[Resenha] Missoula

Missoula - Jon Krakauer

Missoula - Jon Krakauer
(Estupro e justiça numa cidade universitária)
Sinopse - Companhia das Letras - 2016 - 472 páginas


Missoula é um lugar, uma cidade universitária em Montana, EUA, os fatos narrados neste livro no formato de thriller jurídico foram objeto de processos judiciais entre 2008 e 2012, portanto trata-se de casos reais em que jovens mulheres foram vítimas de violência sexual, na nomenclatura americana: sexo sem consentimento.

A narrativa abrange principalmente crimes vinculados ao time de futebol americano universitário, os “Grizzlies”, em que os jogadores são ídolos entre a população, e possuem por esse motivo uma poderosa rede de proteção que vai de torcedores até elites, o jornalista Jon Krakauer afronta essa rede e relata a verdade omitida ao dar voz às protagonistas violadas em seu direito de consentir ao sexo.

Ao trazer a luz o escândalo da onda de agressões sexuais em uma única cidade americana, 350 casos no período de 2 anos, o autor coloca em discussão não apenas a violência sexual nas universidades, mas sobretudo a repercussão de tal fato na vida das mulheres agredidas.

“... com o propósito tanto de entender o que impede tantas vítimas de estupro de ir à polícia como de compreender as repercussões da agressão sexual na perspectiva das vítimas.”

Não é um livro fácil, mas é uma leitura necessária e esclarecedora tendo em vista a omissão que costuma nortear esse tema, como em Missoula, muitas mulheres sentem-se culpadas por terem sido molestadas, por ter confiado demasiadamente, vergonha e negação as calam, esse silencio é nocivo.

Dividido em seis partes seguimos de forma “romanceada” as histórias de Allison, Kerry, Kaitlynn e Cecilia, jovens universitárias que acreditaram estar diante de homens confiáveis, entretanto a confiança foi traída, esvaiu-se quando o instinto prevaleceu.

Com relatos intimistas impressionantes, acordos e julgamentos transcritos impactantes, vemos vítimas transformadas em culpadas e réus celebrizados em redes sociais, sem dúvida uma leitura eletrizante.

Recomendado para estudantes de direito e juristas.
Excelente leitura!

Essa leitura foi uma cortesia da Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

4 comentários

  1. normalmente não me atrairia, mas a sua resenha me mostrou quão boa a trama se mostra, creio que se faz necessário falar sobre abuso
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosem!!!
    Eu gosto da ideia de livros que tratam sobre esse assunto, pois muitas mulheres quando agredidas se culpam pelo fato ocorrido sendo que a vítima não é a culpada e sim o molestador.
    Eu sei que as cenas de livros assim é muito forte, mas realmente vale a pena conhecer obras assim.
    Parabéns pela resenha!!!

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É um tipo de leitura que não me agrada...pois fico horrorizada em ler que isso acontece...
    Não consigo entender pq as pessoas acham que as vítimas são as responsáveis por esses atos bárbaros!
    Não aguento ler...fico dias e dias com isso na cabeça...
    E pior, não vejo o fim disso...o que é mais triste!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Nossa, já estava bastante interessada em ler esse livro só pela sinopse, e agora depois de ver essa resenha fiquei ainda mais curiosa em conferi isso tudo, tema super atual.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!