[Resenha] Jantar Secreto

Jantar Secreto - Raphael Montes

Jantar Secreto - Raphael Montes
Sinopse - Companhia das Letras - 2016 - 368 páginas


Em sua mais recente obra, Raphael Montes uniu modismo emergente, situação econômica, drama existencial de sua geração e imaginação para criar uma trama de surpreendente atualidade, onde ficção e realidade entrelaçam-se numa perspectiva terrífica, neste sentido quase podemos ouvir as instruções do mestre King: comece com uma história trivial e transforme-a em um pesadelo, sem dúvida Montes seguiu o conselho.

A introdução misteriosa nos impõe a inevitável pergunta: o que aconteceu? É o dúbio protagonista Dante que nos mostra o liame do grupo da infância em Pingo d’Água até a “maturidade” no apartamento de Copacabana e o motivo que os conduz à sociedade “carne de gaivota” em um torvelinho de imprevistos, inconsequências e emoções tão controversas que é impossível nos separarmos da leitura.

Sexo, drogas, diálogos ácidos, personalidades distorcidas, humor negro e muito sangue.

Sob pressão, os jovens demonstram uma imaturidade tão incompatível para suas similares idades que chega a ser cômica, daí o humor negro.

“Isso vai distrair os seguranças por um tempo enquanto eu pego o corpo.”
“E a faca de açougueiro é pra fazer o que?”
“Pra fazer bifes.”

O ritmo constante e insano nos envolve de tal maneira que a cada “não acredito que esses caras vão fazer isso”, mais devoramos as páginas apenas para descobrir que tratam-se de anti-heróis sem nenhum escrúpulo, eles vão fazer.

“Tudo na vida tem
Um começo
Um meio
E um foda-se.”   

A trama toma uma dimensão tão surreal e ao mesmo tempo... Possível? Que logo estamos avaliando as coordenadas, cogitando a possibilidade dos fatos: corpos que somem, gente que desaparece, jantares secretos… Eis o terror.

Redes sociais, whatsApp, Uber, Facebook, inconsequência, impunidade, o tédio das elites privilegiadas por super salários e todo tipo de propina, políticos, advogados, empreiteiros e herdeiros falidos estão à mesa para saborear uma inigualável iguaria: carne humana.

“Você tem ensino superior completo e tá no Brasil. Não vai ser preso.”

As personagens peculiares são “garotos perdidos” fruto de uma geração desregrada, egocêntrica, sem empatia por seus semelhantes e incapaz de administrar a frustração: Leitão um craker obeso mórbido e psicopata, Cora uma prostituta insensível e carniceira, Hugo um Chef indisciplinado e egocêntrico, Miguel um médico covarde e conivente, Dante um administrador frustrado, mimado e irresponsável que utiliza Humberto, um ricaço decadente, como alter ego para alcançar sua inconsciente sede de prestígio e poder.

Enfim, ousado e polêmico como o momento histórico que vivemos.

Ótima leitura.

Book Trailer



Essa leitura foi uma cortesia da Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

14 comentários

  1. Rosem, sempre leio muitos elogios ao Raphael e em sua resenha não foi diferente, por ela tive um outro ângulo da história e fiquei bem curiosa para ver como o autor conciliou o terror aos diferentes movimentos que a sociedade tem dado
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sempre li ótimas referencias a respeito do livro, acho que é uma excelente historia apesar de não ter lido o livro, espero poder ler em breve porque desde a primeira resenha que li a respeito fiquei totalmente intrigada para saber logo do final.

    ResponderExcluir
  3. Curto muito tudo isso, suspense, thriller, história ousada e polêmica, essa resenha me deixou ainda mais curiosa em conferi se esse livro é tudo isso que estão dizendo

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Ainnn...esse book Trailer é de dá arrepios....hehehe
    Adorei!!!
    E sua resenha Rosem, foi incrível! Não tinha ouvido falar desse livro ainda!
    E Amo um suspense, apesar de não curti muito sangue, mas...confesso que fiquei muito curiosa pela leitura...
    E quero ler sim!
    Anotando mais ummmmm...ohhhh...assim eu não consigo a minha meta de leitura esse ano, kkkkkk
    Lindo Fim de semana!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rosem.
    Não tinha visto o booktrailer ainda. Adorei. Já li um livro do autor, O Vilarejo e já fiquei com o estomago embrulhado em um dos contos. Imagine nesse então. Mas mesmo assim quero muito ler para ver como o autor se saiu e como será o fim dessa história.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. As pessoas estão falando tanto desse livro que não vejo a hora de lê-lo. Esperava que não fosse algo muito pesado, mas acho que é, porém de qualquer forma pretendo ler, pois a história é interessantíssima.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  7. Li ótimas resenhas sobre o livro, é uma historia interessante embora ainda não tenha lido. Quero fazer a leitura o mais rápido possível. Amo livros nacionais

    ResponderExcluir
  8. Rosem!
    O livro parece bem intrigante e até certo ponto surreal mesmo, mas como questionar algo que pode acontecer, principalmente no momento financeiro pelo que o país está passando?
    Já li outros livros do autor e gosto muito da forma como ele expõe seus pensamentos e nos faz analisar a hipocrisia em que vivemos...
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser instigante e bem escrito, mas não teria coragem de ler, por ter certas cenas fortes, que eu não teria ''estômago'' para ler. Acho algo bem surreal e nojento comer carne humana, mas não chego a duvidar disso, por causa de nossa situação atual financeira... O autor é bem conhecido, e a editora arrasou na edição.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rosem!!
    Nossa que Book Trailer é esse?! Adorei a apresentação dessa obra!! Não li nenhum livro do Raphael Montes, mas gostei bastante da premissa da obra!! A capa ficou condizente com a história e sem dúvida vou adorar apreciar a leitura desse livro!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  11. Oi.
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler nada do autor mas estou muito curiosa para conferir jantar secreto, gosto quando a narrativa começa com um suspense ou algo que me cative o que parece ser o caso deste livro, gostei também de todo esse senário politico e tudo mais, enfim irei ler com certeza.
    Boa Noite.

    ResponderExcluir
  12. eu sempre leio muitos comentários positivos em relação a escrita do raphael
    e estou curiosa para ler esse livro, pois os comentários que eu andei lendo ele beira ao bizarro, mas mostra o lado podre do ser humano
    e pelo jeito ele tem um humor meio ácido
    está na minha lista

    ResponderExcluir
  13. Com certeza o Raphael é um sopro de novidade necessário para a literatura nacional e faz sucesso internacionalmente, unindo temas modernos com o mórbido a receita de uma leitura de tirar o fôlego e o sangue está pronta, me lembrou um pouco O Jantar de Herman Koch que não é tão explícito quanto a sangue e carne humana, mas envolve segredos, humor negro e ótimas passagens, a editora fez um trabalho incrível na divulgação, diagramação, na edição como um todo, esse booktrailer também é sensacional, que venham mais livros assim do autor que choquem e nos façam refletir.

    ResponderExcluir
  14. Achei super criativo da parte do autor criar algo assim
    Totalmente fora do normal, essa coisa de canibalismo e ainda por
    motivo bobo e ainda mais interessante, claro nos livros. Sem duvidas esta sendo um dos queridinhos desse mês da leitoras de blogs, pois li varias resenha sobre

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!