[Resenha] 30 dias para mudar - The Whole30

30 dias para mudar - The Whole30 - Melissa e Dallas Hartwig

30 dias para mudar - The Whole30 - Melissa e Dallas Hartwig
Sinopse - Editora Sextante - 2016 - 416 páginas


No atual clamor midiático das dietas, que variam do baixo índice glicêmico até um alto teor proteico para alcançar o corpo ideal, o equilíbrio energético na prática esportiva ou mesmo uma vida saudável, os autores Melissa e Dallas Hartwig nos propõem um novo paradigma: “A relação que temos com os alimentos é emocional. Você tem hábitos, tradições e combinações alimentares que remetem à infância”, por esse motivo é tão difícil mudar os hábitos de alimentação e as dietas não funcionam.

De modo que o programa Whole30, longe de ser uma dieta, trata-se de uma desintoxicação para identificação de alimentos alérgicos que podem estar debilitando sua qualidade de vida.

“Tenho mais energia do que tive nos últimos 20 anos. Isso mudou minha vida.” (Ann Marie L., Frederick, EUA).

Com base em seu primeiro livro “It Starts With Food – Tudo começa com a comida”, o casal Hartwig apresentou um estudo com base científica sobre os aspectos nutricionais da alimentação e seus efeitos na saúde física e psicológica, entretanto foram tantas perguntas por via das redes sociais, que decidiram escrever Whole30 como um programa de purificação alimentar e reintrodução gradual de alimentos, do tipo “descubra por si mesmo a comida que te trará mais vitalidade”.

Portanto “30 dias para mudar” trata-se de um guia didático, repleto de informações elucidativas sobre nutrição e os efeitos nocivos que uma alimentação desregrada ou não balanceada pode causar ao organismo, principalmente alérgicos, gerando inflamações que muitas vezes ocasionam inchaço, fadiga, desequilíbrio hormonal e até insônia; neste sentido, a leitura intercala depoimentos de seguidores do programa que relatam como a mudança de hábitos alimentares mudou suas vidas, o que de fato é muito inspirador.

Enfim, o programa nos dá todas as diretrizes: o tipo de alimento a ser evitado no período de 30 dias, tipo de alergia relacionada ao alimento e como pode afetar as vias respiratórias, intestinos e articulações, entre outros órgãos; como fazer compras, os utensílios de cozinha e, num “gran finale”, 100 receitas simples e saborosas com um plano de refeições para a primeira semana que você vai adaptando para as outras 3 semanas.

No quesito nutrição, toda informação pertinente está presente e fundamentada com excelência, creio que a questão mais delicada do programa é a mudança de hábitos, deixar de lado açúcar, leite e seus derivados, e leguminosas como o feijão, por exemplo, que pode ser ameaçador, hahaha!

Mas se esse tipo de programa não te seduz, o livro vale muito pelas receitas deliciosas, que farão seus olhos brilharem de desejo, e quando você menos esperar já mudou seu menu.

Lugar de destaque na estante, hummmmm!

Confiram algumas fotos do livro:






Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! By.:.

3 comentários

  1. bem interessante Rosem, pois mostra como os alimentos podem ser usados ao favor da nossa saúde
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de livros de receitas, curto muito cozinhar, alimentação saudável melhor ainda, super quero esse livro pra minha coleção.

    ResponderExcluir
  3. Adorei!
    Minha saúde, corpo e bem estar melhoraram muito depois de reduzir açúcar e feijão e eliminar leite da minha vida! Não conhecia o livro mas gostei de saber mais sobre ele.

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!