[Resenha] MAURICIO

MAURICIO - Mauricio de Sousa

MAURICIO - Mauricio de Sousa
Sinopse - Editora Sextante - 2017 - 336 páginas


Recentemente, descobri que sou muito fã de biografias e desde então tenho procurado livros desse tipo que falem sobre pessoas que eu admiro ou tenho interesse em conhecer. Quando soube do lançamento de “Mauricio – A História que Não Está no Gibi”, me interessei de imediato, afinal Mauricio de Sousa, criador da Turma da Mônica, fez parte da minha infância e da infância de muitas outras pessoas há quatro gerações.

O livro é uma autobiografia que narra desde o nascimento de Mauricio (falando brevemente de seus pais e avós), passando pela sua infância e primeiros empregos, até a juventude, onde ele percebeu que queria ser desenhista e começou a correr atrás dos seus sonhos.

Com a vida adulta chegaram também os desafios, e Mauricio enfrentou vários deles, desde o primeiro “não” que o levou a ser jornalista em vez de ilustrador, mas que o ajudou a ganhar espaço no jornal para futuramente começar a publicar suas tirinhas, até as dificuldades em popularizar seus personagens, que o fez bater de porta em porta em jornais do interior, para vender suas histórias. Até mais futuramente, já com muito sucesso, mas ainda assim com empecilhos, ao fechar acordos com a televisão, cinema e teatro e levar seus personagens para o exterior do Brasil.

“De maneira geral, de pequenas conquistas em pequenas conquistas minha vida ia muito bem.”

Essa obra é muito nostálgica, me fez lembrar dos gibis que eu lia quando era criança e tanto adorava e dos personagens marcantes. Meu capítulo preferido é o do Parque da Mônica, que tive a oportunidade de conhecer aos 4 anos de idade e adorei, tenho lembranças muito boas daquele passeio até hoje. Nesse capítulo em questão, Maurício conta como veio a ideia de criar um parque e porque as atividades dele não são eletrônicas.

Adorei “conhecer” algumas pessoas que inspiraram personagens famosos do gibi, todos os dez filhos do Maurício ganharam um espaço nas historinhas e também outras pessoas que passaram por sua vida e o inspiraram.

O legal das biografias é que com elas, nós percebemos que alcançar o sucesso não é fácil, olhar para alguém já realizado nem sempre nos faz refletir sobre como essa pessoa chegou ali, mas observar todas as dificuldades que vêm antes do sucesso, nos mostra que a persistência é o principal ingrediente dessa receita, junto com a criatividade e o trabalho duro.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Sextante.
Aguardamos seus comentários! Beijos de uma fã...

10 comentários

  1. Achei esta autobiografia muito legal! É verdade que ela é uma obra mais interessante para os fãs da Turma da Mônica, especialmente para aqueles que cresceram lendo essa turminha e gostariam de saber como foi o início de tudo. A lição que ela nos passa também vai muito além de uma biografia, porque nada na vida vem fácil e para perseguir um sonho é preciso muita perseverança.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. SAm!
    O Maurício também é um dos meus ídolos da infância, pode crer.
    Cresci lendo os primeiros gibis criados por ele e gostaria demais de poder ler sua biografia que parece excepcional como ele mesmo é ao criar tantas personagens fantásticas e uma família tão linda!
    Bom final de semana!
    “Ciência é conhecimento organizado. Sabedoria é vida organizada.” (Immanuel Kant)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JULHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Deve ter muita coisa para contar o Mauricio, afinal é um grande sucesso, seus quadrinhos existem a muito tempo, lia muito e adorava. E saber que para chegar onde chegou não vou nada fácil nos mostra que devemos acreditar em nós mesmos e não desistir.

    ResponderExcluir
  4. Oi.
    Adorei essa indicação. Sempre amei essa turminha e os gibis acompanharam minha infância. Pura saudades! Essa edição está muito bonita, gostaria muito de ler! Um livro para se ter na estante e admirar.
    Ótima resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Adorei a sua resenha e fiquei encantada com a riqueza que tem esse livro. Ter a oportunidade de conhecer um pouco mais da vida desse homem que dedicou a sua vida inteira para conseguir realizar os seus sonhos e ao mesmo tempo incentivar as crianças para a leitura, dando cultura e diversão, definitivamente, não tem preço. É maravilhoso para todo fã ter uma obra dessa em mãos. Preciso ler!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Olá, quem não ama a turma da Mônica, né? A criação de Mauricio de Sousa é inesquecível e esse biografia, além de nos fazer lembrar um pouco sobre esse mundo, nos dá a chance de conhecer como o autor chegou ao topo. Beijos.

    ResponderExcluir
  7. é ótimo conhecer mais da pessoa que marcou a minha infância, um ilustrador de sucesso


    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Ganhei esse livro esses dias, porem ainda não li, curto muito ler uma biografia de quem admiro, cresci lendo os gibis da turma da mônica, tenho certeza que vou adora ler a história dessa pessoa brilhante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Eu não costumo ler biografias, mas quando fiquei sabendo que sairia este livro confesso que fiquei com vontade. Os gibis fizeram parte da minha infância e só tenho memórias boas.

    ResponderExcluir
  10. Oi! Quero muito ler essa autobiografia pois eu amo Turma da monica! Eu tinha uma coleção com quase 200 gibis! Acho que todo mundo já leu pelo menos um quando criança né hahaha Quero muito conhecer a história do Mauricio (que pelo que deu pra ler na resenha não foi nada fácil). A parte mais legal de autobiografias é ver que nada se consquista de uma hora pra outra. E ver todo esse sucesso depois de correr atrás é inspirador! Beijoss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!