[Resenha] Sobre a Escrita

Sobre a Escrita - Stephen King

Sobre a Escrita - Stephen King
Sinopse - Suma de Letras - 2015 - 256 páginas



Surpreendente e fascinante, “Sobre a Escrita” atravessa as expectativas das obras do gênero “como escrever melhor” e nos conduz ao sentido da escrita. Bem humorado, divertido e emocionante, o relato de King com nuances entre o lúdico e motivador nos conduz aos percalços da vida de um escritor, suas dúvidas, anseios, sucessos, fracassos, mas sobretudo o amor pela escrita.

Apesar de tratar-se de uma obra de não-ficção, King “of course” seguirá sua própria máxima:

“ Escreva o que quiser, depois encharque a história de vida e a torne única, acrescentando seu conhecimento pessoal e intransferível do mundo, da amizade, do amor, do sexo e do trabalho.”

Em “Sobre a Escrita”, King ensina alguns truques enquanto nos faz mergulhar nas façanhas que irão do garoto pobre Stephen ao professor universitário [ainda sem recursos] e sua escalada ao topo como “mestre do suspense e terror” [ou seja, como um dos autores mais bem sucedidos de todos os tempos]; Assim transcendendo as regras para “ser um bom escritor”, somos iniciados nos mistérios do tipo de numinosidade que emana de um “bom escritor” ao analisar sua trajetória, para vislumbrar: “de que é feito um bom escritor”.  [grifos nossos]

“ Quando, durante uma entrevista à New Yorker, eu disse ao entrevistador (Mark Singer) que acreditava que histórias eram coisas encontradas, como fósseis na terra, ele não acreditou em mim. Falei que, por mim, tudo bem, se ele pelo menos acreditasse que eu acreditava. Acredito mesmo.”

A narração intimista e deliciosa em 1ª pessoa, dividida em quatro partes, intercala memórias [sempre hahaha!] com ferramentas do ofício, criação de diálogos, personagens, tema, pano de fundo, bloqueio criativo, revisão [porta aberta e fechada]. Conta ainda com inúmeras dicas, citações de autores e vários exemplos, entre eles [para delírio dos fãs] processos de criação e outros detalhes temáticos de obras como: Carrie, a estranha,  Misery,  A Dança da morte, Sacos de ossos, O quarto 1408, etc...

Em “Um POSTSCRIPTUM”, King nos revela detalhes [a narração dos fatos é sinistra] do acidente bizarro que “quase” nos deixou órfãos em 1999, enquanto ele escrevia inclusive este livro. E neste ponto é emocionante seu relato de como o amor por sua esposa Tabitha [sua leitora ideal – para quem ele escreve] e pela escrita o fizeram dar a volta para cima e retomar seu brilhante trabalho. Ao final, indica uma lista de livros inspiradores, uma boa parte já publicados no Brasil. Enfim é sensacional e cumpre seu objetivo: nos instiga à escrita.

Pretende ser escritor? “Leia muito”, principalmente “Sobre a Escrita”.
Simples e Perfeito! Como tudo que King faz.

Essa leitura foi uma cortesia da Suma das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

8 comentários

  1. oi Rosem, gostei das dicas do king, afinal um autor com tanta sabedoria tem muito a ensinar! além de mostrar um homem para além do suspense
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou doida pra ler esse livro, curto muito Stephen King e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi esse livro, no momento não pretendo ser escritora, mas quem sabe algum dia.

    ResponderExcluir
  3. Rosem!
    O livro só mostra a versatilidade do autor que escreve qualquer tipo de livro e ainda ajuda quem quer ser escritor.
    Bom demais!
    “Saber de cor não é saber: é conservar aquilo que se deu a guardar à memória.” (Michel de Montaigne)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de março com 4 livros 3 ganhadores, participem

    ResponderExcluir
  4. Realmente é um livro muito interessante. Não deve ser fácil falar de algo que você mesmo esta fazendo e passar esse conhecimento. Eu gostei !
    Boa noite :*

    ResponderExcluir
  5. Stephen King é sem sobras de duvida meu autor preferido, Todos seus livros são interessantes e inteligentes.
    este quero muito ter bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de escrever mas não acho que possa se tornar meu trabalho um dia. Ainda assim, acho interessante ler sobre "como escrever bem". E pela sua resenha, esse livro do Stephen King vai além do passo a passo para ser um bom escritor, então fiquei bem curiosa pela leitura.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Bom dia!
    Uau...super interessante esse livro...não tinha ouvido falar dele ainda!
    E fiquei com muita vontade de ler!
    Vou anotar nos desejados, rsrsrs...
    Com certeza uma boa leitura!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da resenha apesar de não ser o tipo de livro que gosto de ler, também nunca li nada deste autor.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!