[Resenha + Vasculhando] A sala dos répteis

A sala dos répteis - Lemony Snicket

A sala dos répteis - Lemony Snicket
Desventuras em Série - Livro 02
Sinopse - Editora Seguinte - 2001 - 184 páginas


Nessa sequência de “Mau Começo”, os irmãos Baudelaire vão morar com seu tio Montgomery, que é um especialista em répteis (um herpetólogo). Ele possui uma sala cheia de cobras e lagartos e é muito gentil com os Baudelaire, faz até um bolo de boas vindas para eles.

Mas, como esse é um livro de Lemony Snicket, as coisas não podem ficar felizes por muito tempo: Conde Olaf bate à porta do Tio Monty e se apresenta como Stephano, seu novo ajudante (já que o antigo pediu demissão de uma hora para a outra, sem deixar explicação).

Klaus, Violet e Sunny tentam avisar o tio Monty sobre Conde Olaf, mas o herpetólogo acha que Stephano é apenas alguém que está tentando roubar sua mais preciosa cobra: a Víbora Incrivelmente Mortífera (que, apesar do nome, é inofensiva). Qual será o verdadeiro plano de Conde Olaf desta vez?

Como boa parte deste livro não foi adaptada no filme, foi uma surpresa total ler o segundo volume de “Desventuras em Série”, achei esse volume um pouco parado, mas foi bem mais elaborado que o anterior e os irmãos Baudelaire colocaram a mão na massa mais vezes (amo quando eles precisam criar planos que os tirem de situações críticas).

Pela primeira vez comecei a gostar do Sr.Poe, que roubou a cena na segunda parte do livro, senti um pouco de empatia por ele (que não é um cara mau, só não ouve os irmãos Baudelaire tanto quando deveria, o que me deixa bastante frustrada). E estou desgostando ainda mais do Conde Olaf e gostando muito de Violet, Klaus e Sunny ♥

Ouvi dizer que aos poucos, a série vai ficando cada vez mais rica e novos elementos surgem. Estou muito empolgada pelas próximas aventuras e espero que sejam uma melhor que a outra!

Desventuras em Série


3. O Lago das Sanguessugas 
4. Serraria Baixo-astral
5. Inferno no Colégio Interno
6. O Elevador Ersatz
7. A Cidade Sinistra dos Corvos
8. O Hospital Hostil
9. O Espetáculo Carnívoro
10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim

Vasculhando em quotes


Vasculhando em quotes se trata de vasculhar um livro e separar quotes relativos a alguns assuntos (sem spoilers), para dar a vocês uma noção do clima da história através dos detalhes - aparentemente superficiais - que fazem toda a diferença no contexto geral.

Cenário


“O Mau Caminho atravessa campos de um cinzento doentio, em que um punhado de árvores esqueléticas produz maçãs tão ácidas que só de olhar para elas já nos sentimos doentes.”

“A casa tinha uma porta de entrada de madeira escura, com algumas colunas na varanda. De cada lado da porta havia luminárias em forma de tochas, todas acessas, apesar de ser manhã.”

“A Sala dos Répteis era toda de vidro, com paredes altas e transparentes de vidro e um teto de vidro altíssimo que se erguia convergindo para um ponto, como o interior de uma catedral.”

“O quarto, como Violet desconfiava, estava uma bagunça imunda. A cama não havia sido feita e havia migalhas de bolachas e fios de cabelos espalhados por cima dos lençóis.”

Gastronomia


“O bolo era uma obra-prima, cremoso e saboroso, com o coco na dose extra. Violet, Klaus e o Tio Monty já haviam quase terminado os seus pedaços, mas o Sr.Poe e Sunny não tinham dado mais que uma mordida cada um.”

“Quando foram para a cozinha a fim de preparar o jantar, Stephano sorriu ameaçadoramente para as crianças enquanto partia os champinhons, mas o tio Monty, todo absorto para que não deixasse que o molho de strogonoff fervesse, nem notou que a faca com que Stephano fatiava os champinhons era de uso pessoal do novo assistente, a mesma que servia para ameaçar os garotos.”

“Stephano estava esperando no hall de entrada, com uma cafeteira nas mãos.”

“Em cima da cômoda havia um pequeno estoque de garrafas de vinho pela metade.”

Veículos


“(...) na hora em que os arbustos em forma de cobras começaram a projetar longas sombras com o pôr do sol, as três crianças ouviram o som de um motor se aproximando, até que o jipe estacionou.”

“Os órfãos tiveram por um instante a esperança de que o motor não fosse dar partida quando Stephano girasse a chave de ignição, vã esperança, porque tio Monty cuidava muito bem de seu jipe e o motor deu partida na mesma hora.”

“Sentou-se diante do volante e girou a chave. O motor fez um ruído rouco e meio úmido – muito parecido com as tosse do Sr.Poe – mas não pegou.”

“(...) Violet, Klaus e Sunny apressaram-se em ir para fora pela porta da frente, ao encontro dos sujeitos de macacão, que arrumavam gaiolas dentro de um furgão com um grande adesivo na parte de trás: ‘Sociedade Herpetológica’.”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

13 comentários

  1. Estou louca para ler essa coleção antes de iniciar a assisti a serie mais não to aguentando esperar muito vamos ver se consigo ler em formato de ebook porque é assim que estou lendo mais e quero ver se consigo me apaixonar pela série.

    ResponderExcluir
  2. Essa série parece ser bem interessante, gosto desse gênero, porem mesmo assim acho pouco provável que leia por agora, pois ultimamente estou tentando ficar bem longe séries muito longas.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Oh, só de saber que tem cobras, já me deu arrepios, kkkk...não sei se leria...tenho pavor!
    E adorei Vasculhando Quotes...ficou bem legal mesmo...deu para ter uma noção sem perder o interesse pela leitura...aliás, no meu caso, até que deu uma vontadinha de ler...apesar das víboras, kkkk

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Oi, Samantha!!
    Estou com uma pontinha de inveja por que você está lendo essa série!! Pois é ainda não tenho essa coleção para chamar de minha. No momento só assisti o filme é estou assistindo aos poucos a série da Netflix. Bom vou esperar ansiosa a próxima resenha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Oi.
    Eu amo o filme a estou adorando série Desventuras em série, a história é bem interessante mas confesso que não tenho interesse algum de ler, meio que não faz meu tipo de leitura o que ´uma pena realmente.
    P.S Adorei os quotes que separou.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Samantha.
    Eu sou dessas que ama livros felizes. Por isso sofri com essa série hehe. Mas esse foi um dos que eu mais gostei porque teve alguém que acreditava neles hehe. Não tinha visto essa coluna vasculhando em quotes ainda e achei muito interessante.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Sam!
    As crianças não tem sossego com o Conde Olaf a persegui-los o tempo todo, ainda bem que elas são inteligentes e conseguem se sair...
    Deve ter muita aventura nesse exemplar devido aos répteis.
    Uma pena ninguém escutar as crianças, né?
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.” (Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler essa série, mas tenho outras metas antes de compra-la, me parece ser algo divertido de ler.

    ResponderExcluir
  9. oi Sam, eu estou passando a conhecer os livros a partir de agora, pois só conhecia os filmes que são uma versão bem compactada!
    eu não creio que leria, não por agora ao menos, mas esta sendo legal acompanhar as idas e vindas desses três irmãos
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Samantha,
    Já conferi a adaptação com Jim Carrey e gostei da trama dos irmãos, então quem sabe no futuro eu confira a série de livros. Gostei da coluna!!

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  11. eu estou louca para ler essa série
    são muito elogios
    sempre quis conhecer os irmãos e o conde olaf - apesar do filme ser marrom
    espero poder ler em breve
    ah, adorei os quotes separados por assuntos ;)

    ResponderExcluir
  12. Desejo esse box há anos, com o lançamento da série que ainda não li por querer ler os livros antes, o aparecimento de novas resenhas, essa vontade só aumenta.
    Eu lembro ter uma parte sobre a Víbora no filme, mas é uma passagem rápida, um volume inteiro falando sobre esse tio e seu trabalho e hobbie ao mesmo tempo deve ser divertidamente triste, Conde Olaf não para de fazer suas maldades e isso acredito que vai se acentuando nesse segundo volume, os quotes são ótimos, gostei dessa divisão e deu para ver como é a escrita do autor.

    ResponderExcluir
  13. Tenho várias metas de leitura e a pilha de leitura só cresce, por isso fica difícil se dedicar a uma grande série, que é o caso de Desventuras em série. Parece tudo bem elaborado e com várias aventuras, ainda não assisti o filme, por isso não sei tanto da história. Não tenho lido tantas continuações, prefiro livros únicos, mas vou dar uma chance muito em breve, pois o box da série ficou lindoo.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!