[Resenha] Uma história incomum sobre livros e magia

Uma história incomum sobre livros e magia - Lisa Papademetriou

Uma história incomum sobre livros e magia - Lisa Papademetriou
Sinopse - Editora Arqueiro - 2016 - 192 páginas


Sabe quando você olha para a capa de um livro e logo percebe que aquele livro é a sua cara? Foi isso que aconteceu quando vi “Uma História Incomum Sobre Livros e Magia”, de Lisa Papademetriou. Ao começar a ler, pensei que seria uma história bonitinha sem nada que me surpreendesse, mas não foi bem assim!

Kai está no Texas visitando sua tia-avó Lavinia, e pela primeira vez tem a liberdade de andar por aí sozinha. Numa dessas andanças, ela encontra Doodle, uma garota que aos poucos vai se tornando sua amiga e descobre que Doodle é viciada em mariposas. As duas saem à caça da Mariposa-Celestial, uma espécie muito rara na região, e tudo fica ainda mais interessante quando Kai encontra um livro supostamente mágico chamado “O Cadáver Excêntrico”, que mexe com a sua vida pra valer.

Enquanto isso, do outro lado do mundo, Leila está passando uma temporada no Paquistão, o país natal de seu pai, enquanto sua irmã mais nova e superdotada Nadia está vivendo aventuras e postando todas elas em seu blog. No começo a viagem é sem graça, mas tudo muda quando Leila também encontra um livro chamado “O Cadáver Excêntrico” e se mete em algumas confusões paquistanesas muito divertidas.

O livro alterna entre a história dessas duas personagens, a narrativa é feita em terceira pessoa e no final de cada capítulo temos uma outra narrativa, a da história de Ralph, o personagem do “O Cadáver Excêntrico”, que está sendo escrita sozinha com a ajuda das duas garotas. A história de Ralph se passa numa época mais antiga, o personagem principal acredita em magia com todas as suas forças e certo dia consegue um pouco dela, a partir daí, ele a usa em três momentos importantes de sua vida, de início a história não faz sentido, os acontecimentos parecem aleatórios, mas tudo se encaixa depois.

Kai foi sem dúvida a melhor personagem, além de me ensinar uma técnica infalível de como despistar uma pessoa, ela é super determinada! Gostei do fato dela ter feito amizade e descobrir o que realmente gosta de fazer. Gostei ainda mais da sua tia-avó Lavinia, que apesar dos seus 87 anos (com cara de 60) vividos de forma extravagante, ainda tem energia para dirigir carros, carregar malas e fazer o divino Suco Luna, queria que ela tivesse tido uma maior participação na história (eu e minha mania de gostar de personagens coadjuvantes de poucas cenas). Leila não me conquistou tanto, mas me diverti pra caramba com seu dia a dia no Paquistão, desde as dificuldades com a língua urdu, até os contratempos com uma cabra (longa história haha).

Não esperava muitas explicações por parte da autora no final, podia jurar que este livro acabaria com várias lacunas em branco, afinal “O Cadáver Excêntrico” é um livro mágico e não se explica a magia, mas a forma como Lisa uniu as histórias dos três personagens dando um sentido e criando pontos em comum, superou minhas expectativas. E quando eu já estava preparada para me despedir de Ralph, Leia e Kai, a autora me trouxe mais uma surpresa maravilhosa, uma salpicadinha de leve de um possível futuro para as personagens. Terminei o livro me sentindo leve, feliz e curada de uma ressaca literária.
Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos mágicos... 

8 comentários

  1. Bom dia Samantha! Olha, tenho que te dar parabéns pela resenha. Eu venho lendo algumas resenhas em outros blog e vou te confessarque ficava cada vez mais confusa. Eu não entendia como as duas se encontrariam se estavam em lados opostos do planeta. Mas agora tudo faz sentido, a história já esta traçada aqui na minha mente, com certeza deve ser um livro repleto de aventuras e também maravilhoso. Obrigada pela resenha.
    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samantha! Estou de olho nesse livro desde o lançamento. Bom saber que ele te deixou com ressaca literária, sinal de que é bom mesmo!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  3. eu não tinha me ligado tanto na história por ter tido alguns prejulgamentos, mas com a sua resenha percebo elementos que me atraem bastante! com certeza será uma leitura que farei em breve
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Olá Samantha!!!
    Quando eu vi a capa desse livro já me apaixonei por ele, mas agora vendo sua resenha tenho certeza que iria adorar esse livro principalmente quando você precisa de uma leitura gostosa para superar alguma ressaca literária :3
    Adorei a resenha e até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Já quero ler esse livro!
    Após a leitura da sua resenha, fiquei hiper curiosa para ler o livro inteiro!
    Adoro magia...e essa promete ser bem interessante!
    E curiosa né? Já que envolve um personagem de livro que é escrito através das duas garotas.
    Ótima semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Nossa essa ficou maravilhosa.
    A editora como sempre não deixa a desejar.
    Gosto muito de livros que envolve mistério e tudo mais.
    Interessante o senario onde o livro se passa, a pergunta que não quer calar e, o que essas duas tem em comum, além do livro que tem??.
    Estou muito curiosa agora.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Também fiquei encantada por este livro quando o vi pela primeira vez. Adorei saber que, no fim, a autora atou todos os pontos e mistérios. Além disso, parece que as personagens foram cativantes e bem construídas.
    Ótima resenha!

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!