[Resenha] Mr. Mercedes

Mr. Mercedes - Stephen King

Mr. Mercedes - Stephen King
Trilogia Bill Hodges - Livro 01
Sinopse - Suma de Letras - 2016 - 400 páginas


O mestre do terror mais uma vez sai do lugar comum, reinventando-se a cada obra, apura a tendência investigativa que já vinha cultivando em “Saco de ossos” e “Joyland” e mergulha de cabeça no thriller policial em Mr. Mercedes, livro I da Trilogia Bill Hodges, em que o policial aposentado Bill Hodges medirá forças, caçará e será caçado pelo psicopata Brady Hartsfield:

“ Toda religião mente. Todo preceito moral é uma ilusão. Até as estrelas são miragem. A verdade é a escuridão e a única coisa que importa é fazer uma declaração antes de entrar nela. Rasgar a pele do mundo e deixar uma cicatriz. É disso que se trata a história, afinal: Cicatrizes.” [olha a mente do cara].

Ambientado em uma cidade do meio-oeste americano, somos introduzidos na trama a partir do homicídio em massa de desempregados por um mercedes como reza a sinopse, no entanto a ação ocorre em um bairro nobre da cidade onde encontraremos milionários problemáticos, Jerome um prodígio da computação, Janelle uma herdeira sensual e a enigmática Holly, entre outros coadjuvantes, é claro.

A narração alterna o ponto de vista de Bill e Brady, com muito senso de humor a princípio demostra diversas facetas das personagens e de seu entorno então... As coisas começam a densificar-se, e como sempre [King gosta de aprofundar aos poucos] quando menos esperamos tudo fica bizarro e o lado obscuro de algumas personagens vem à tona de modo grotesco.

Bill aposentou-se com muitos méritos, menos um: fracassou na captura de Mr. Mercedes e quando recebe uma carta do provável assassino decide quebrar todas as regras e enfrentar qualquer risco, desta vez vai pegá-lo, e não há nada mais irritante à uma personalidade psicótica que uma boa provocação:

“ Já vi muitas confissões falsas na vida, mas essa é inigualável.
Estou aposentado, mas não sou burro.
Evidências retidas provam que você não é o Assassino do Mercedes.
Vá à merda, babaca.” 

E aí... as consequências serão desastrosas, hilárias, insanas, alucinantes e terríficas...

A capa nada aleatória, na página 31 já nos diz a que veio, é um joguinho [que fofo] que nos remete a rede social da trama “Under Debbie's Blue Umbrella” hummmm, tão meigo quanto o uivo de um lobo, hahaha!

Enfim King sempre me surpreende, mais afiado que nunca explora em Mr. Mercedes temas como relacionamentos, racismo, amizade, sexualidade, bullying, psicanálise, terrorismo, filosofia, tecnologia. A metalinguagem povoada de referências enriquece a trama, nos reporta a outros cenários e sonoridades para colorir o plano de fundo, genial.

E no final nos já surtados, respiramos e surtamos outra vez... Pelo próximo volume ahhhhhhh!
Excelente leitura aos amantes de thrillers.

Trilogia Bill Hodges


3. Último Turno

Bill Hodges Trilogy * Goodreads

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

19 comentários

  1. Todo mundo fala super bem desse livro, eu fiquei mto curiosa pra ler, como é policial capaz de ser ele que me faça gostar do king, ou continuar em cima do muro quanto a ele.

    Bjim

    ResponderExcluir
  2. eu não li nenhum do autor ainda, mas pelos comentários que você traçou percebo uma trama bem madura e cheia de suspenses
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não é a toa que ele é considerado o rei. Amo a escrita desse autor e esse livro me deixou curiosa como todos os outros dele. Já quero pra ontem e depois da resenha quero mais ainda. Bom, sou suspeita pra falar do King... :D
    Beijokas
    Thaisa Lima

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro, curto muito a escrita de Stephen King e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro livros policiais. Acabei de ler um que ganhei: Corra, Alex Cross, conhece? É muito bom também.
    Quanto a esse a história é bem parecida. Ele fica atrás de quem realizou os crimes ne? Gostei dele.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nada desse autor, e apesar de não gostar tanto desse gênero, após ler a resenha desse livro, e perceber o quanto essa trama se mostrou envolvente, com personagens muito bem construído, tenho me interessado bastante pela leitura desse livro, acho que vou gostar bastante, e de certa forma me pareceu cativar bastante o leitor. Super ansiosa por essa leitura.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li nada desse gênero,e esse é bem conhecido e comentado.Quem sabe se eu ganhar o livro,eu passe a me interessar por esse gênero de leitura.

    ResponderExcluir
  8. Esse foi meu primeiro livro do Stephen King e confesso que foi um começo e tanto. Adorei a escrita e o enredo do livro. Espero ter a chance de ler mais do mesmo.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Nossa ainda não li nenhum livro do Stephen King, e morro de vontade de ler para saber se vou curti.
    Mas acredito que sim, já que curto um mistério! hehehe
    Certo que é bem regado de um terror né?
    Mas adoro esse suspense todo...será que pegou o psicopata? Como foi? Ai...que curiosidade, rsrsrs...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li livros desse autor,mas é bem comentado os livros do Stephen King,acho com essa resenha fica dificil não ler,já esta na lista com certeza vou ler.

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada do Stephen, não sei, não parece ter nada a ver comigo, mas queria dar uma chance e ler algo dele, já que quase todos os meus amigos já me recomendaram. Tô pensando em começar com esse livro, achei a capa linda e a sinopse me interessou bastante.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada do King, mas o que não me falta é curiosidade rsrsrs ... Mas lendo sua resenha fiquei mais envolvida do que imaginava e quero mesmo dar um chance a uma leitura assim e fugir um pouquinho dos romances.

    ResponderExcluir
  13. Amo Stephen King , o meu preferido é carrie a estranha.

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nenhum livro dele. Já tentei, mas por causa do desenrolar lento dele e o excesso de descrição, abandonei.
    Gostei do jeito que você descreveu e me deixou com uma expectativa. Principalmente porque eu adoro suspense. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro sempre me chamou a atenção, mas ultimamente encontrei umas resenhas que não me agradaram. Mas essa agora parece outra história! Com certeza já quero!

    ResponderExcluir
  16. Não importa do que se trata a trama, o que importa é quando leio o nome do Stephen King na capa do livro. Leio até bula de remédio e listinha de compras escritas por ele. kkkkkk
    Mas voltando ao livro, me interessei bastante pelo enredo. Tenho certeza absoluta que o mestre conseguiu abordar de foma incrível todos esses temas que você citou. E pra completar, fez questão de deixar o leitor ávido pela continuação. Claro que vou querer ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Nunca li nenhum livro do Stephen King, mas sempre tive a curiosidade de conhecer as obras do autor. Essa trilogia promete ser maravilhosa, a narrativa desse primeiro livro parece ser bem envolvente. Adorei a temática, ela é bem intrigante.

    ResponderExcluir
  18. Olá Rosem!!!
    Nunca li nenhum livro do autor, porém tenho curiosidade em um específico. Apesar de gostar de um gênero remetido ao policial são poucos livros que gosto de ler.
    King é um dos autores mais conhecidos pelas suas obras, porém mesmo com minha curiosidade em uma de suas obras ainda não sei se leria o livro. Porém admito que esse parece ter uma coisa mais amadurecida e que parece prometer aos fãs do autor ;)
    Parabéns pela resenha :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!