[Resenha] A Garota no Gelo

A Garota no Gelo - Robert Bryndza

A Garota no Gelo - Robert Bryndza
Sinopse - Editora Gutenberg - 2016 - 320 páginas


A Garota no Gelo marca a estréia de Robert Bryndza no romance policial, com muito louvor diga-se de passagem, afinal trata-se de um thriller de tirar o folego, não conseguimos desgrudar de sua intrincada trama repleta de reviravoltas, pistas falsas e conflitos inter-personagens em uma constante luta de egos.

A narração em 3ª pessoa que versa hora sob o ponto de vista do assassino, ora sob o ponto de vista da protagonista, é coloquial, fluída e repleta de diálogos, nos concedendo uma sensação de roteiro de seriado, é como se estivéssemos visualizando as cenas frente a familiaridade que sentimos; os capítulos são curtos, alternam-se entre personagens, o que remete a fotogramas sem dúvida.

A detetive Erika Foster é uma personagem limítrofe assombrada por um passado traumático, apesar de inteligente e qualificada trata-se de uma anti-heroína nos moldes de Jessica Jones, sua falta de tato, intolerância, arrogância e rebeldia quanto aos procedimentos policiais confrontam-se com a meticulosidade, disciplina, e pragmatismo do assassino que usará os defeitos da protagonista em benefício próprio em um jogo de gato e rato.

Creio que o maior trunfo da trama, o que realmente aguça nossa curiosidade, é o mistério que envolve a morte da jovem socialite Andreia Douglas-Brown, filha de um Lord Britânico, em um bairro da periferia, o que ela faria ali? Ao mesmo tempo que queremos descobrir o passado negro de Andreia, também queremos saber do passado negro que envolve Foster e isso só vamos desvendando no decorrer dos capítulos.

As pistas nos fazem mudar de suspeito a cada capítulo, e ao aprofundarem-se as investigações Bryndza vai tirando vários coelhos da cartola: novos corpos, novas pistas, novas testemunhas, novas mortes... quanto mais Foster mexe, mais a coisa fede.

Assim nos empolgamos com as artimanhas do autor a cada página, e se você gosta de seriados a lá CSI vai ser identificação total, com todos os elementos que carreiam um thriller policial, e uma protagonista bem peculiar.

Ótimo entretenimento.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Gutenberg
Aguardamos seus comentários! By.:.

2 comentários

  1. Amo esse tipo de história! São as que mais conseguem me prender e me surpreender!

    Tinha visto apenas a sinopse do livro, mas adorei a sua resenha e com certeza eu irei ler!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amooo essas narrativas que trazem mais de um ponto de vista e com certeza adoro quando não consigo descobrir os mistérios logo de cara.
    As pistas falsas me deixariam doida pra concluir logo o livro e entender tudo!

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!