[Resenha + Vasculhando] Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Inferno -  - Lemony Snicket

Inferno no Colégio Interno -  Lemony Snicket
Desventuras em Série - Livro 05
Sinopse - Editora Seguinte - 2002 - 200 páginas


No quinto volume de “Desventuras em Série”, o cenário da vez é a Escola Preparatória Prufrock, uma espécie de internato onde ao Baudelaire foram parar já que não resta mais nenhum parente próximo vivo que possa cuidar dos órfãos. Violet, Klaus e Sunny estão animados com a ideia de ir para a escola e socializar com gente da idade deles, mas a estadia na Prufrock pode ser bem desagradável.

Começando pelo diretor nitidamente louco, um péssimo violinista que insiste em fazer concertos de música clássica que duram seis horas todos os dias e obriga os alunos a escutá-los, estabelecendo castigos ridículos para quem se atrasa ou entra em lugares onde não deveria entrar. As aulas também não estão se mostrando muito produtivas, o professor de Violet apenas fica contando histórias que não levam a lugar algum e a professora de Klaus, em todas as aulas, pede aos alunos para medirem objetos de diferentes tamanhos. Sunny nem mesmo está frequentando as aulas, ela se tornou a nova secretária do diretor, e a coitada não passa de um bebê.

Em meio a tudo isso e ao lugar onde os Baudelaire dormem (que é separado de outros alunos por eles não terem um tutor legal e terem chego de última hora na escola), os três acabam fazendo duas amizades, os trigêmeos Quagmire (que na verdade são dois porque um dos irmãos morreu), que são de extrema ajuda quando o treinador Genghis (Conde Olaf disfarçado) chega na escola para dar aulas de Educação Física.

Não gostei tanto do disfarce do Conde Olaf nesse livro, mas acho que foi plano mais elaborado dele até agora, sempre fico me perguntando o que se passa na cabeça desse vilão, haha. Sunny está ficando cada vez mais fofa e participativa na história, ela já está começando a falar algumas palavras de “verdade”. A essa altura das desventuras é possível ver o quanto Violet e Klaus amadureceram em comparação ao primeiro livro, tantas desgraças mexeram muito com eles.

Gostei muito dos irmãos Quagmire e fiquei feliz por uma amizade entre eles e os Baudelaire ter surgido, foi uma luzinha no meio da escuridão. Duncan e Isadora Quagmire são muito determinados, ele é um pesquisador como Klaus, e Isadora adora escrever poemas sobre as situações do seu dia a dia, ambos sempre andam com cadernos onde fazem todo tipo de anotação.

“Inferno no Colégio Interno” foi o volume que mais teve cenas felizes até agora e um dos que mais partiram o meu coração. Não se pode apegar aos personagens dessa série, não mesmo! Estou muito ansiosa para ler a continuação, cada vez que o autor revela algum detalhe da história do Conde Olaf, dos pais dos Baudelaire ou de algum outro personagem, mais longe eu fico de saber o que realmente aconteceu! E esse livro acabou no maior mistério! Preciso terminar urgentemente essa série!

Desventuras em Série


6. O Elevador Ersatz
7. A Cidade Sinistra dos Corvos
8. O Hospital Hostil
9. O Espetáculo Carnívoro
10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim

Vasculhando em quotes


Vasculhando em quotes se trata de vasculhar um livro e separar quotes relativos a alguns assuntos (sem spoilers), para dar a vocês uma noção do clima da história através dos detalhes - aparentemente superficiais - que fazem toda a diferença no contexto geral.

Cenário


“O caminho que estavam seguindo era de pedras que pareciam bastante antigas, pois havia grande quantidade de musgo escuro brotando nas brechas das pedras. A calçada cortava um gramado marrom que parecia nunca haver sido regado, no qual centenas de crianças corriam em várias direções.”

“A escola era constituída por várias construções, todas em mármore polido cinza, as quais se agrupavam num alinhamento pouco rigoroso.”

“Realmente, o barraco era pequeno, como havia anunciado, mínimo mesmo, e todo feito de zinco; e ele não mentira ao declarar que não havia sala de estar, nem sala de jogos, nem biblioteca.”

Música


“(...) não há pior som no mundo do que o de alguém que não sabe tocar violino mas insiste em tocar, seja como for.”

“(...) tocarei uma sonata para violino que eu mesmo compus. Dura apenas cerca de meia hora, mas tocarei a peça doze vezes seguidas.”

“No caso daquela sonata que as crianças ouviam, Nero parecia ter se inspirado em alguém espancando um gato, porque além de ser tocada num tom altíssimo a música era entremeada de guinchos (...)”

Moda


“Ele vestia um terno marrom um pouco amarrotado, com algo preso ao paletó, e usava uma gravata estampada com cobras.”

“Vestia calça e blusa leves, folgadas, próprias para exercícios esportivos, como se espera de qualquer professor de ginástica.”

“As cinco crianças calçavam os sapatos barulhentos inventados por Violet (...)”

Gastronomia


“(...) o sr. Remora estava constantemente comendo bananas.”

“Ovos mexidos nunca foram o prato predileto dos irmãos, sobretudo de Sunny, que preferia comida em que pudesse fincar os dentes com vontade (...)”

“(...) porque caiu no sono ali mesmo no refeitório, sua cabecinha tombando sobre a salada como se as verduras fossem um travesseiro macio (...)”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos...

21 comentários

  1. Oi Samantha, eu já tava com dó dos Baudelaire quando li ao final que esse foi o volume com mais cenas felizes rsrs. Essa é uma série longa e que sempre procuro acompanhar as resenhas, mas que ainda não comecei a leitura, contudo sempre vejo elogios aos livros e assim que tiver oportunidade vou querer conferir ;)

    ResponderExcluir
  2. Oi Samantha! Ainda não li nada das Desventuras! Morro de vontade! Já comecei a ler em pdf, maaas nunca é a mesma coisa! Sempre que leio sobre, fico admirada com tantas dificuldades que os irmãos enfrentam e como o conde Olaf é maligno. Espero poder ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Eu também fico admirada com a maldade do Conde Olaf!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi!
    Essa é uma serie que quero ler a muito tempo, mas que ainda não tive oportunidade de ler, acho interessante essa serie principalmente por acompanhamos as historias dos irmãos e sempre torce por algo bom, fico bem curiosa para poder descobrir todas as suas desventuras, gostei muito dos quotes e essa serie está na minha lista de leitura !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzana!
      Fico feliz que tenha gostado dos quotes e espero que consiga ler em breve esta série!
      Beijos!

      Excluir
  4. Sam!
    Fico também esperando os disfaces do tal conde Olaf, que serzinho abominável, hein?
    E bom ver que pelo menos alguns instantes felizes os irmãos viveram.
    Muito fofo ver Sunny começando a falar de verdade, é muito linda!
    Vamos ao próximo.
    Bom domingo!
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Acompanhar a saga dos irmãos Baudelaire é uma experiência incrível. Até o momento eu apenas li três volumes, e estou adorando. E creio que esse quinto irá me deixar muito revoltada e parece ser muito impactante também.
    Parabéns pela bela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ludmila!
      Sim, ainda haverão muitas reviravoltas!
      Beijos!

      Excluir
  6. Estou amando poder acompanhar a saga dos irmãos mesmo eles sofrendo bastante mas a verdade é que desde quando eu assisti a série eu fiquei muito apaixonada e querendo saber ainda de casa livro estou adorando a cada resenha.
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. Tem livros infantis que é a minha cara, sério haha!
    Estou bem curiosa pra ler Desventuras em Serie, parece ser uma história bacana demais, muito bem desenvolvida e que prende o leitor do inicio ao fim.
    Fiquei com receio quanto a quantidade de livros, mas espero conferir em breve.
    Altas aventuras a desses irmãos hein? <3
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  8. Oi Sam.
    Eu estou adorando as resenhas de Aventuras em série eu tenho realmente muito a pena dos irmãos uma pena que achou o disfarce do Conde nesse livro fraco estou muito ansiosa para ler porém não sei se tenho coragem necessária.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha sobre o quinto livro de Desventuras em Série, faz algum tempo que quero ler essa série, e ler sua resenha me deixou mais ansiosa ainda para começar a ler.

    ResponderExcluir
  10. Infelismente eu não me indentifiquei com esse livro. Não sei porque mas não consigo me focar em estórias que são narradas por crianças, ainda mais se essas crinaças sofrem muito, fico morrendo de dó. Efim, adorei a resenha mas essa não seria uma série ao qual eu gostaria de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Samantha ;)
    Nunca li a série acredita? Só vi o filme com o Jim Carrey. Nem a série do netflix vi.
    Que chato não poder se apegar aos personagens kkk
    Adorei os quotes também... vou ver se começo a ler a série logo!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela!
      Se você gostou do filme, acho que vai gostar dos livros, algumas coisas mudam, mas a essência é a mesma!
      Beijos!

      Excluir
  12. Até que enfim um livro onde os irmãos tem alguns momentos de alegria, fiquei impressionada com o diretor por colocar a bebê de secretaria tadinha rs. Fico me perguntando como o Conde Olaf tem essas ideias dos disfarces cada coisa que ele arruma.

    ResponderExcluir
  13. esse conde Olaf deixa qualquer um pirado

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Que maravilha saber que nesse livro tem vários momentos Felizes, apesar dos "Castigos"...
    Eu ainda não li nenhum deles...e estou apenas acompanhando por aqui, junto com vc. Mas fiquei meio assim, qdo vc diz que não pode se apegar aos personagens...ain...vai me dizer que eles vão morrendo, de um livro ao outro? Aff...já fiquei mais que curiosa, kkkkk
    Muito legal esses Quotes...adoro...dá para ter mais noção do livro!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tenho muito curiosidade em ler essa série, cada senha que leio dos livros me deixa ainda mais interessada em conferi tudo que dizem dela.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Quero começar essa série faz tempo, mas nunca encontro oportunidade. Depois de 4 livros os Baudelaire finalmente tiveram um final feliz no livro o/ sinto tanto dó deles, coitados. Sofrem demais sem os pais :( O Conde Olaf supera nas maldades a cada livro, pelo amor.

    ResponderExcluir
  17. Adoro ler as resenhas sobre essa série!! E uma pena que ainda não consegui ler nenhum dos livros mas pelo menos assisti a série!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!