[Resenha] Chega de Açúcar

Chega de Açúcar - Sarah Wilson

Chega de Açúcar - Sarah Wilson
Sinopse - Editora Sextante - 2016 - 224 páginas


Minha experiência com a autora de “Chega de Açúcar” desde a primeira página foi do tipo “almas gêmeas”, me identifiquei tanto que praticamente devorei o livro em um domingo ensolarado, saboreando uma das inúmeras deliciosas saladas proteicas que ela recomenda. Há mais de dez anos sou praticante de alimentação fit, logo leitora assídua do tema, e lhes garanto: esse livro é um dos melhores no mercado editorial no momento.

Sarah Wilson é jornalista, blogueira, uma das primeiras apresentadoras do programa Master Chef da Austrália e couch em saúde qualificada pelo Institute of Integrative Nutrition de Nova York. Seu intuito para escrever “Chega de Açúcar” foi no sentido de inspirar outras pessoas a eliminar de suas vidas esse vilão silencioso e saboroso que é o açúcar.

O livro é maravilhoso, interativo e de simples entendimento, alternando entre o lúdico e o teórico. Na medida em que ela nos apresenta o programa detox de 8 semanas ressalta estudos, estatísticas, faz comparações calóricas e indica alimentos milagrosos que podemos substituir em nossa dieta diária e enfim, nos livrarmos do vício em açúcar. Talvez vocês não saibam disso, mas fomos viciados em açúcar desde bebês e a falta dele pode causar verdadeira abstinência, é neste ponto que as substituições que ela indica fazem toda diferença. Genial!

“Do ponto de vista biológico, fomos feitos para metabolizar apenas o açúcar contido em duas frutas por dia. Cerca de 6 colheres de chá.”

Como diz Sarah, somos viciados em açúcar e nem sabemos:

“Eu era viciada em açúcar e nem parecia, não vivia tomando Coca-Cola nem colocava açúcar no café, nunca liguei muito para doces e não sou grande fã de sorvete. Mas na verdade eu era viciada e não sabia. Meu vício se escondia no chamado “açúcar saudável” contido, por exemplo, no mel, no chocolate amargo e nas frutas”.

O livro contem 108 receitas que envolvem legumes, verduras e mesmo frutas, que podem ser consumidas pelo baixo teor de frutose e alto teor em gordura, o que nos remete a uma dieta cetogênica [a badalada do momento], que realmente nos dá muita energia e disposição e deixa seu corpo magro ou seja, livre de gorduras. As receitas de Sarah são deliciosas, quase todas já aprovadas por mim, hahaha! As minhas favoritas são as de pesto [hummmmm!], ovos pochê sempre foram meus favoritos, omeletes minha mania [ovos verdes com presunto], cupcakes de ovos [meu menu diário], mas os muffins foram uma novidade que inseri total em meu cardápio. O sorvete de abacate é divino!


Muito do que Sarah indica em suas receitas já faz parte de meu menu, contudo suas dicas agregaram deliciosos sabores a ele [como alcaparras e ervilhas no pochê], entretanto o que mais me cativou na leitura foi o dueto “beleza X informações”, ou seja, uma proposta com receitas fantásticas.

Para ler e saborear!
Creiam, “Chega de Açúcar” é uma aquisição Passional!
Nota 1000! Perfeito!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! By.:.

7 comentários

  1. Eu sou viciada em açúcar.. preciso comer nem que seja um docinho por dia.
    Já tentei diminuir a quantidade de açúcar que consumo no dia, mas nunca consegui.
    Esse livro seria uma grande ajuda!
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. oi Elis, é bacana procurar formas de viver de maneira mais saudável sem perder o prazer pela comida
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis!! Eu vi esse livre e não me interessei porque detesto verduras, mas se vc diz que as receitas são gostosas eu acredito! Quem sabe se com algo diferente eu não me acostume a comer coisas saudáveis rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Açúcar faz muito mal mesmo.
    A gente pensa que é só o refinado, mas ele está em tudo.
    Adorei o post.
    Beijos,
    Juliana.
    http://www.fabulonica.com/

    ResponderExcluir
  5. Estou doida pra ler esse livro, curto muito culinária, parece super interessante e essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi essa receitas fantásticas.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Não conhecia esse livro e fiquei hiper curiosa para ler!
    Pois sou uma Viciada em Doces, kkkkk, mas estou tentando mudar esse hábito e esse livro pelo que vc escreveu é maravilhoso, com dicas e receitas, aliás, essa foto dá vontade de comer, kkkk
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Que legal!
    Não conhecia o livro, mas gosto muito de aprender mais sobre alimentação saudável e natural, vou querer lê-lo com certeza!
    Beijão,
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!