[Resenha] Lava Jato

Lava Jato - Vladimir Netto

Lava Jato - Vladimir Netto
Sinopse - Editora Sextante/Primeira Pessoa - 2016 - 400 páginas


O brilhante jornalista Vladimir Netto, ao fazer a opção de narrar os fatos em 3ª pessoa, quebra o liame da não ficção e apropria-se do suspense como licença poética para nos conduzir com delicadeza a um submundo de corrupção, ganância e ligações perigosas, que interligou agentes públicos, políticos, executivos, empreiteiros e doleiros no esquema que viria a ser rotulado de “Petrolão”, em que bilhões foram desviados dos cofres da Petrobrás, a maior estatal brasileira.

Nem mesmo o mais arrojado roteiro hollywoodiano chega aos requintes de criatividade e desfaçatez que pontua as ilustres personagens do quebra-cabeça da operação Lava Jato, tanto que quando as primeiras delações tomam a mídia internacional, as redes sociais retumbam:

“Ora, quem precisa de ‘House of Cards’ se podemos acompanhar o dia a dia do escândalo da 'Lava Jato'?”

O que foi veiculado na mídia em geral é esparso perto do que encontramos nesta leitura, que explora os antecedentes da força tarefa coordenada pelo procurador da República Deltan Dallagnol, os reflexos reincidentes do “Mensalão”, a especialização da 2ª vara da Justiça Federal do Paraná em lavagem de dinheiro, a prisão do doleiro Alberto Youssef, a guerra entre os superadvogados paulistas e o homem que será considerado uma das pessoas mais influentes da atualidade: o Juiz Sérgio Moro.

“... nós entendemos que a corrupção tem que ser, quando identificada e provada, adequadamente punida.” ( Juiz Sérgio Moro)

São 12 capítulos dos quais não conseguimos desgrudar os olhos: revelações surpreendentes, revoltantes, emocionantes; preparem-se para conhecer os bastidores do poder, manobras políticas, segredos, conspirações, contratos milionários e personalidades megalomaníacas.

Uma trama policial da vida real que todo cidadão brasileiro deve ler.

“O crime não vencerá a Justiça. Não passarão sobre os juízes e juízas do Brasil. Não passarão sobre novas esperanças do povo brasileiro.” (Ministra Cármem Lúcia, STF)

Assim seja!

Excelente leitura!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! By.:.

10 comentários

  1. oi Rosem, eu estava curiosa para saber mais da trama que traz Sergio Moro na capa e até onde seria não ficção
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Eu gostei bastante da premissa do livro, mas infelizmente esse não é um tipo de leitura que me agrada realmente,fica para uma próxima.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  3. Não estava muito interessada em ler esse livro, mas agora depois de ver essa resenha fiquei bem curiosa em conferi essa trama policial da vida real.

    ResponderExcluir
  4. Não é minha zona de conforto ler livros que retratam sobre aspectos políticos, mas por tratar com maestria de um acontecimento no qual eu não sei muito, com revelações e outras informações importantes, certamente é uma leitura necessária

    ResponderExcluir
  5. Deve ser bem interessante, pois retrata o que estamos vivendo ou o reflexo do atual momento.

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Infelizmente, não gosto desse tipo de leitura...mesmo sabendo que é importante ter conhecimento sobre esse assunto, mas, a leitura não flui...se um dia eu tiver a oportunidade de ler "consegui emprestado", vou tentar, já que vc falou que a leitura nos prende devido as revelações existente!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  7. Oi tudo bem..
    Apesar de ser muito importante ficarmos por dentro do assunto politico ,esse nao seria um livro que eu leria ,por nao gostar do assunto,entao fica mesmo pra quem gosta..
    um abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  8. Não é do tipo de livro que eu goste, estou saturada desse assunto e acho que estou endeusando o juíz e aproveitando para vender livros. #prontofalei

    ResponderExcluir
  9. Rosem!
    Precisamos ler livros do tipo que mostram a realidade do nosso país em relação a política.
    Maridão tá doidinho para ler, ele ama política.
    Adorei!
    Semaninha abençoada!
    “Todo homem, por natureza, quer saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei bem curiosa, pois acho importante estarmo MUITO bem informados sobres nossas situações críticas atualmente, e são tantas, em tantas áreas!
    Afinal quem é o menos errado?
    Vou querer conferir a obra em breve!!
    bjss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!