[Resenha] As Tumbas de Atuan

As Tumbas de Atuan - Ursula K. Le Guin

As Tumbas de Atuan - Ursula K. Le Guin
Série Ciclo Terramar - Livro 02
Sinopse - Editora Arqueiro - 2017 - 160 páginas


“As Tumbas de Atuan” é a continuação de “O Feiticeiro de Terramar”, que narra a história de Ged durante suas aventuras, antes dele se tornar o arquimago de todas as ilhas desse mundo fantástico criado por Ursula K. Le Guin. Nesse volume, a história é contada pelo ponto de vista de Tenar, uma personagem nova, que quando pequena foi escolhida para ser a Sacerdotisa Única das Tumbas de Atuan, recebendo assim o nome de Arha.

“Essas nove pedras eram a Tumba de Atuan. Estavam ali, segundo se dizia, desde o tempo dos primeiros homens, desde a criação de Terramar. Tinham sido fincadas na escuridão, quando as terras se ergueram das profundezas do oceano.”

Arha é responsável por proteger as Tumbas de Atuan e fazer rituais e sacrifícios para os Inomimados, as “divindades” do local. A trama começa a se desenrolar quando Ged (nosso mago e melhor personagem desse livro) vai até as Tumbas roubar o anel de Erreth-Akbe, com o intuito de levá-lo de volta a Havnor, trazendo paz ao reino. Porém Arha o encontra vagando pelos labirintos das Tumbas e, sabendo que não pode permitir que Ged cometa o roubo, mas sem a coragem de sacrificá-lo como oferenda para seus senhores, o mantém em segredo como seu prisioneiro.

A vida toda Arha foi controlada, mesmo ocupando um cargo poderoso e digno de respeito, nunca teve opiniões próprias e foi criada para honrar seu “título”. Foi interessante acompanhar a personagem durante um grande impasse que cabia a ela resolver, e seu primeiro contato com alguém que lhe ensinou uma maneira diferente de pensar. Ged é maravilhoso, um mago muito poderoso, mas a história foca mais na sua influência e modo de agir que no seu poder, ele está bem diferente do livro anterior, sua evolução é inegável!

Atuan fica dentro do Império Karg, região que não havia sido explorada no primeiro livro da série e que gostei muito de conhecer agora, é um lugar diferente dos que estávamos acostumados, os moradores não aceitam a magia e não acreditam nela.

“A Terra é linda e iluminada e bondosa, porém não é só isto. A Terra também é terrível e obscura e cruel.”

Adorei os mapas que foram adicionados neste volume, além o mapa geral de Terramar, há um mapa ampliado de onde as Tumbas ficam e do labirinto que existe dentro delas, um cenário importantíssimo para a história, onde a maioria das cenas acontecem.

No final há um posfácio, onde a autora conta um pouco da sua experiência escrevendo o livro, bem como o que quis passar ao leitor com algumas cenas e atitudes de determinados personagens. Adorei ler esse posfácio, a opinião da autora me fez enxergar a história com outros olhos.

“A liberdade é um fardo pesado e uma carga enorme e estranha para o espírito carregar. Não é fácil. Não é um presente dado, mas uma escolha que se faz, e a escolha pode ser difícil.”

“As Tumbas de Atuan” é um livro curto, cativante, que nos faz refletir e querer mais. Estou amando viajar por Terramar e acompanhar Ged em suas aventuras, nessa série que conquistou meu coração. Já sou fã da Ursula! Muito ansiosa para o próximo volume!

Série Ciclo Terramar


1. A Wizard of Earthsea (1968) - O Feiticeiro de Terramar (2016)
2. The Tombs of Atuan (1970) - As Tumbas de Atuan (2017)
3. The Farthest Shore (1972)*
4. Tehanu (1990)*
5. Tales from Earthsea (2001)*
6. The Other Wind (2001)*
6,5. The Daughter of Odren (2014)*
*ainda não publicados no Brasil

Earthsea Cycle series - Goodreads

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Arqueiro.
Aguardamos seus comentários!
Beijos de uma arquimaga...

2 comentários

  1. SAm!
    Estou prestes a acompanhar essa saga da autora que amo desde a adolescência. Recebi hoje meu exemplar do Feiticeiro de Terramar e ainda nem li, mas já estou com vontade de ler essa continuação, porque a autora é diva.
    Quero acompanhar toda a aventura de Ged e Arha.
    “Será que você vai saber o quanto penso em você com o meu coração?” (Renato Russo)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elis!
    Eu estou querendo ler essa série desde que o primeiro foi lançado.
    Gostei da história que envolve magia, feitiços, rituais e coisas desse mundo.
    Espero que, como nesse livro a autora trouxe novos cenários, nos outros livros ela traga também sempre novidades pra acrescentar.
    Esperando muito me aventurar nesse mundo *--*

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!