[Resenha] Dez formas de fazer um coração se derreter

Dez formas de fazer um coração se derreter - Sarah MacLean

Dez formas de fazer um coração se derreter - Sarah MacLean
Sinopse - Editora Arqueiro - 2016 - 352 páginas


“Dez formas de fazer um coração se derreter” é o 2º livro da série “Os Números do Amor”, de Sarah MacLean, e traz como casal protagonista Isabel Townsend e Nicholas St. John, o irmão de Gabriel St. John, protagonista do livro “Nove regras a ignorar antes de se apaixonar”, cuja resenha vocês podem conferir aqui.

Isabel é filha de um nobre, mas vive como camponesa desde que seu pai, o “Conde Perdulário”, abandonou a esposa e filhos em Townsend Park para desfrutar uma vida de devassidão e jogatina em Londres. Como se não bastasse, antes de morrer o conde também dilapidou toda a fortuna da família. Com uma propriedade para administrar e um irmão pequeno para criar, Isabel encontrou uma forma de sobreviver, ajudando mulheres ainda mais desafortunadas que ela, que precisavam de abrigo e proteção. São jovens que fugiram de uma realidade de abusos, agressões ou que deram um passo em falso e precisaram abandonar seus lares.

Na Casa de Minerva - como Townsend Park passou a ser chamada - elas “arregaçam” as mangas, desempenhando as tarefas que seriam dos criados que Isabel não pode contratar e, acima de tudo, constituem uma família unida, uma comunidade. Mas quando Isabel percebe que é chegado o momento de mandar seu irmão James à escola, a falta de manutenção da propriedade começa a cobrar seu preço e suas protegidas precisam de mais coisas que suas limitadas economias poderiam financiar, ela entende que a única solução é vender sua preciosa coleção de esculturas de mármore.

Por coincidência, lorde Nicholas St. John está visitando Dunscroft, e como ele é um dos melhores antiquários da Inglaterra, Isabel lhe pede que avalie sua coleção para venda. É claro que isso não ocorre dessa maneira calma e civilizada, o primeiro encontro de Nicholas e Isabel é pura confusão, mas o comportamento pouco ortodoxo de Isabel intriga o lado investigativo de Nicholas, que decide ajudá-la. Na verdade Nicholas, que viaja com seu amigo turco Rock, está numa missão de busca a pedido do duque de Leighton (cuja irmã está desaparecida), e percebe que a moça em questão pode estar escondida em Townsend Park. Ele começa a visitar a propriedade para fazer a “tal avaliação”, sem imaginar que poderá encontrar muito mais do que estava procurando.

“Dez formas de fazer um coração se derreter” é uma história que traz doses equilibradas de humor, drama e sensualidade. Nicholas é um provocador e Isabel não tem freios na língua, por isso o diálogo entre os dois é sempre interessante. Ambos vêm de famílias desestruturadas, que não se encaixam nos padrões normais da sociedade da época, tornando suas atitudes imprevisíveis e a narrativa cativante. 

Tanto Nicholas quanto Isabel possuem o ímpeto de ajudar o próximo, Nicholas sempre teve uma queda terrível por “mulheres em apuros”, enquanto Isabel encontra seu propósito sendo necessária para alguém. Mas ela não está acostumada a pedir ajuda, a compartilhar responsabilidades, e esse será o principal desafio de St. John para conquistá-la.

Quase toda a história se desenvolve na propriedade Townsend Park e os acontecimentos transcorrem durante uma semana, mas o enredo é bem dinâmico e os sentimentos de Isabel e Nicholas me pareceram autênticos, consegui acreditar em seu amor e torcer pela felicidade do casal.

Os personagens coadjuvantes também dão um show, gostei especialmente de James, o irmão de Isabel, principalmente quando o jovem conde, no auge da sua sabedoria de dez anos de idade, tem uma adorável conversa “de homem para homem” com Nicholas. E Rock possui um coração tão grande quanto sua compleição física, sempre disposto a fazer piada com as situações enfrentadas por Nick, é um amigo fiel e sábio quando necessário.

Adorei a introdução dos capítulos, com trechos do periódico “Pérolas e Peliças”, uma revista feminina que promete indicar às damas dez lições para conquistar um lorde. Os acontecimentos de cada capítulo tem relação com esse trechinho introdutório, mas as ações de Isabel quase nunca refletem o que a revista ensinou, o que nos leva a questionar a eficácia de tais lições rsrsrs...

Esse livro é recomendado para quem curte romances de época, ou para quem deseja conhecer o estilo, cuja leitura sempre nos deixa mais leves e felizes.

Série Os Números do Amor


3. Onze leis a cumprir antes de seduzir (em breve)


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro
Aguardamos seus comentários! Beijos...

12 comentários

  1. Oi Elis, o livro é ótimo mesmo, me diverti e suspirei muito. É engraçado como os dois são tão parecidos e diferentes ao mesmo tempo. Uma excelente leitura sem dúvida!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis! Adoro um romance de época, ainda não li o primeiro livro dessa série, Nove regras a ignorar antes de se apaixonar, mas os dois já estão na lista de leitura, cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais ansiosa em começa logo a ler essa nova série da Sarah MacLean, amei O Clube dos Canalhas.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Elis, quando li Nove regras a ignorar antes de se apaixonar fiquei empolgada com a escrita da autora, apesar de não ser o melhor livro que li do gênero ele foi uma leitura interessante. Também li esse segundo mas a leitura não foi tão interessante quanto, eu estou um pouco cansada desse clichê de romance de época, tudo mais do mesmo, apesar de que aqui não é bem a mocinha que precisa conquistar e mudar o protagonista e sem ele que tem que convencê-la né, mas mesmo assim é tudo tão mais do mesmo que não consegui dar uma boa nota. No entanto é uma leitura leve, daquelas para se ler entre uma leitura mais densa e outra. Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainda não li o primeiro Elis, snifff...e como já tinha ficado com vontade de ler, agora lendo a sua resenha, fiquei com mais vontade de adiantar minhas leituras para começar essa trilogia, assim, qdo sair o 3º eu não estar atrasada, kkk
    Quero muito saber como vai ficar a situação da Isabel...pois tem garra!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. mais uma vez uma trama forte, autêntica e única! apaixonei! essa Sarah chegou pra ficar como uma das favoritas no meu ♥
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Tenho ouvido elogios sobre essa serie desde o primeiro livro, e mesmo ainda não tido lido livros desse gênero, esses e um dos que mais me desperta interesse, ainda mais por parecer uma história leve, divertida, envolvente, uma leitura fluida. Os personagens me pareceu serem bastante cativantes, o que deixa a trama ainda mais legal. Espero ter a oportunidade de ler esse livro logo.

    ResponderExcluir
  7. Amo livros de época e já conheço a autora, romances divertidos e envolventes, esta série ainda não li, mas sei que não faltará oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Livros de época me agradam bastante, esta série está na interminável lista de leitura...

    ResponderExcluir
  9. Adoro os livros de Sarah MacLean justamente por mostrarem humor, drama e sensualidade na medida certa. Ainda não iniciei a leitura desta serie, mas Isabel parece uma "mocinha" audaciosa como todas as mocinhas da autora. Fiquei curiosa para ler a conversa "de homem para homem", crianças são sempre um show a parte nas historias.

    ResponderExcluir
  10. Honestamente, Elis, esse não é o tipo de livro que me cativa, mas acredito na importância da divulgação de literaturas desse tipo para aqueles que curtem. A resenha está bem feita e incentiva o leitor a buscar o livro e a narrativa nele embutida. Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros de época!! Quero muito ler esse livro que parece ser muito interessante!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  12. Isabel Townsend parece ser uma mulher destemida e corajosa já que seu pai é um beberrão e mulherengo! Mas com a morte dele as coisas ficam mais complicadas, já que tem seu irmão menor!! Ainda bem que ela conhece o lorde Nicholas St. John, e juntos irão descobrir que ambos estavam errados sobre suas antigas convicções!! Ansiosa para ler!!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!