[Resenha] Temporada dos Ossos

Temporada dos Ossos - Samantha Shannon

Temporada dos Ossos - Samantha Shannon
Série Temporada dos Ossos - Livro 01
Sinopse - Fantástica Rocco - 2016 - 448 páginas


Samantha Shannon é uma jovem escritora britânica formada em língua inglesa e literatura, Temporada dos Ossos é seu livro de estreia e primeiro de uma série de sete livros que mescla ficção científica e paranormalidade numa trama poderosa, politicamente engajada e original.

Imagine um mundo onde a ciência alcançou o cume da tecnologia nas mãos de um governo totalitário e opressor: assim é Scion. Através da narrativa despojada [1ª pessoa] de Paige Mahoney, vamos nos inteirando [de modo não linear] da ambientação, ou seja, por volta de 1901 uma epidemia de “clarividentes” colocou o mundo em perigo e Scion foi a república construída para destruir a “doença”.

Assim todos os crimes passaram a ser atribuídos a quem tivesse certos “dons”, e Scion tornou-se uma máquina de caçar os videntes, chamados de desnaturais, esses por sua vez uniram-se a um “sindicato de videntes”, um submundo organizado que oferecia refúgio para que não fossem aniquilados por seus opressores. Aos poucos o submundo de Londres foi fracionado em áreas e cada uma delas pertence a uma gangue controlada por um mime-lord do “crime”, a protagonista Page é uma “andarilha onírica” e protegida de um mime-lord.

 “ O éter é um plano superior de existência - disse ele - existe em paralelo com o plano corpóreo. Os clariventes, pessoas como nós, tem a capacidade de recorrer ao éter. ”

Sintetizando: todos que possuem dons psíquicos são criminosos sob pena de morte, Scion criou uma “Inquisição tecnológica” para caça-los, o enredo ocorre em 2059 e é ação do início ao fim: perseguições, assassinatos, lutas sangrentas, armas surreais... Paige aos poucos vai descobrir que sua habilidade mental é uma arma mortal contra seus inimigos.

Quando abrimos o livro damos de cara com um organograma das sete ordens de clarividentes e suas habilidades, como vocês irão descobrir no decorrer da leitura, a pesquisa da autora é profunda e consistente, afinal o espiritismo tem origem em bases científicas, e não se sabe a que interesses passou a ser mistificado a partir do século XX, creio que a temática da trama adota essa premissa. Em anexo há um glossário com as gírias usadas em acordo com o submundo do crime em Londres no século XIX e outras reinterpretadas.

De acordo com a sinopse, Paige, depois de uma tentativa de fuga espetacular, é capturada pela “Inquisição Scion” no primeiro capítulo, como é uma clarividente sua pena é a morte, entretanto ela e outros detidos com variados dons acordam em Sheol I, uma prisão de segurança máxima controlada por seres interdimensionais [Rephaim], e descobre que Scion fornece “clarividentes” a esses seres em troca de tecnologia e proteção, hummm... Uma conspiração no gênero área 51? Vejamos:

“ Eu não tinha certeza se estava entendendo o que ela dizia, mas uma coisa ficou clara: se ela estava falando a verdade, Scion não passava de um governo marionete. Subordinado. E tinha nos vendido. ”

Paige é destemida, uma alma livre, os Rephaim tocam o terror em Sheol, mas ela não se dobra, quer voltar para sua gangue, e vai transformar a colônia penal em um caos, afinal aquilo nada mais é do que uma espécie de Labirinto onde as pessoas são treinadas para proteger a fronteira de monstros. Logo com o único objetivo de fuga, ela fará alianças, laços serão formados, por meio da relação conflituosa com seu mestre Rephim Arcturus, Paige desenvolverá habilidades jamais sonhadas, dando início a sua jornada de heroína para dominar seu dom.

Uma aventura com várias facetas, personagens cativantes, diálogos cáusticos, momentos tensos, conhecimentos arcanos, flashbacks reveladores, teorias sinistras, companheirismo, traições, violência, coragem, ousadia e muita ação. Nada é o que parece ser em Sheol, as conspirações borbulham, os sentidos estão sempre aguçados, portanto tudo fica mais intenso.

O final é sensacional, eletrizante e épico.
Literatura de alta qualidade. Amo!
Os livros II e III já estão disponíveis em Inglês.

Book Trailer



Essa leitura foi uma cortesia da Editora Rocco.
Aguardamos seus comentários! By.:.

9 comentários

  1. oi Rosem, eu não leio muita ficção científica... então não conhecia o livro, mas pela sua resenha percebi que é uma trama intrigante e que prende o leitor até o fim
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bem a capa não me despertou interesse em ler. Já a resenha mostrou outro lado, a vontade e coragem de Paige em vencer.Vou aguardar mais lançamentos da série, pois não gosto de ler e ficar aguardando muito até o próximo lançamento, como já tem dois livros lançados em inglês, logo teremos também para ler.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Quando se fala que a série ainda tem mais 6 livros pela frente confesso que da vontade de sair correndo kkkkkkkk não que tenha preguiça de ler o problema é ficar comprando mas se a série for boa e valer a pena que sabe.
    Abraços!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa que resenha o livro parece ser maravilhoso, cheio de ação e aventura com uma agitação de tirar o folego, fiquei bem interessada ainda mais por ter paranormalidade deixa a historia mais emocionante pelo menos para mim que gosto de um diferencial.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Não conhecia esse livro, não tinha ouvido falar dele ainda!
    Mas já me atiçou a curiosidade por se tratar de paranormalidade...Nossa adoro histórias envolvendo fatos que ninguém consegue explicar!
    E já vi que a história é envolvente e já estou aqui roendo as unhas pra saber desse final que vc mencionou, kkkkk
    Anotando para uma leitura futura!

    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Fiquei interessada com a resenha e super animada com o book trailer, a fantasia criada pela autora parece estar repleta de ação e ser muito boa. O fato de Paige ser destemida deve render boas cenas e uma protagonista sem "mimimis" rsr. Curti muito a resenha e se tiver oportunidade vou querer conferir a história ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rosem! Oi, Elis!

    Desde que este livro foi lançado que eu quero lê-lo, pois adorei a premissa (e que capa bonita). Parece que a autora criou uma ótima história. Depois da sua resenha fiquei ainda mais curiosa.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas passionais! Eu tenho vontade de ler desde o lançamento, mas o tamanho da série me afasta um pouco e tenho receio de demorar para sair por aqui. Está anotadinho na lista, quem sabe quando todos chegarem eu mergulho. Pela resenha acredito que vou gostar, a premissa é ótima.

    ResponderExcluir
  9. Rosem!
    Já estou querendo.
    Gosto de uma ficção bem escrita, baseada em acontecimentos reais e científicos, além de misturar fatos do passado com um futuro distante, e ainda traz protagonistas destemidas e ousadas, que não se rendem e trazem o caos.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!