[Resenha] A mágica da arrumação

A mágica da arrumação - Marie Kondo

A mágica da arrumação - Marie Kondo
Sinopse - Editora Sextante - 2016 - 160 páginas


Marie Kondo ficou famosa no mundo inteiro com o método KonMari, arte japonesa de organização, e a partir da publicação de “A mágica da arrumação” aqui no Brasil, agora temos acesso a esse método transformador que conquistou milhares de adeptos. Desta forma, se você vem tentando dar um jeito naquela bagunça insistente que parece persegui-la(o), esse livro vai mudar a sua vida.

“É impressionante constatar como o simples fato de jogar algumas coisas fora me fez mudar tanto.”

Foi por meio de sua experiência pessoal que Marie especializou-se na arte da arrumação, e em primeira pessoa nos relata que desde sua adolescência vinha tentando desenvolver inúmeras estratégias para ordenar a bagunça de sua casa, sem sucesso:

“Não há como evitar. Tudo volta ao que era antes.”

Até que um dia ela descobriu que se fizesse da maneira certa, manteria o ambiente em ordem para sempre. Com o desenvolvimento da técnica “Método KonMari”, Kondo tornou-se consultora e especialista em arrumação, passou a ser convidada para palestras sobre o assunto e ao divulgar sua técnica libertadora, tornou-se uma celebridade internacional.

“Estar rodeado de coisas que dão alegria traz felicidade.”

Partindo de regras simples, o método KonMari de arrumação  nos propõe o descarte intuitivo que  fundamenta-se no sentimento pessoal que cada objeto transmite a seu possuidor, de modo que só permaneçam em sua casa os objetos que lhe tragam alegria.

Trata-se de um manual precioso para quem está aberto a mudanças, porém um acumulador pode ficar chocado com a leitura [ela fala sobre acumuladores e como teve de lidar com eles em suas consultorias], mas é perfeito se a pessoa que pretende usar o método KonMari morar sozinha, pois quando trata-se de uma família algumas concessões terão que ser habilitadas, afinal você não pode sair descartando o que não lhe pertence.

A escrita de Marie é fluente e desde o princípio nos identificamos com o objetivo de ordenamento lógico que ela propõe, e se o descarte for “polêmico” em seu caso, aproveite as inúmeras dicas de organização descritas nos capítulos, ressaltando o modo de dobrar e a arrumação vertical que liberam muito espaço.

“Meu objetivo é fazer com que pessoas como eu compreendam quanta força podem receber do ambiente em que vivem. É por isso que dedico meu tempo ensinando-as a organizar suas casas.”

Concluímos a leitura no capítulo cinco, que mescla filosofia xintoísta com autoconhecimento de forma magnífica, Marie Kondo tem sido considerada um Guru da “organização”, no entanto o que ela traz à cena é a reverência ao lar, a nossos pertences e suas energias.

Mágico, sensível e transformador.
Excelente leitura.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! By.:.

5 comentários

  1. eu preciso de um livro assim Elis, preciso realmente e efetivamente me organizar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Rosem!
    Precisando ler esse livro com o maridão. kkkk Ele é bem desorganizado e não quer jogar nada fora.
    Adorei!
    “A simplicidade representa o último degrau da sabedoria.” (Arthur Schopenhauer)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de OUTUBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Boa tarde Rosem! Eu li esse ano! E simplesmente adorei!
    Nossa, achei muito interessante a leitura...e confesso que coloquei em prática aqui...mas ainda preciso aprender mais sobre...acredito que uma nova leitura, vai fazer eu consegui abrir mão do que não me traz tanta alegria, kkkk
    Sua resenha foi ótima.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Excelente leitura mesmo, sou um acumuladora assumida e esse livro me ajudou a desapegar um pouco e principalmente a fazer uma arrumação mais funcional.

    ResponderExcluir
  5. Não sei se conseguiria seguir à risca esse livro pois sou um pouco bagunceira. Mais sem dúvida vale a pena tentar!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!