[Resenha] O Círculo

O Círculo - Dave Eggers

O Círculo - Dave Eggers
Sinopse - Companhia da Letras - 2014 - 528 páginas


Imagine uma empresa capaz de incorporar um sistema operacional universal com uma “identidade on-line única para cada usuário”, que conecta-se aos principais serviços da internet [sob total transparência], dando-lhe a possibilidade de acessar desde e-mail, mídias sociais, compras, operações bancárias e até votar? Imagine como seria? Bem, Dave Eggers imaginou: trata-se de “O Círculo”.

“ Meu Deus, pensou Mae, é o paraíso!”

O engajado autor americano Dave Eggers é jornalista e fundador da editora independente McSweeney’s, sua escrita é fluída, envolvente e a temática na maior parte de suas obras é voltada à reflexão de paradigmas atuais como em Zeitooun, Um holograma para o rei e o recente “O Círculo”.

Mistério, aventura, suspense, romance, ambição, poder, traição...

O romance é o típico “conto de fadas transvanguarda” onde a protagonista Mae terá que decidir entre a condição de gata borralheira ou princesa midiática, difícil né? Só que não é tão simples quanto parece. Esse é o ponto de confronto no decorrer da jornada de Mae, que nos incute no sentido de romance de formação “profissional” ao arrepio da pessoalidade, pois as escolhas que são feitas em nome da “carreira” ou mesmo da “ascensão profissional” quase sempre ferem o entorno.

O compartilhamento excessivo de informações na Web ameaça nossa privacidade?

Mae é o tipo de garota adorável [fofa, meiga e prestativa] que mora naquela cidadezinha do interior sem nenhuma perspectiva e tem uma vida medíocre [emprego, namorado, vida social], até que a oportunidade de sua vida lhe sorri: O Círculo. Mas, para chegar ao topo que almeja na corporação ela terá que abdicar de tudo que um dia acreditou. OMG!

O que você seria capaz de fazer para manter o emprego dos seus sonhos?

Portanto a trama trata de questões de ética, moral, lealdade, amizade, responsabilidade, privacidade, democracia e desejo [hummm!] como pontos de virada na transformação por que passa Mae no decorrer de sua jornada. O conflito da personagem é quase palpável, entretanto é com sua “obscuridade psicológica” que Mae tem que lidar sob a pressão da competição intermitente entre e com os outros membros do Círculo. Isso faz algo escondido vir à tona, algo que ela desconhecia sobre si mesma.

“Segredos são mentiras
Compartilhar é cuidar
Privacidade é roubo”

Além da super mega reviravolta da protagonista, temos em tela questões muito pertinentes quanto ao empoderamento desmedido da tecnologia e a influência das mídias sociais na atualidade, um alerta brejeiro, até meio clichê e por isso mesmo, digno de reflexão.

Excelente leitura!

O filme


A história de O Círculo foi adaptada para o cinema! Com distribuição pela Imagem Filmes e direção de James Ponsoldt, o elenco conta com Emma WatsonTom Hanks, John Boyega, Karen Gillan e Ellar Coltrane. A estreia do filme no Brasil está prevista para 22 de junho de 2017, confiram o trailer:


Essa leitura foi uma cortesia da Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

15 comentários

  1. Oi Rosem, ainda não conhecia o livro e achei a tua resenha bem interessante. O livro vai além do romance e parece nos apresentar várias questões importantes:ética, moral, lealdade, amizade, responsabilidade, privacidade, democracia e desejo (que vc citou na resenha). Fiquei mais interessada no livro do que no filmes, não sei bem porque mas o trailer não me animou. ;)

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse livro, curto muito mistério, aventura, suspense, romance, gostei muito também do trailer do filme, essa resenha me deixou abastante interessada em conferi essa história, vou tentar ler antes da estreio do filme.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, a história parece ser muito boa. Porém, acho que seria um livro que eu demoraria um pouco para terminar de ler por conta da tecnologia nele envolvida. Mae parece ser um amor de personagem..
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Conheci a história ao ver o trailer do filme por coincidência, mas me interessei demais pela história!
    Adoro mega reviravoltas, e ainda mais falando da grande mudança que a tecnologia traz... vou colocar na lista de leitura!
    Obrigada pela dica ;)

    ResponderExcluir
  5. Gostei da história oferecida gosto do gênero é adoraria saber mais a respeito também me interessou por envolver tantas questões.
    Até mais!!!

    ResponderExcluir
  6. Não fazia ideia sobre o livro, acredita?
    Fiquei mega curiosa pra ler essa história agora. Ainda mais com o filme vindo aí!
    Quero ler antes de assistir.
    Parece ser uma história e tanto. Com o tema, tecnologia, que curto bastante.
    Mae parece ser uma personagem muito bem construída!
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  7. A estória parece incrível mas não é muito meu estilo de leitura, apedar que adoraria ter algo parecido com essa tecnologia aqui. Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Rosem!
    O livro parece tratar de assunto que em breve pode mesmo existir e ainda tem todo dilema de ética e moral, deve ser super interessante.
    Adorei o trailer do filme e vou ter de ler o livro antes de assistir o filme.
    Adorei sua resenha.
    FELIZ DIA DAS MÃES!
    “Sê humilde para evitar o orgulho, mas voa alto para alcançar a sabedoria.” (Santo Agostinho)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Tinha visto esse trailer no cinema e ficado bem interessada, mas não sabia que era um filme de um livro, pela resenha a historia parece ser bem interessante, gostei muito de todo esse contexto, parece ser uma historia diferente do que já li e gostei dos temas que acabam sendo discutidos ao longo dessa historia !!

    ResponderExcluir
  10. Oi.
    Confesso que é a primeira vez que vejo falar tanto do filme quanto do livro, mas ja adorei e fiquei bastante curiosa para conferir.
    O fato de que o livro fala sobre ética e moral própria me encantou, não lembro de ter lido nada no tipo, enfim simplesmente amei.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Tinha visto sobre o filme mas não sabia do livro, fiquei bem curiosa em ler, achei bem sinistra essa empresa e misteriosa essa empresa e parece nos levar a questionar nossas atitudes. Pelo thailer fiquei interessada em assistir também.

    ResponderExcluir
  12. por todos os temas e questionamentos desenvolvidos a trama parece ser bem intrigante, curti
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Uauuu...parece bem interessante o livro...a história bem envolvente com muitos segredos...adorei...ainda mais algo que pode um dia se tornar verdade em alguns aspectos...quero ler.
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia este livro e nem o filme, mas depois de ler sua resenha e assistir o trailer fiquei bem interessada em ler o livro, a história parece ser muito boa e tratar de vários princípios, como a ética, amizade e entre outros, espero conseguir ler em breve este livro e em seguida assistir o filme.

    ResponderExcluir
  15. Atualíssimo, não é mesmo? Toda essa tecnologia, esse monitoramento, essa vigia em que vivemos nos dias de hoje muito bem retratadas. E também a parte de termos que escolher muitas vezes entre nossa vida pessoal, nossos laços emocionais e familiares e o trabalho dito dos sonhos. Achei a resenha muito informativa e clara sobre o livro, e o filme também parece ser fiel.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!