[Resenha + Vasculhando] O Espetáculo Carnívoro

O Espetáculo Carnívoro - Lemony Snicket

O Espetáculo Carnívoro - Lemony Snicket
Desventuras em Série - Livro 09
Sinopse - Editora Seguinte - 2004 - 240 páginas


Em “O Espetáculo Carnívoro”, os irmãos Baudelaire estão mais perto do que nunca do perigo, mais precisamente no porta malas do Conde Olaf, única opção que encontraram para fugir da polícia (um longo mal entendido) sem serem vistos pelo vilão. Violet, Klaus e Sunny vão parar junto com a trupe de Olaf, no Parque Caligari da Madame Lulu, que é uma vidente e aliada do malvado ator que está atrás da fortuna dos irmãos.

Os órfãos precisam se disfarçar de aberrações para trabalhar no parque e possivelmente encontrar mais pistas do paradeiro dos pais deles, que podem ter sobrevivido ou não ao terrível incêndio na mansão onde viviam.

O mais legal nesse novo volume da série é que descobrimos várias coisas sobre Olaf e sobre como ele conseguia suas informações e também avançamos significativamente nas investigações dos órfãos.

A ambientação me agradou bastante, bem como as outras “aberrações” encontradas no parque que viraram colegas de Violet, Klaus e Sunny e que na verdade não eram aberrações coisa alguma, só eram manipuladas para pensarem isso e rebaixadas para que os outros tivessem mais poder. Eu amo as críticas sociais escondidas no meio dessa série, são coisas bem sutis, mas que quando lemos vemos o tamanho absurdo que é, o autor não tira o foco da história, mas abre os olhos do leitor que começa a perceber que o universo de Desventuras não é tão diferente assim do nosso mundo.

Essa série está ficando cada vez melhor e mal posso esperar para matar minha curiosidade sobre os pais Baudelaire e o passado de Conde Olaf e tantos outros personagens que cruzaram seu caminho ao longo desses nove volumes.

Desventuras em Série


10. O Escorregador de Gelo
11. A Gruta Gorgônea
12. O Penúltimo Perigo
13. O Fim

Vasculhando em quotes


Vasculhando em quotes se trata de vasculhar um livro e separar quotes relativos a alguns assuntos (sem spoilers), para dar a vocês uma noção do clima da história através dos detalhes - aparentemente superficiais - que fazem toda a diferença no contexto geral.

Cenário


“Mais além da montanha-russa, havia também uma fileira de barracas tremulando à brisa da noite como águas-vivas no mar (...)”

Moda


“E Sunny fechou a boca com força para impedir que uma das camisetas sujas de Olaf se enganchasse nos seus dentes afiados.”

“Vestia uma túnica comprida e brilhante que parecia mudar de cor conforme ela se mexia e um turbante parecido com o que o Conde Olaf usara (...)”

Veículos


“(...) Esmé Squalor – uma pessoa igualmente perversa, se bem que mais elegante, que estava agora sentada ao lado dele no banco dianteiro do automóvel (...)”

“(...) ao lado de cada barraca havia um trailer, um veículo sobre rodas usado como habitação por pessoas que viajam com frequência.”

Culinária


“Violet, que tinha um talento genuíno para inventar coisas, até começara a construir um forno solar para que a família saboreasse sanduíches de queijo quente (...)”

“Eu prefiro leite desnatado em caixinhas (...) É o que há de mais moderno com relação a bebidas.”

“Milagres são como almôndegas, porque ninguém está exatamente de acordo sobre do que são feitos, de onde vêm ou com que frequência devem aparecer.”

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos carnívoros...

9 comentários

  1. mais uma desventura desses órfãos!
    quantas emoções!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Sam.
    Fico feliz em saber que a série está avançando muito bem para você, eu tenho um certo receio de ler, por dois motivos, tenho pena dos personagens e não sei se tenho coração para as crueldades que eles passaram e por se tratar de uma série muito longa, que não é bem o gênero que leio, tenho um receio de desanimar, por outro lado, quero muito ler, porque essa história fez parte da minha infância e na época, era uma das minha favoritas.
    P.S espero muito que os pais deles estejam vivos.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. SAm!
    Mesmo com todo sofrimento essas crianças lindas e sofredoras ainda distribuem amor, né? Muito lindas!
    Imagino a agonia sem saber o que eles iriam fazer e como se safar dessa vez.
    A verdade é que o ser humano é realmente cruel e gosta de atrocidades.
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  4. Como sou nova na vida literária, tinha ouvido sobre as "desaventuras" porém nao tive a oportunidade de ler, mas pela resenha parecem ser historias de aventura, um pouco de fantasia e histórias nada paradas. Gostei do modo que foi resenhada trazendo curiosidade ao leitor, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Olá! Ainda não li nenhum livro dessa série, parece eletrizante e bem envolvente, cada resenha que vejo dos livro me deixai ainda mais curiosa em conferi isso tudo que dizem.

    ResponderExcluir
  6. Sempre que vejo os cometários sobre Desventuras em Série fico com muita vontade de ler. Todo mundo fala tão bem dessa série.
    Adorei os quotes que você escolheu. Deu pra ter uma ideia sobre a história.

    ResponderExcluir
  7. Como eu gosto dessa série! Mesmo sendo longa a trama continua gostosa e instigante para descobrir mais sobre essa família.
    Adoro tudo isso deles fazerem amizades com as "aberrações"

    beijos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Como assim? Minha xará?!
    Primeiramente gostaria de dizer que adorei a resenha, parabéns!
    Bom, tenho muita vontade de ler Desventuras em Série, mas sabemos que o preço é um pouco salgado rs, principalmente a nova edição (mas por incrível que pareça eu quero comprar a antiga).
    Eu acho essa série maravilhosa! Adoro o filme, tenho que terminar de ver a série da Netflix, só fico imaginando o quanto vou adorar os livros.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Samantha!!
    Ainda não li nenhum dos livros dos irmãos Baudelaire, mas conheço bem a estória e os infortunios que esses irmão passam na mão do Conde Olaf!! Espero ainda ler essa série maravilhosa!!
    Bjoss

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!