[Resenha] O Coração da Esfinge

O Coração da Esfinge - Colleen Houck

O Coração da Esfinge - Colleen Houck
Série Deuses do Egito - Livro 02
Sinopse - Editora Arqueiro - 2016 - 368 páginas


“O Coração da Esfinge” é o segundo livro da série Deuses de Egito. Desta vez, Lily tem uma missão bem diferente: salvar Amom, que está sendo ameaçado pela Devoradora de Almas. Os deuses temem que, comendo o coração de Amom, ela obterá poder suficiente para escapar do mundo dos mortos.

“Ele estava perdido para mim. Eu sabia. Tinha consciência de que deveria tentar ir em frente, talvez tentar namorar outra pessoa, mas a lembrança do meu príncipe do sol egípcio encarnado era difícil de superar.”

O deus Anúbis é quem envia Lily em sua missão. Após se encontrar com Dr.Hassan, seu velho amigo e com a deusa Ísis, Lily descobre que se quiser resgatar Amom do mundo dos mortos, terá que virar uma Esfinge. Mas essa transformação não foi como Lily esperava (nem como deveria ser), basicamente Lily e uma leoa passaram a habitar o mesmo corpo e, pelo fato de Lily não ter matado a leoa, ambas correm o risco de se misturarem tanto, a ponto de não saberem mais onde acaba uma e onde começa a outra.

Esse volume é muito melhor que O Despertar do Príncipe (resenha aqui). Além do amadurecimento da protagonista, achei o modo como a autora abordou a mitologia melhor e diferente, ao invés de ambientar a história num cenário atual e optar por toques mitológicos, Lily vive sua aventura diretamente no mundo dos mortos da mitologia egípcia.

Amom não aparece muito neste livro, apenas nos sonhos de Lily, o que é um pouco chato para quem gosta do personagem, mas como outros elementos surgem na história, bem como outras “pessoas” e alguns deuses, eu quase esqueci que Amom existia nas partes em que ele não apareceu. Os irmãos de Amom possuem algumas cenas nesse livro (não sei o porquê, mas prefiro Ahmose e Asten ao próprio Amom), adorei a participação deles.

Ahmose (um dos príncipes do Egito), Tia (a leoa que está na mente de Lily), Dr.Hassan (o historiador que acompanhou Lily em suas aventuras no primeiro livro) e Anúbis (essa já é a segunda vez que eu amei a forma como Anúbis foi representado em um livro, por que fazem dele alguém tão apaixonante?) foram meus personagens preferidos.

A narrativa em primeira pessoa, pela voz de Lily, continua descrevendo bastante os cenários, mas não deixa de ser fluída e rápida de ler.

O final do livro não foi nem um pouco como eu esperava e me deixou curiosa para o próximo volume. Gostei do conto mitológico que veio no final “O unicórnio e o leão”, esclareceu uma dúvida deixada durante o livro e me fez conhecer melhor dois personagens. Recomendo “O Coração da Esfinge” para quem gosta de mitologia, mas quer ler algo diferente e conhecer personagens bem construídos.

“Não se esqueça, Lily, o sol sempre leva a vida. Ver o nascer do sol é abraçar a vida. O pôr do sol é onde você vai encontrar a morte.”

Série Deuses do Egito


3. Reunited (expectativa - 2017)


Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários! Beijos mitológicos... 

8 comentários

  1. Olá!
    Nossa eu curto muito Mitologia! Sempre me interessei...e gostei muito da sua resenha...
    Ainda não li o primeiro, mas como vc falou q. esse ainda é melhor...já vou deixar anotado aqui para o próximo ano...
    Curiosa para saber como fica a Lily...já estou imaginando a Guerra interna dela...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho o livro numero 1. Li e gostei muito. Agora estou esperando para conseguir esse e dar continuidade à leitura. Pelo que li em sua resenha e em outras pela net, a história continua a ser incrível, já que parece-me ser melhor que a primeira.

    ResponderExcluir
  3. Estou ansiosa para começar a ler esses livros!! Adoro as capas dessa série cada uma mais bonita que a outra!! Espero ler em breve esse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li o primeiro livro, estou doida pra começar a ler essa série, curto muito fantasia e mitologia egípcia, cada resenha que leio dos livros me deixa ainda mais curiosa em conferi isso tudo que estão dizendo.

    ResponderExcluir
  5. eu gosto do lado dos deuses egípcios, da mitologia, pois é algo que me inspira curiosidade
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Sa! A sua é a primeira resenha positiva que leio deste livro e serviu para me animar para retomar a leitura da série. Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler o primeiro e depois esse,pois gosto de mitologia, gostei de saber que esse é melhor, pois tem series que o segundo ou terceiro livro dão uma caída e pelo visto tem muito acontecimentos nesse volume.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Estou bem curiosa para conhecer essa história, pois amo as capas desses livros e sou fascinada pela mitologia egípcia, só que ainda não li um livro com esse enredo. Então, é claro que estou empolgada para ler essa saga.
    Porém, também vi alguns comentários bem contraditórios, uns dizem que esse segundo livro é mais cansativo devido à parte histórica; gosto quando a história tem uma parte histórica que vale a pena algumas descrições, mas sem nada exagerado.
    Beijos

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!