[Resenha] A Colônia

A colônia - Ezekiel Boone

A Colônia - Ezekiel Boone
Trilogia A Colônia - Livro 01
Sinopse - Suma de Letras - 2016 - 272 páginas


“A Colônia” é a obra de estreia de Ezekiel Boone. Escrito com uma narrativa alternada entre diversos personagens espalhados pelo mundo, com diferentes e importantes papéis dentro da trama, o livro fala sobre uma infestação mundial de aranhas carnívoras.

Tudo começa quando o bilionário Bill Henderson é atacado por aranhas carnívoras durante uma excursão a um parque no Peru, onde suas acompanhantes, assim como seu guia, acabam mortos no ataque. Henderson sobrevive e pega um voo de volta para casa, mas seu avião acaba caindo devido às aranhas que surgem no veículo e comem a todos. Até então, as aranhas carnívoras eram desconhecidas mundialmente, contudo vários acontecimentos começam a apresentá-las à população.

O primeiro grande acontecimento mundial é uma bomba atômica que a China lança “por acidente” em seu próprio território; em paralelo, uma pesquisadora e especialista em aranhas de Washington recebe uma bolsa de ovos vinda do Peru e quando a bolsa eclode, ela percebe que aquelas aranhas não são como as outras; em outro local, o policial responsável por investigar o acidente aéreo de Henderson encontra uma aranha restante dentro do avião e a presidente dos Estados Unidos começa a formular hipóteses sobre a misteriosa ameaça que fez com que a China lançasse uma bomba em si mesma.

Depois do prólogo, as aranhas demoram bastante para aparecer definitivamente no livro, a narrativa cria todo um clima de suspense que dá muita, muita vontade de continuar a ler. O leitor sabe que tudo que está acontecendo é por causa das aranhas, mas o livro não cita as aranhas, ficamos o tempo inteiro esperando algo acontecer, em alerta com a história.

A editora Suma de Letras está publicando alguns livros com uma pegada bem legal, achei que este tem um clima muito parecido com o de “Gigantes Adormecidos” (resenha aqui), claro que ambos possuem propostas diferentes e cada narrativa tem suas peculiaridades, mas se você leu um e gostou, certamente irá gostar do outro, os dois livros apresentam personagens ligados à política, que precisam tomar decisões que podem salvar ou destruir o mundo, além disso, seus personagens enfrentam dramas pessoais mesmo em momentos críticos de suas carreiras.

Apeguei-me a todos os personagens da história, todos possuem ligações entre si e acrescentam detalhes à obra. Meus preferidos foram Gordon e Espingarda (dois amigos que juntaram suas famílias e decidiram enfrentar o “fim do mundo” juntos, em seus abrigos nucleares de alta proteção localizados numa cidade curiosa da Califórnia), Mike (o policial encarregado de investigar o caso de Henderson e que se envolve mais do que imaginava no problema com as aranhas) e Alexandra Harris (a conselheira de segurança nacional e primeira a sugerir que aranhas estavam atacando pessoas).

O livro é muito fluído, mas também é tenso em algumas partes (principalmente no final), deixo um alerta de que a história não se encerra por completo e todo o alívio dado pelo autor, foi estragado com as péssimas notícias recebidas pelos personagens nas últimas páginas, ou seja, vem mais livro por aí, a continuação dessa história está prevista para 2017, aguardarei ansiosamente!

Trilogia A Colônia


1 - A Colônia (2016)
2 - Skitter (expectativa: abril/2017 nos EUA)
3 - sem previsão

The Hatching series - Goodreads

Essa leitura foi uma cortesia da Suma de Letras.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

2 comentários

  1. Oi Samantha, tudo bem?
    Eu vi uma resenha desse livro e fiquei curiosa, mas não ao ponto de querer ler; isso até agora né.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  2. não é um enredo que me agrada, tem pontos que não me atraem numa leitura, sei que não leria, por não ser a minha praia mas gostei de ler a sua opinião e ter um parecer favorável a trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!