[Resenha + Vasculhando] O Lago das Sanguessugas

O Lago das Sanguessugas - Lemony Snicket

O Lago das Sanguessugas - Lemony Snicket
Desventuras em Série - Livro 03
Sinopse - Editora Seguinte - 2001 - 192 páginas


“O Lago das Sanguessugas” era o volume de “Desventuras em Série” que eu estava mais ansiosa para ler, pois, no filme, sempre adorei a parte em que os órfãos Baudelaire vão morar com a tia Josephine, uma mulher medrosa que vive perto de um lago bem grande, com algumas grutas em volta e áreas habitadas por sanguessugas.

Violet, Klaus e Sunny enfrentam alguns obstáculos morando com Tia Josephine, um deles é não poder comer nada quente (ela acha que o fogão vai explodir), não encostar na maçaneta da porta (que pode quebrar e cegar alguém), dormir com latas empilhadas debaixo da janela do quarto (para alertar os irmãos caso alguém esteja invadindo a casa durante a noite), etc. Viver com alguém que sente tanto medo e tem tantas limitações é realmente frustrante, mas é bem melhor do que viver com Conde Olaf, não é?

Mas esse sossego não dura muito, já que Tia Josephine encontra Conde Olaf no mercado, ou melhor, o Capitão Sham (um novo disfarce para o vilão dessa série), que trabalha numa locadora de barcos e logo “se apaixona” por tia Josephine. É claro que existem más intenções por trás desse “amor” e os Baudelaire sabem disso, mas como sempre, tia Josephine não acredita neles, afinal Conde Olaf tem uma tatuagem de um olho no tornozelo, enquanto Capitão Sham usa uma perna de pau, eles não podem ser a mesma pessoa. Mas são.

E agora, além de ficarem de olho no Capitão Sham, eles também precisam se preocupar com um furacão que se aproxima do Lago Lacrimoso. Certamente isso se tornará uma aventura repleta de enigmas, barcos e sanguessugas.

“Desventuras em Série” já entrou para a minha listinha de séries do coração (tanto a literária quanto a de TV), bem como seus personagens, que a cada volume eu amo mais. Acho que o mais legal (e o que sempre fico esperando para ver) são os disfarces do Conde Olaf, a gente pode até não gostar dele, mas temos que admitir, ele tem criatividade!

Adorei a ambientação nova: uma cidade pequena à beira de um grande lago, uma tutora que tem uma casa em cima de uma montanha, construída quase em cima do lago (que medo), isso deu um clima muito legal para a trama e os obstáculos enfrentados pelos irmãos exploraram muito bem todos esses elementos.

Não gostei muito da Tia Josephine, mas senti muita empatia por ela em dois momentos: quando contou a história de seu marido (foi muito interessante saber de seu passado) e no fim no livro, numa cena em particular narrada com bastante sentimentalismo e de uma forma diferente das inúmeras desgraças descritas nesta série.

Adorei as invenções da Violet (que sempre são muito criativas) e fiquei surpresa com a esperteza da Sunny nos últimos capítulos. E como a cada livro a série melhora, mal posso esperar para ler os próximos, sei que Olaf e seus comparsas ainda vão aprontar muito. Recomendadíssimo!

Desventuras em Série


4. Serraria Baixo-astral
5. Inferno no Colégio Interno
6. O Elevador Ersatz
7. A Cidade Sinistra dos Corvos
8. O Hospital Hostil
9. O Espetáculo Carnívoro
10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim

Vasculhando em quotes


Vasculhando em quotes se trata de vasculhar um livro e separar quotes relativos a alguns assuntos (sem spoilers), para dar a vocês uma noção do clima da história através dos detalhes - aparentemente superficiais - que fazem toda a diferença no contexto geral.

Cenário


“(...) no espaço além do cais, estava a bolha escura que era o Lago Lacrimoso, bolha colossal e negra, como se um monstro se erguesse acima dos três órfãos, projetando sobre eles uma sombra gigantesca.”

 “A biblioteca não era quadrada nem retangular, como a maioria das salas, mas curva, num formato oval.”

Moda


“Além de às vezes se apresentar com um feio paletó amarelo, um corretor pode, na pior das hipóteses, mostrar-lhe uma casa de que você não goste, de modo que é inteiramente irracional morrer de medo de corretores.”

“Diante dela estava um homem alto e magro, com um gorro azul de marinheiro na cabeça e uma venda negra cobrindo o olho esquerdo.”

 “Quando Violet vestira o casaco para sair e enfrentar o vento e o frio, sentira um volume no bolso.”

Veículos


“Naquele momento em particular, ela pensava como poderia aprimorar a barca do lago para que esta deixasse de soltar fumaça no céu cinzento.”

“O Sr.Poe deu algum dinheiro ao motorista do taxi, e se despediu das três crianças com um gesto enquanto o carro se afastava do cais para enveredar por uma rua cinzenta de paralelepípedos.”

“(...) como se os Baudelaire viajassem em algum ônibus macabro que só parasse em estações de injustiça e desgraça.”

“Meu nome é capitão Sham, e estou à frente de um novo negócio: alugo barcos no cais de Dâmocles.”

“De fato, à medida que o barco foi chegando cada vez mais perto, as crianças puderam distinguir o Farol Lavanda e a entrada da gruta vizinha (...).”

Gastronomia


“‘Vejam só o que eu trouxe para vocês’, disse o Sr.Poe com um largo sorriso, estendendo um saquinho de papel. ‘Balas de hortelã-pimenta!’”

“O que os Baudelaire pensavam sobre gramática (...) era o mesmo que pensavam sobre, por exemplo, pudim de pão: legal, mas nada que merecesse muito estardalhaço.”

“Nunca preparo nada quente porque tenho medo de acender o fogão; ele pode explodir e pegar fogo. Fiz um caldo frio de pepinos.”

“Não percebi que era uma ocasião triste. Nesse caso, permitam-me recomendar-lhes os Cheesebúrgeres Chistosos. Os picles, a mostarda e o ketchup compõem um rosto sorridente no alto do sanduíche (...)”

“Para seu desânimo, as balas eram do tipo que vêm embrulhadas, cada uma, num pedaço de celofane.”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

16 comentários

  1. Oi, Samantha!!
    Adorei a resenha!! É uma pena que ainda não tive oportunidade de ler essa série!! Só assisti o filme e estou assistido as poucos a série pela Netflix!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  2. Olá!!!
    Ainda estou tentando ver se começo a comprar a coleção, eu sei que a série anda fazendo o maior sucesso na Netflix mas quero ler os livros primeiro, em relação a sua resenha eu achei uma tremenda diversão nesse livro.
    Até mais!!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa... a série é enorme, acho que vai demorar muito para lançar todos e detesto ler um e esperar, gosto de ler na sequencia, até o final.Vou deixar este passar.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos já foram lançados Rônida, o Box é lindão!
      Beijos...

      Excluir
  4. Olá!
    Bem interessante esse livro heim! Nossa já ri muito da Tia Josephine, Meu Deus deve ser uma tortura viver com uma pessoa medrosa a esse ponto, kkkkk...
    Eu ainda não li nenhum da série, e estou pensando em vê pelo menos o primeiro capítulo na Netflix pra saber se vou gostar ou não...
    Mas parece que vou gostar, tem bastante coisas acontecendo e isso me interessa...
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  5. Oi Elis, vou dar uma olhada então e me informar mais sobre a série. Bjs

    ResponderExcluir
  6. oi elis e equipe, eu tenho acompanhado a série por aqui e como total leiga no tema, afinal não estou acompanhando a serie televisiva, tenho curtido muito a proposta, a cada nova desventura fico mais intrigada e desejando ler, mesmo não sendo algo que usualmente eu leria
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li os livros mas pretendo, esses disfarces do conde Olaf deve ser bem inusitados rs. Que tia estranha ou melhor paranoica tem que tomar cuidado com tudo se não algo terrível pode acontecer.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Samantha!
    Essa série é querida por muitos leitores, e até cheguei a ver o filme da adaptação de 2005, se não me engano, mas não curti o enredo geral nem mesmo para me arriscar na leitura dos livros, ainda mais se tratando de uma série e 13 livros - já estou meio empacada em várias, então fica meio inviável, por hora, ao menos, rs. Mas gostei muito de sua resenha e inclusive essa coluna especial do vasculhando, é um jeito realmente interessante e sem grandes revelações de se ambientar um pouco na trama. Mas, nossa, se lesse a série, eu provavelmente me irritaria com a tia das crianças, ainda que ela tenha tido alguns bons momentos de sentimentalismo durante o enredo, mas, enfim, rs.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  9. Sam!
    Gostei da inovação do Vasculhando quotes e os relacionando com algum assunto, bem original.
    E essas crianças, hein? Nem tem sossego, affffffffeeeeee!
    A tia é cheia de manias e medo, mas acaba se envolvendo com o tal do Conde olaf, mesmo sem saber que é ele, né? Abestada...
    “Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la.” (Cícero)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  10. Tenho muito vontade de ler essa série, curto muito esse gênero, a série de TV parece ser ótima, vou tentar assistir.

    ResponderExcluir
  11. Oi Sa! A série é muito boa e estou adorando as leituras, este livro mostrou que a tia era mais do que medrosa como vimos no filme, mostrou que era bem egoista também. Bjos!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Eu estou ansiosa demais para assistir a série no Netflix.
    Esse livro é uma das minhas cenas preferidas no filme, e tenho vontade de ler o livro e saber um pouco sobre os sentimentos dos personagens quando tudo acontece, entretanto não tenho curiosidade de ler a série.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, até por que não gosto muito do filme.. mais achei legal os livros..

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li os livros da series Desventuras em Série por isso não terei muito o dizer. Porém já conhece um pouco a historia por conta do filme,e gostei bastante. E estou louca parece ver a serie, porém quero ler os livros primeiros mas não sei se vou aguentar. Mas você chegou ver a serie? O que achou? Tem post aqui no blog sobre?

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca vi o filme e muito menos li os livros (shame on me)
    Quando começou o BOOM por causa da série da Netflix é que me liguei que já vi umas partes do filme na TV a cabo, mas nunca vi inteiro. Dia desses consegui pegar bem no começo, mas deu uma tempestade e o sinal foi cortado ¬¬
    Fico muito curiosa para ler os livros a cada nova resenha que leio, pois parece ser uma série encantadora (ou não rs). Os disfarces do Conde devem ser engraçados e essa parte da tia contando do passado dela deve ser emocionante. Uma mistura de emoções com essa série que eu quero muito conferir!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!