[Resenha] Cartas de Amor aos Mortos

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira

Cartas de Amor aos Mortos - Ava Dellaira
Sinopse - Editora Seguinte - 2016 - 344 páginas


Com capa e proposta incríveis, “Cartas de Amor aos Mortos”, da autora Ava Dellaira, é um livro que sempre me chamou a atenção e que sempre tive curiosidade de ler. Laurel, a protagonista da história, após presenciar seus pais se separarem, perder a irmã e ver a mãe indo morar longe, tem que enfrentar o nervosismo de estudar numa escola nova.

Sua professora de inglês, ao passar uma tarefa em que os alunos teriam que escrever cartas para alguém que já morreu, inspira Laurel a contar, por meio de palavras, seu dia a dia para artistas que ela admira, mas que já faleceram (como Kurt Cobain, Janis Joplin, Jim Morrison, Amelia Earhart, etc...), assim como relembrar os melhores (e piores) momentos de sua vida.

Achei esse lance das cartas sensacional, traz um diferencial para a história e um charminho a mais ao livro. O destinatário da carta não é escolhido aleatoriamente, Laurel sempre faz uma ponte entre sua vida e a vida do artista em questão, seja por uma lembrança que ela tem ao ouvir uma música ou ver um filme, ou até mesmo por algo que os dois tenham vivido em comum.

“(...) Mas ninguém pode salvar ninguém, não de verdade. Não de si mesmo. Você pega no sono no pé da montanha, e o lobo desce. E você espera ser acordada por alguém. Ou espera que alguém o espante. Ou atire nele. Mas, quando você se dá conta de que o lobo está dentro de você, é quando entende. Não pode fugir dele. E ninguém que ama você consegue matar o lobo, porque ele faz parte de você. (...)” [Tristan]

Gosto de histórias dramáticas, mas achei as coisas um pouco sem graça no começo da leitura e quando cheguei na página 100, mesmo estando bastante envolvida com os personagens, me perguntei se nada surpreendente iria acontecer. O livro teve sim, uma revelação, só não foi tão bombástica quanto imaginei (foi de partir o coração, na verdade), não me decepcionei nem nada, só fiquei esperando mais e esse “mais” não veio.

Mesmo assim, a narrativa é muito fluída e viciante e mesmo nos momentos mais leves da história (onde nada demais estava acontecendo), não consegui largar o livro. Os personagens são extremamente cativantes e mesmo que tenham feito algumas besteiras (típico de livros desse tipo, até já me acostumei), gostei da essência deles. Minha personagem preferida foi Kristen, uma amiga que Laurel faz durante seu primeiro ano na escola nova, ela é do terceiro ano, está prestes a se formar e ir para Nova York para a faculdade, o que a fará se separar do seu namorado Tristan, mas isso não a afeta, ela apenas curte cada momento do último ano de escola.

Curti o livro e conheço muita gente que amou e chorou horrores no final, então vale a pena dar uma chance a esta obra. Ava Dellaira é mais uma autora que se mostrou capaz de tratar de temas “sensíveis”, “polêmicos” e certamente importantes para a sociedade atual, com um talento incrível. No geral, foi uma leitura gostosa e eu recomendo!

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários!
Beijos amorosos... 

15 comentários

  1. Eu li esse livro, também senti falta de reviravoltas mais tensas, mas as cartas foram rápidas de ler e os personagens nos cativam, tive muita pena da protagonista mas senti o seu amadurecimento. Não chorei no final, mas fiquei bem triste

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa esse livro eu quero ler muito...a capa, o título sempre me chamou a atenção...e que pena que não foi tão surpreendente né?
    Me fez lembrar de qdo eu li A Culpa é das estrelas...já estava me achando a insensível, já que todas as resenhas que eu li, todos falaram que choraram horrores, kkkkk
    Mas vou ler sim! Mas já preparada, kkkk
    Valeu pela resenha, muito boa!
    Ótimo mês de Setembro para a turma do Arquivo Passional!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  3. eu achei a proposta bem bacana, Ava é uma autora que estreou surpreendo e que com certeza vai fazer sucesso na minha estante

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, esse livro ta na minha lista a um bom tempo, sempre me encantei com a capa e com a sinopse, que pena que não foi surpreendente.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. É um livro gostosinho de se ler, mas só isso. Fiquei praticamente o livro todo esperando algo a mais, porém o nível de drama é grande e as vezes sem necessidade.
    Mesmo assim foi uma leitura rápida.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente pelas cartas, que acho bem bacana, além de ter uma capa lindérrima!
    Mas confesso pra você que tenho medo de lê-lo, em muitas resenhas li era dramático e o final triste, daí fico morrendo de medo do que acontecerá, do personagem principal morrer, etc.
    Gostei muito da sua resenha, deu pra ver que é um livro sensível e que vale a pena ser lido.
    Assim que der, vou tomar coragem e ler!
    Quem sabe não me surpreendo e aprendo muito com ele, né?
    bjãooo

    ResponderExcluir
  7. Comprei esse livro a um tempinho, mas não tive coragem de ler ainda :(
    Apesar de ter lidos muitos comentários positivos sobre ele, estou um pouco receosa.
    Sou dessas que chora fácil e tenho certeza que esse livro vai ser um desses que acabam tirando litros de água de mim rs
    A história parece ser muito bom, sua resenha me deixou curiosa.
    Quem sabe daqui a pouco a coragem não aparece e acabo pegando ele pra ler.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Olho de vez em quando a capa desse livro, e sinto aquela vontade e interesse em lê-lo. Apesar dos seus comentários em torno da ausência de reviravoltas que certamente são esperadas e não ocorrem, foquei na sua sugestão de dar oportunidade ao livro. E certamente darei, justamente porque o tema do livro é sensível e bastante atual, é uma realidade que cerca a vida de muita gente; e portanto, sempre dei oportunidade a livros que trouxessem, que refletissem uma realidade, muitas vezes ignorada.

    ResponderExcluir
  9. Sam!
    Desde o lançamento desse livro tenho muita vontade de ler, porque afinal, é uma espécie de catarse para quem tem problemas e uma forma bem criativa de colocar todo sentimento para fora.
    Queria ler algumas dessas cartas e ver o que as pessoas escrevem nela.
    “O amor é a única loucura de um sábio e a única sabedoria de um tolo.” (William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de SETEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e nem a escrita da autora. A premissa é muito interessante, diferente ao tratar um assunto mais emocional. Gostei muito da sua resenha, bem explicada e com palavras sinceras. Me motivou a fazer a leitura. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei esse livro uns dois anos atrás e demorei um tempinho para ler, mas quando li adorei. Tinha visto algumas pessoas falando mal na época, e fiquei com um pé atrás, mas fiz certo em ler, pois achei a história muito emocionante quando descobrimos o que aconteceu. E essa semana que passou a autora veio aqui em Fortaleza autografar o livro, e ela é um amor de pessoa. Recomendo bastante a leitura pra quem não leu ainda. Adorei a resenha!

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  12. Tenho esse livro, porem ainda não li, minha fila de leitura está enorme, curto muito histórias com temas sensíveis e polêmicos, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi isso tudo que foi dito aqui.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi a capa desse livro várias vezes por aí, e parece ótimo! Mesmo sendo meio lento e sem grandes revelações, deve ser uma leitura bem dramática, e eu simplesmente amo isso em histórias. A capa é bem cativante e o título chama a atenção demais, não tem como não ter vontade de ler. O melhor é que mesmo assim você conseguiu se envolver com as personagens, e isso é um ponto mais do que positivo para a história.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Nunca tive vontade de ler a resenha deste livro, pois achei que falaria de mortos, mas vi que me enganei, vou ver se leio.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Oi!!
    Conheci esse livro por acaso e acabei comprando e devo dizer que gostei muito do livro e nunca tinha lido nada igual. Mais recomendo muito a leitura!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!