[Resenha] Gigantes Adormecidos

Gigantes Adormecidos - Sylvain Neuvel

Gigantes Adormecidos - Sylvain Neuvel
Trilogia Os arquivos Têmis - Livro 01
Sinopse - Suma de Letras - 2016 - 328 páginas


Primeiro livro da Trilogia Os arquivos Têmis, “Gigantes Adormecidos”, de Sylvain Neuvel, me conquistou primeiramente pela capa, mas adorei sua proposta e não pensei duas vezes antes de começar a ler. Essa é uma história repleta de decisões, desafios, ética, política, ciência, matemática e um pouco de história da antiguidade!

Quando tinha onze anos de idade, Rose ganhou uma bicicleta e ficou tão feliz que decidiu pedalar com ela à noite num bosque perto de sua casa, mas durante o passeio acabou caindo numa cratera no chão. No dia seguinte, quando os bombeiros chegaram para salvá-la, perceberam que ela estava em cima de uma grande mão feita com um material que aparentava ser uma espécie de metal.

A “mão gigante” entra novamente na vida de Rose após ela se tornar PH.D. em ciência e se envolver diretamente com as pesquisas e projetos relacionados à mão. Contratada por uma pessoa misteriosa, Rose precisa descobrir onde estão as outras partes do robô, encontrar uma forma fácil de fazer isso e refletir sobre outras questões: como os povos da antiguidade (de quando as datações de carbono feitas na mão mostram que ela foi enterrada) conseguiram fazer algo tão “impossível” para a época? E, o mais importante, para que o objeto gigante servirá, salvar a todos ou destruir o mundo?

“Se alguém olha para o céu, sem dúvida vai tentar chegar lá em algum momento, e espécies que conquistam o espaço precisam pelo menos estar abertas à possibilidade de que não estão sozinhas no universo.” [Rose]

A história inteira é contada a partir de entrevistas e relatórios, um ponto interessante é que o entrevistador é a mesma pessoa durante o livro inteiro, de início achamos que é alguém comum, sem grande importância para o enredo, mas logo percebemos que ele possui muito poder e dinheiro, conseguindo quase tudo apenas com seus contados, subornos e cobrança de favores. Sem ele, o gigante robô jamais seria encontrado. Arrisco dizer, que o tal “narrador misterioso” é o protagonista da história.

Outros personagens ligados à pesquisa são Kara Resnik, uma subtenente do exército esquentadinha e de personalidade forte, características que garantiram ótimas entrevistas, Ryan Mitchell, parceiro de trabalho da Kara e Vincent Couture, linguista e consultor sênior de inteligência. Eles deram o que falar no livro e foram as verdadeiras estrelas da história. Os três também possuem um ponto em comum, uma questão que os atormenta, ao mesmo tempo em que se esforçam para descobrir a finalidade do robô e como utilizá-lo, morrem de medo de estar ajudando na destruição do mundo.

“Estarei pronta para aceitar todas as possíveis consequências deste trabalho? Talvez encontremos a cura para tudo. Talvez o robô tenha poder de matar milhões. Será que quero carregar esse peso na consciência? (…) Agora reconheço que sou absolutamente insignificante diante de tudo. Por que isso me dá tanto alívio?” [Rose]

Também sofri lendo esse livro, um personagem que eu comecei adorando fez besteira no meio da história perdendo pontos comigo, mas foi legal ver o lado humano das pessoas por trás do projeto do robô gigante, seus medos e apreensões. Olhando de fora, tudo poderia parecer frio e um tanto quanto desumano, como se ninguém desse a mínima para o que acontecesse, mas os sentimentos dos personagens por trás do projeto foram tão intensos e suas relações pessoais sofreram tantos percalços e desafios... Muitas decisões tomadas e as etapas do projeto foram influenciadas por aqueles que participaram das pesquisas, refletindo como eles estavam no momento.

Consegui definir muito bem na minha cabeça as características dos personagens, já que a narrativa em forma de entrevista deu a liberdade para que cada um se manifestasse, falasse o que pensava e se comportasse naturalmente. Se a narrativa fosse comum, isso não teria acontecido com todos os personagens, por essa razão, amei esse diferencial no livro.

O final foi misterioso e inesperado, não contou com ação nem nada do tipo, apenas uma decisão que alguns personagens tomaram, por isso estou bastante animada para ler a continuação, onde provavelmente veremos as consequências de tudo que aconteceu até agora, imagino que muita coisa ainda está por vir! Adorei a história, é bem diferente de qualquer outra coisa que eu tenha lido, recomendo muito!

Trilogia Os arquivos Têmis


1. Gigantes Adormecidos (2016)
2. Waking Gods (expectativa: abril/2017 nos EUA)
3 - sem previsão

Themis Files series - Goodreads

Essa leitura foi uma cortesia da Suma de Letras.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

6 comentários

  1. Olá Samantha, tudo bem?

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, confesso que não dava nada por ele mas sua resenha me deixou muito curioso, dica anotada......ótima resenha....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Mãe, me segura, porque eu quero gastar dinheiro kkk
    Gostei pakas de conhecer esse livro. Não tinha visto ou ouvido falar até agora.
    A narrativa dele, toda em formato de entrevistas me chamou bastante atenção (e muita!). Massa os quotes. Gostei da sua resenha.

    C. R Escritor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Narrativas diferentes chamam atenção mesmo!
      Que bom que gostou da resenha!

      Excluir
  3. Oie!!!

    Outro dia eu estava numa livraria e uma amiga viu este livro e começou a gritar dizendo que eu tinha que ler, porque é ótimo, eu ia adorar, é tudo de bom...

    Mas não tinha lido nenhuma resenha, e não estava afim de ler a sinopse, ainda mais com aquela louca berrando.

    Enfim, agora sim, tudo fez sentido... Adorei a resenha. Nem sabia que era uma trilogia. Mesmo assim quero muito ler!!

    Gostei de tudo que você disse. Adoro essa mudança de personalidade de personagem.

    Bjkssssss

    Lelê

    ResponderExcluir
  4. nunca imaginaria que o livro reservaria tantas surpresas! estou muito intrigada com a trama!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,tudo bem?

    Terminei esse livro há pouco tempo e também o resenhas. Concordamos em muitos aspectos, principalmente quanto a forma como a trama é contada e sobre a importância do homem misterioso.
    Apesar do dilema entre os três personagens de destaque,não consegui ter muito envolvimento com eles. Acho que a grande burrada de um deles contribuiu para isso.
    Mas mesmo assim, o livro é ótimo, principalmente por mostrar os bastidores da política mundial. Excelente resenha!

    Escrevo para o site e podcast Leituraverso:
    http://leituraverso.com.br

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!