[Resenha] Jane Austen roubou meu namorado

Jane Austen roubou meu namorado - Cora Harrison

Jane Austen roubou meu namorado - Cora Harrison
Sinopse - Rocco Jovens Leitores - 2017 - 288 páginas


“Jane Austen roubou meu namorado”, de Cora Harrison, é um romance de época juvenil que conta a história da conhecida autora Jane Austen em sua adolescência, a obra é baseada na vida dela, com pessoas que realmente existiram. Narrado em primeira pessoa pelos relatos de Jenny (prima de Jane) em seu diário, é uma história leve e divertida.

Jenny quer se casar com Thomas, mas enfrenta dificuldades em obter o consentimento de seu irmão mais velho, responsável por ela. Jane, por outro lado, não tem nenhum pretendente em mente, dança com alguns rapazes, mas não sente nada a mais por eles e muitas garotas tem raiva de Jane, já que os garotos só dão atenção a ela.

Na história aparece bastante a família das garotas, que é bem grande. No começo tive um pouco de dificuldade em diferenciar os nomes e relacioná-los às pessoas, mas durante a leitura me acostumei com todo mundo.

Jane foi uma personagem muito interessante, conseguia transformar tudo em uma história. Sua empolgação com os acontecimentos da vida real deixava tudo mais legal, as minhas partes preferidas foram quando ela disse que um dia seria uma grande escritora e quais elementos gostaria de ter em seus livros. Jenny já era mais quieta que a prima, mas as duas não se desgrudaram em nenhum momento. Porém meu personagem favorito do livro foi Harry Digweed, um garoto que fez de tudo para ajudar as amigas.

“(...) ela (Jane) puxou a escrivaninha embutida na cômoda, mergulhou sua pena no tinteiro e imediatamente começou a escrever. É incrível como ela cria rápido suas histórias. É bem diferente relatar coisas que aconteceram (...), mas ela precisa inventar e, mesmo assim, faz isso com muita rapidez.”

Confesso que no começo achei o enredo bem parado, contudo a história melhorou muito depois da metade, poderiam ter acontecido mais coisas para deixar a trama mais dinâmica, mas a leitura fluída ajudou bastante.

O final foi muito bom, aconteceu o que eu queria que acontecesse! Também curti bastante a nota da autora, onde ela revela qual parte da obra foi baseada em fatos reais (na vida da Jane Austen mesmo) e quais fatos foram inventados para incorporar à trama.

É um livro bem bacana para jovens que nunca leram romances de época e querem ter uma primeira experiência com o gênero, é legal conhecer alguns dos costumes do final do século XVIII e início do século XIX, como os bailes eram importantes para as garotas mais novas, quais tecidos eram usados nos vestidos e como as cartas constituíam o principal meio de comunicação.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Rocco.
Aguardamos seus comentários! Beijos... 

4 comentários

  1. Oi. Eu adorei essa capa! Eu nunca li nada da Jane, mas acho maravilhoso a história da vida dela, adoraria realmente ler algo baseado em fatos reais, assim poderia entendê-la melhor e como amo um bom romance, com certeza lerei.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  2. confesso que estou de olho nesse livro tem um tempinho já!
    curti a proposta da trama
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. a capa é uma graça e a sinopse também, promete uma leitura bem divertida e jovial :)

    Beijos
    https://tamigarotaindecisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sam!
    Na verdade gosto dos originais escritos pela Jane Austin porque acho irreverentes, quanto a esses livros que trazem variações das histórias originais, alguns são bons, outros não, porém o melhor aqui é que foi baseado em fatos reais.
    Desejo um ótimo final de semana!!
    “A sabedoria consiste em ordenar bem a nossa própria alma.” (Platão)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE SETEMBRO 3 livros, 3 ganhadores, participem.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!