[Resenha] Brasil: Uma biografia

Brasil: Uma biografia - Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling

Brasil: Uma biografia - Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling
Sinopse - Companhia das Letras - 2015 - 792 páginas


A união de duas autoras apaixonadas por suas áreas de interesse - antropologia e história - concede a “Brasil: Uma biografia” uma aura de ficção fantástica, no entanto a vasta pesquisa bibliográfica e as inúmeras notas nos reconduzem a realidade, os fatos são reais ainda que não ditos, poder, violência, beleza, arbítrio, generosidade, crueldade, diversidade e opulência são a essência desse “personagem complexo e ambivalente” chamado: Brasil.

Em uma conexão entre o público e o privado, a obra nos instiga a refletir sobre aspectos peculiares que trazem à tona “pequenos detalhes” que despercebidos ofuscam a origem de práticas que se perpetuam ciclicamente, tais como o estrangeirismo, o familismo, o clientelismo, o patrimonialismo, a corrupção.

No decorrer da leitura, ideologias são desmistificadas nas entrelinhas de um “Brasil” que mostra sua face por meio de personagens que foram relegados ao anonimato por motivos bem óbvios: a idealização no imaginário popular de um país pacífico, “Um paraíso tropical”. Não é bem assim, e nunca foi.

A narrativa em 3ª pessoa é impressionante, fluída, coloquial, cativante, divertida e nos conduz horas a fio em uma “viagem” inebriante, é como estar presente entre aromas, cores, sabores, na rota do ouro, nos engenhos fumegantes, entre conspirações, motins, coroações, na suntuosidade da corte, nas revoltas do povo, na resistência dos quilombos, numa “independência” atrelada à monarquia, em uma república ora autoritária, ora oligárquica, na aura opressora da ditadura, para enfim receber o alento da redemocratização ainda que sob o fantasma da incompreensão da “rex pública”; aspectos sociais, culturais, políticos são delineados de modo coeso, dinâmico, e com um toque quase cinematográfico somos arrebatados por inúmeras imagens que ampliam a submersão.

Numa abordagem branda, mas incisiva, a obra correlaciona escravidão, racismo, liberdade e a influência desses conceitos na formação da identidade brasileira.

A introdução nos prepara a um exercício de reflexão e abre o leque para dezoito capítulos que enumerei pelo teor em quatro blocos: descobrimento e colonização, a vinda da família real até o Segundo Reinado, a primeira república até a transição para a democracia, e a Conclusão que nos impulsiona a novos cenários.  

O mais interessante é perceber como as relações de poder sempre foram o arreio do desenvolvimento do Brasil, onde o vencedor na maior parte das vezes não é o mais forte e sim o mais “esperto” ou ardiloso, e “ao arrepio da história”, apesar de 500 anos de luta incessante por direitos e garantias sociais, o povo ainda seja presa das mesmas artimanhas. Seria uma questão de memória ou de informação? Enfim nada que eu diga supera essa leitura.

Uma retrospectiva fascinante e transformadora.

Book Trailer



Essa leitura foi uma cortesia da Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

5 comentários

  1. achei realmente muito interessante exatamente por propiciar esse novo olhar para o país

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, não conhecia esse livro, parece super interessante, curto muito ler sobre a história do Brasil, gosto de variar lendo vez ou outra um não-ficção.

    ResponderExcluir
  3. Não é muito o meu tipo de leitura, mas gostei muito do livro que parece ser muito interessante pois fala sobre o nosso país.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Rosem!
    Já gostei por ser um livro diferente das fantasias e romances que costumamos ler.
    E gostei mais ainda porque gosto de história e amo nosso Brasil.
    Livro importante para conhecermos mais a fundo nossa colonização e todas as ideologias que nos permeiam.
    “Não há nada que faça um homem suspeitar tanto como o fato de saber pouco.” (Francis Bacon)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de NOVEMBRO com 3 livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Aparenta ser um livro bem interessante e informativo. Adoraria ler e saber mais sobre nosso Brasil.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!