[Resenha + Vasculhando] Mau Começo


Mau Começo - Lemony Snicket
Desventuras em Série - Livro 01
Sinopse - Editora Seguinte - 2001 - 152 páginas


"Mau Começo" é o primeiro livro de "Desventuras em Série", cuja adaptação para seriado estreia hoje na Netflix! Neste livro, conhecemos os irmãos Baudelaire (Violet, Klaus e Sunny), que acabaram de perder os pais em um incêndio ocorrido na mansão onde viviam. Agora os irmãos possuem apenas uma grande herança, da qual não podem retirar 1 centavo antes de completarem 18 anos.

Violet, Klaus e Sunny vão morar do outro lado da cidade, com um parente distante chamado Conde Olaf, que vive numa casa deplorável. Olaf finge gostar das crianças quando está na frente do Sr.Poe, o executor testamentário das crianças, mas na verdade sempre as maltrata e explora, desejando a todo custo o dinheiro delas.

Os irmãos precisam encontrar maneiras confortáveis de viver com Olaf, revezando suas noites de sono na única cama que lhes foi fornecida, aprendendo a cozinhar para não deixar o "padrasto" nervoso e encontrando maneiras de se distrair (na biblioteca particular da vizinha deles).

Embora a narrativa seja em terceira pessoa, o narrador é quase um personagem, às vezes solta alguma informação pessoal e dá sua opinião sobre a triste vida dos irmãos Baudelaire, além disso, vive falando que não deveríamos ler este livro, pois tudo que vamos encontrar é tristeza e desgraça. A leitura é muito rápida, fluída e duvido que você demore mais de um dia para ler este livro, é muito viciante e angustiante, precisamos saber o que vai acontecer antes de fechá-lo, mas o autor não ajuda e nenhuma felicidade dura muito, por isso ficamos querendo o próximo volume, desesperados por alguma coisa feliz (o que não tenho muita esperança de encontrar).

Uma característica muito forte da narrativa é o autor sempre explicar o que quis dizer com determinada palavra, achei que algumas horas isso foi um pouquinho exagerado e cansativo. As ilustrações dão um charme à história, são em preto e branco, mas o traço me agrada bastante.

Sobre os personagens, impossível não gostar de Violet, Klaus e Sunny, eles são jovens fortes e talentosos que enfrentam os problemas da vida de cabeça em pé, sempre estão procurando soluções criativas para resolver suas desventuras. Violet é ótima em invenções e sempre que está tendo um surto de inspiração prende seu cabelo. Klaus é muito inteligente, adora ler livros, tem o pensamento lógico e rápido. Sunny ainda é bebê, adora morder coisas e participa ativamente da trama, é uma fofa!

O lance com o Conde Olaf é mais forte do que eu imaginei, confesso que não botava tanta fé nesse vilão, mas me surpreendi com sua maldade! Além disso, ele bola planos bons e é ótimo em disfarces. Ele será mais uma personagem que vou amar odiar haha. Mal posso esperar para ler a continuação dessa história e ver o que Olaf irá aprontar com os órfãos :O

Desventuras em Série


3. O Lago das Sanguessugas 
4. Serraria Baixo-astral
5. Inferno no Colégio Interno
6. O Elevador Ersatz
7. A Cidade Sinistra dos Corvos
8. O Hospital Hostil
9. O Espetáculo Carnívoro
10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim

Vasculhando em quotes


Vasculhando em quotes se trata de vasculhar um livro e separar quotes relativos a alguns assuntos (sem spoilers), para dar a vocês uma noção do clima da história através dos detalhes - aparentemente superficiais - que fazem toda a diferença no contexto geral.

Cenário


“Os três Baudelaire filhos moravam com seus pais numa enorme mansão no centro de uma cidade muito movimentada e muito poluída, e vez ou outra os pais permitiam que pegassem sozinhos um bonde muito precário (...) até a praia (...).”

“Após algum tempo, o Sr.Poe desceu com seu carro uma viela ladeada por casas de tijolos e parou a meio caminho do final do quarteirão.”

"Os tijolos estavam encardidos e ensebados. Na fachada, só duas pequenas janelas, mantidas fechadas apesar do dia estar muito bonito. Acima das janelas se erguia uma torre alta e suja, um pouco tombada para a esquerda. A porta da frente estava precisando ser repintada, e entalhada em seu centro havia a imagem de um olho. A construção inteira caía para um dos lados, como um dente torto." 

Moda


“Klaus olhava desgostoso para cada uma das camisas feiosas e ordinárias que a Sra.Poe havia comprado para ele, à medida que as dobrava e ia pondo em uma maleta.”

“Ele era muito alto e muito magro, e vestia um terno cinzento com várias manchas escuras. (...) ‘Olá, meus filhos. Entrem em seu novo lar, mas antes esfreguem a sola dos sapatos aí fora, para não trazerem lama para dentro de casa.”

“(...) as mulheres de rosto branco terminavam de arrumar as crianças. Uma delas pôs uma guirlanda florida nos cabelos de Violet, que nesse momento se deu conta, horrorizada, de que estava vestida de noiva. A outra pôs um boné de marinheiro em Klaus (...).”

Veículos


“O automóvel do Sr.Poe seguiu lento e ofegante, pelas ruas calçadas com paralelepípedos em direção ao bairro da cidade onde morava o Conde Olaf.”

“Passaram por carruagens puxadas por cavalos, passaram por motocicletas ao longo da Passagem da Calmaria.”

Gastronomia


“(...) durante um jantar de galinha cozida com batatas cozidas e vagem escaldada (...), o Sr.Poe avisou que no dia seguinte eles mudariam de sua casa.”

“Puttansca. É um molho italiano para massas. Prepara-se com azeitonas, alcaparras, enchovas, alho, salsa picada e tomates misturados na panela, depois é só fazer espaguete e juntar com o molho.”

“Ao ver a desconfiança com que Klaus olhava para as frutinhas, o conde Olaf sorriu e catou uma framboesa da tigela de Sunny. Encarando cada um dos três meninos, jogou-a para dentro da boca e comeu.”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

2 comentários

  1. essa série é um sucesso inegável, a cada momento surge uma emoção nova, uma desventura nova... é um fenômeno! conheço apenas o que ja vi da adaptação para o cinema, mas gostaria de ler na integra as desventuras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Meu box chegou em outubro de 2016, mas só comecei a ler em dezembro, já estou no livro 4 e já assisti o primeiro episódio dá série na Netflix, muito ansiosa pra acompanhar tudo isso!!!

    http://blogpaginasembranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!