[Resenha] Eu estou pensando em acabar com tudo

Eu estou pensando em acabar com tudo - Iain Reid

Eu estou pensando em acabar com tudo - Iain Reid
Sinopse - Fábrica231 - 2017 - 224 páginas


Este é o suspense mais inteligente e envolvente que li por décadas, por certo Hitchcock deve estar se contorcendo no túmulo por não poder dirigir um filme adaptado nesta trama ímpar. “Eu estou pensando em acabar com tudo” é tudo menos o que parece ser e Iain Reid é simplesmente um gênio que faz uma entrada brilhante na literatura, autor premiado em não-ficção, este é seu primeiro romance.

“- Às vezes um pensamento está mais próximo da verdade, da realidade, do que uma ação. Você pode dizer qualquer coisa, pode fazer qualquer coisa, mas não pode forjar um pensamento.”

A trama se passa em menos de 24 horas, um jovem casal percorre uma rodovia interestadual americana rumo à Fazenda dos pais de Jake, que vai apresentar sua namorada aos pais, a garota “inominada” está pensando em acabar com tudo, pois vem omitindo fatos que estão ocorrendo em sua vida depois que conheceu Jake, reminiscências, no entanto ela espera que essa viagem a faça mudar de ideia porque apesar de tudo ela acha que eles são perfeitos um para o outro, admira muito Jake, mas sente que ele afronta sua individualidade.

Neste sentido teremos uma temática centrada na questão relacionamento X individualidade, ou seria individuação, posto que Jake cita inúmeras vezes Jung, o que nos dá margem para diversas interpretações, principalmente porque conteúdos do inconsciente são explorados, como sonhos, sensações, memórias, num quebra-cabeça tenso e enigmático que nos prende de forma que não conseguimos parar de ler, um enigma que nos envolve completamente.

Se ao chegarmos finalmente à Fazenda as coisas parecem realmente fazer sentido, frente as descobertas que a “garota” faz sobre a família de Jake e o reflexo de seu passado sobre sua personalidade misantrópica, é no retorno à cidade que as coisas vão ficar realmente bizarras, pois agora “ela” tem certeza que realmente quer “acabar com tudo”, mas talvez seja tarde demais. Será?

“Você é uma boa pessoa ou é má?
O que mais me assusta é que não sei a resposta.”

O final é surpreendente, estava tudo nas entrelinhas, era só prestar atenção, nós somos o que somos e alguns fatos nos marcam para sempre. Se o lado escuro não for sublimado, como já dizia Jung, é extremamente arriscado olhar a própria sombra.

“Eu decidi. Eu precisava. Chega de pensar. Eu respondi à pergunta.”

Excelente!

Book Trailer



Essa leitura foi uma cortesia da Editora Rocco.
Aguardamos seus comentários! By.:.

14 comentários

  1. Rosem!
    Deve ser um tremendo thriller psicológico, digo isso pela sensação que passa ao leitor e porque de cita Jung, tem algo relacionado a problemas psicológicos e livros do tipo sempre me atraem.
    “A sabedoria consiste em compreender que o tempo dedicado ao trabalho nunca é perdido.” (Ralph Waldo Emerson)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rosem, não é um tipo de leitura que faço com frequência mas imagino que para quem curte o gênero deve ser bem interessante e animador você dizer que Hitchcock iria amar dirigir essa trama ;)

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    Que resenha é essa gteee...linda, parabéns!
    Eu tô louca pra ler esse livro, ouvi flar mto bem da escrita, do enredo tbm, qro!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Eu adoro suspense e quando li ''suspense mais inteligente e envolvente que li por décadas'', pensei: nossa, tenho que ler.
    A trama parece ser ótima. Do tipo que quanto mais você lê mais você se envolve com a história. Dica anotada e livro na minha estante de desejados.

    ResponderExcluir
  5. Adoro livros de thriller psicológico, e esse parece ser um bem legal!! Amei a resenha!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  6. Minha cara eu como super fan de Jung, e como estudante de graduação de psicologia, fiquei super intrigada com essa resenha, e com o livro em si. Imagino que para nos que compreende melhor a teoria do autor vai com certeza aproveitar muito mais dessa leitura. Estou super instigada por essa trama, e quero muito ler essa estória, e saber qual será seu desfecho. Tenho altas expectativas em relação a leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rosem!
    Adorei esse suspense e o booktrailer! Legal que tudo se passa em 24 horas, por que muita coisa pode acontecer em 24hrs e o livro deixou claro isso. Acho bacana essa temática relacionamento X individualidade, porque dá um desenvolvimento à história. Gostei muito.
    Abc

    ResponderExcluir
  8. Achei interessante o fato da garota ser inominada, deixa um certo grau de curiosidade implicita. E outra, você diz que em anos não lia nada assim, já me deixou super curiosa! Quero saber os motivos dela querer acabar com tudo e também como é o relacionamento deles todos na fazenda.
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  9. oi Rosem, que livro hein? super eletrizante, super cheio de surpresas

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gosto bastante de suspenses, já tinha visto esse livro em algumas livrarias mas nunca parei para ver do que se tratava, achei a história bem interessante, só fiquei com um pouco de receio de ficar entediante por se passar em 24 horas, afinal, esse deve ter sido um dia super movimentado, mas tirando isso, fiquei super curiosa para saber o que acontece no final.
    Beijos!

    ResponderExcluir

  11. Olá Rosem!

    Caramba! Que vontade de pegar esse livro agora para ler! Fiquei super curiosa para saber o que acontece com o casal e o pq exato que a menina quer acabar com tudo, mas ainda depois de conhecer os pais e por achar que é tarde demais. Parece um suspense que te prende do ínicio ao fim, e quando chega o final, você se vê supreendida e não acreditando no que aconteceu. Só sei de uma coisa: Já quero! rsrs...

    Amei a resenha!

    Beijos

    Vivian
    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  12. Oi Elis e Rosem, tudo bem!
    Não sou muito fã desse gênero literário, mas sua resenha me deixou curiosa, para saber a decisão da protagonista.

    *bye*
    Marla
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Parece ser uma leitura eletrizante que deixa o leitor ansioso por virar a página, fiquei muito intrigada com essa personagem e porque ela quer acabar com tudo, parece ser um mistério a ser desvendado.

    ResponderExcluir
  14. Imaginava um livro sobre depressão, suicídio, bullying. Se Ela considera os dois perfeitos um para o outro e mesmo assim pensa em terminar, deve estar escondendo coisas muito sérias. Parece um leitura frenética, daquelas que só conseguimos parar quando terminamos a leitura. Fiquei curiosa com tantos elogios ao livro.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!