma o ritmo, e, Kahlen, as suas forças.

Akinli é apaixonante, péssimo em cozinhar ou desenhar, mas dança lindy hop e jitterbug muito bem, ele é simples, gosta de estar com a família, sabe dar valor às coisas boas da vida (assim como às pessoas). Fica quieto no seu canto, mas tem conversas capazes de deixar uma pessoa entretida por muito tempo, transforma tudo numa aventura, faz de sua vida um livro apenas com seu jeito de falar e consegue compreender os demais à sua volta.

Mais uma vez nos livros da Kiera Cass gostei mais do mocinho do que da protagonista, já estou acostumada com essa sensação, convivi com ela em todos os livros da autora e não acho ruim, só seria melhor se as garotas principais tivessem um pouco mais de brilho, mas fico feliz em dizer que Kahlen foi a minha protagonista preferida da Kiera até agora.

Pensei que o final do livro seria clichê, já estava imaginando mais ou menos o que iria acontecer, mas me surpreendi bastante com a conclusão da história, fechei o livro com uma satisfação muito grande, desejando ter mais para ler. “A Sereia” foi uma leitura muito fofa e bonitinha, um romance leve com algumas reviravoltas para esquentar e um pouco de fantasia para divertir. Eu recomendo!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários!
Beijos aquáticos...

21 comentários

  1. Pretendo ler tudo que essa autora escreve, não porque ela e minha autora preferida, mas pelo fato de que ela foi uma das minhas primeiras autoras que li o gênero fantasia/ distopia, com o livro Seleção, quando soube que esse livro dela seria publicado no Brasil, fiquei muito empolgada, e agora lendo resenhas sobre ele e vendo que a história e cativante, to mais ansiosa ainda pela leitura.

    ResponderExcluir
  2. ain, quero muito ler A Sereia, gostei da série A Seleção e estou curiosa quanto a este, gostei muito da resenha e fiquei espantada quando vc falou que ela estudava kkk'
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Kiera Cass é uma escrito fenomenal e, por isso, queria ansiosamente ler "A Sereia". Porém quando li, me decepcionei um pouco. A estória não me cativou. Em um certo ponto pensei em parar a leitura, porém não parei.
    O final é tenho que dizer que gostei 😊

    ResponderExcluir
  4. eu comecei lendo a seleção, afinal um livro deve ser o estopim para que viciemos em determinado autor, não?
    dessa forma como não querer esse livro?
    eu que não gosto de histórias de sereias estou curiosa!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/2016/03/promocao-rumo-aos-3-anos.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Desde que soube deste livro que quero lê-lo. Adoro o tema e será meu primeiro contato com a autora, pois, apesar de ter "A seleção" na estante, ainda não li.
    É uma pena que as personagens femininas não tenham tanto brilho e tudo o mais, mas ela parece ser legal, mesmo com o choro constante.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Sa! Eu curti o livro e adoraria que a autora trouxesse algo mais neste mesmo núcleo, desta vez protagonizado pelas outras sereias. As meninas têm potencial para protagonizar suas próprias histórias.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Sam!
    Adoro a temática e aqui parece que as sereias tem uma forma diferente de viver e se comunicar, fiquei bem interessada na leitura.
    “Quando todo mundo quer saber é porque ninguém tem nada com isso.” (Millôr Fernandes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Esse negocio de gostar mais do mocinho do que da protagonista faz muito sentido, pois todo mundo q conheço que leu a saga "A seleção" faz comentários super positivos a Maxon. Me interessei muito por esse livro por uma simples palavra "único " quero muito conhecer a escrita da Kiera mas não to muito animada para ler uma saga....

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu quero muito ler esse livro, eu li apenas um livro da autora e me apaixonei com a escrita dela, qdo lançou esse livro, amei a capa e a sinopse e agora com a sua resenha estou mais interessada ainda em ler!
    Ainda mais sabendo que o final não é o esperado, kkk, já estou curiosa para saber como a Sereia ficará, kkkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    To louca pra ler esse livro! A Kiera escreve muito bem, amo os livros da séria A seleção.
    Essa história é bem diferente, mas parece ser tão boa quanto!
    Nunca li nenhum um livro com o tema sereias, estou bem curiosa!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada da Kiera... mas já ouvi falar muito bem dela.
    O que mais abre minha curiosidade para o livro é o fato do final ser inesperado! Adoro! rs...

    ResponderExcluir
  12. Estou doida pra ler esse livro, curto muito esse tema e gosto muito da escrita da Kiera Cass, parece ser bem emocionante e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  13. Da autora, já li o primeiro livro da série A Seleção e simplesmente amei! Parece ter tudo que gosto : um romance leve, fantasia e boa escrita :D O final surpreender também me agrada. Enfim, abraços!

    ResponderExcluir
  14. a impressão e que parece um romance agua com açucar. Mas sera que com o passar do tempo ela nao voltara a ser normal? viverá sempre como sereia? so lendo para saber e eu estou curiosissima. bjs
    tatyana sylva

    ResponderExcluir
  15. Estou muito ansiosa pra ler esse livro, desde que foi anunciado o lançamento. Li os outros livros da Kiera, e simplesmente amei. Então imagino que vá acontecer o mesmo com A Sereia. Além de tudo, a capa é linda! Não sabia de nada da história e agora estou mais aliviada, sua resenha me fez ver que o livro vai mesmo ser bom, mas acho que pra mim, A Seleção ainda vai continuar sendo melhor.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  16. Ai como eu quero ler pra me surpreender com o final também!!! Esse livro ta super em alta, todos comentam tao bem, claro que me interessei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi, Samantha, que resenha incrível amei, esse livro parece ser romântico e a historia é diferente tipo de ela ser um sereia nunca li um livro com uma historia assim, ele já está na minha lista de leitura bjs

    ResponderExcluir
  18. Gostei muito da resenha, tenho muita vontade de ler esse livro, gosto muito da serie a Seleção e pelo que vi de comentários positivos sobre o livro este deve ser muito bom também.

    ResponderExcluir
  19. O novo queridinho dos leitores. Tenho lido muitas resenhas positivas deste novo sucesso da Kiera. Ela sabe como envolver seus leitores. Que bom que esta protagonista teve um pouco mais de personalidade.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  20. Parece que a Kiera tem o dom de fazer personagens masculinos apaixonantes. Maxon, Aspen e agora, pelo o que você falou, Akinli Hahahaha. Eu sou suspeita pra falar dessa autora, AMO a escrita dela, super fluida, e acho que nesse livro não vai ser diferente! Em A Seleção, eu imaginei um final diferente quando comecei a ler o final (deu pra entender? haha) me surpreendi positivamente com a série. Espero que aconteça nesse livro também :D Bom ler uma resenha positiva, pois quero adquirir A Sereia muito em breve. Bjinhos

    ResponderExcluir
  21. Bem, gosto é algo que realmente não se discute, e eu sinceramente detestei esse livro. A protagonista tem quase um século e é bem infantil, fica pesquisando o passado das pessoas que 'matou' e coloca em um álbum!? A relação dela com a entidade 'água', uma relação de dependência com o seu algoz... Gosta da escritora, a série A Seleção é bem legal, mas esse 'Sereia' me pareceu mais um livro escrito de qualquer jeito, sem pé nem cabeça. Só fui até o final por pura teimosia... Pois o livro é bem chato!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!