A Pousada Rose Harbor - Debbie Macomber
Sinopse - Novo Conceito - 2013 - 352 páginas
Debbie Macomber é uma experiente autora de massas, fala de pessoas e pessoalidades, sua temática é a do cotidiano, sua linguagem é simples, popular, direcionada especificamente aos seus “seguidores”, ops! leitores, tanto que, abre o livro com uma carta dedicada aos amantes de Cedar Cove, pois a cidade é polo central de outra série com treze livros, de modo que os fãs ditaram a localização da Pousada, cartada de mestre da autora.
A montagem fotográfica da bela capa, faz todo sentido quando acabamos a leitura, compactuando com elementos significativos do imaginário, o mesmo ocorre em seu interior, que contém um arranjo de rosas delicadamente diagramado em cada uma das 352 páginas, que são finalizadas com duas receitas de xales no final, uma de tricô e outra de crochê, que também correlacionam-se ao texto, ressaltando os inúmeros menus (sugeridos?) das refeições servidas aos hóspedes e visitantes de Jo Marie no decorrer do enredo. Estamos diante de uma climatização total, então vamos lá:
Bem Vindos à Cedar Cove. Apropriando-se da figura metafórica da Pousada Rose Harbor, a autora estabelece um lugar ficcional de reencontro para o si mesmo, espaço imaginário poético, onde desfilarão memórias, sentimentos, culpas, arrependimentos, sonhos, desejos, mágoas, saudades, concatenando passado e presente em consecutivos saltos quânticos da memória. A mensagem é reavaliação, liberação de ciclo, aceitação, redenção. Isto é a reconquista do si mesmo.
Situada não por acaso em uma região de clima úmido e frio, em uma pequena cidade litorânea, na Costa Oeste Americana, a Pousada nos introduz em um Porto (Harbor) de retiro, como a pausa de um suspiro, nos segundos que antecedem uma grande decisão.
E é neste sentir que somos apresentados às personagens, todas em estado de suspensão, desde a “protagonista” Jo Marie, que nos abre a porta do enredo em 1ª pessoa, e nos inseri na temática que irá permear este livro: a perda de entes queridos, o luto e seus reflexos.
E neste ponto a autora não se retém a clichês, analisa todas as possibilidades com uma profundidade inquietante. Digo inquietante pois, as situações expostas são de realidade crua, é a vida como ela é, e nos impressiona os meandros que a autora traz a tona, em um discurso aberto e coloquial.
Entrementes, estamos na Cidade de Cedar Cove, e vamos conhecê-la, caminhar por suas ruas, sentar e comer em seus Cafés, seremos apresentados aos vizinhos e em pouco tempo, lhes digo é dimensional, estamos lá, sabemos que rua nos leva à biblioteca, onde comer o melhor pastel ou a melhor torta, isso é genial, a autora realmente nos transporta à Cedar Cove.
Este estado dimensional é também intensificado na insistência com que ela nos descreve o clima: Vento... frio... Inverno... chuva fina... Gelo... Diretamente vinculado aos estados emocionais das personagens, a água que somos em todos seus estados físicos.
As narrativas intercaladas são confortáveis e estimulantes, uma solução plausível e acertada da autora que nos aproxima de Jo Marie com seu relato pessoal e nos posiciona como observadores dos dramas de Abby, Josh e das constelações de personagens que emanam deles.
Debbie Macomber desenvolveu um enredo potente, inquietante e ao mesmo tempo de uma doçura cálida e extremamente feminina, no início causa um certo estranhamento pois é lento, úmido, morno, é uma Grande Mãe ctônica que vai falar em seu inconsciente de coisas úmidas e escuras, portanto é um livro para pessoas maduras, que tenham alguma “bagagem” sobre as coisas da vida.
O termo “fardo” é constantemente utilizado na designação de sensações que Jo Marie sincroniza em seus hospedes, e é exatamente o que temos, peso, densidade, necessidade de enfrentamento e transformação.
Portanto, com A Pousada Rose Harbor, é em um Porto de inter-relacionamentos que iremos atracar, com todos os conflitos e dores possíveis, mas também com soluções emocionantes, comoventes, e até românticas, mas, muito terra a terra. Pode até ser ficção mas é “tudo verdade”.
O enredo está explícito na sinopse, falar mais das personagens é entregar o ouro, o livro é bem concluído com a partida dos hóspedes, Jo Marie já fez novas reservas, é assim que findamos a leitura, aguardando o próximo livro da série Rose Harbor, se acaso quisermos conhecer novas histórias que prometem com certeza novas descobertas.
Agora um aparte, a personagem que mais me encantou diante de sua personalidade determinada e ainda imprevisível, mas totalmente cativante foi: Roven, hahaha... Mark promete também.
Debbie foi me conquistando aos poucos, e no final me fisgou! Recomendadíssimo para pessoas que estão em processo de luto, e para adultos em fase de crescimento.
Esta leitura foi uma cortesia da Editora Novo Conceito.
Aguardamos seus comentários! Beijos...
Eu estou muito curiosa por esse livro. A capa e o livro são bem sugestivos e mostram que a história tem tudo para encantar os leitores. Só não sei se o livro seria certo pra mim, pois não sou madura hehe E como você falou que o livro é para pessoas que "tenham alguma bagagem sobre as coisas da vida", não sei se seria a leitura adequada pra mim =/
ResponderExcluirBeeijos,
iSteh
Ahn, vou passar minhas férias na Pusada Rose Harbor, parece ser bem aconchegante, e ainda tem uma biblioteca na cidade.. :)
ResponderExcluirAh Elis, adorei o seu jeitinho de letrar sua filha, com cartinhas de amor, muito fofo!
Bye da Pah
Livros Estrelas
eu estou bem curiosa quanto a esse livro
ResponderExcluiressa é a segunda resenha que eu leio, estou empolgada sabe
Li a resenha da Lilian e ela também gostou do livro ♥
ResponderExcluirDepois que terminar o livro da minha diva Cecelia Ahern vou ler A Pousa Rose Harbor, parece encantador o livro ♥
Beijinhos.
www.intheskyblog.blogspot.com.br
Oi Elis!
ResponderExcluirMenina, vc é rápida, heim? Eu ainda nem recebi o meu exemplar! rs
Eu gostei bastante da sua resenha e se antes já estava animada pra ler, agora estou mais ainda. Achei o livro uma graça, tenho certeza de que vai ser uma leitura rápida e bem prazerosa!
Beijos
http://www.coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/
Ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, mas estou bem curiosa para lê-lo. Ótima resenha!!!
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Primeira resenha que eu vejo desse livro, estou louca para ler. é super a minha cara *o*
ResponderExcluirOi Elis, não conhecia esse livro ainda mas fiquei bem curiosa depois da sua resenha, gosto muito desses livros que nos levam para dentro deles que nos fazem sentir parte da estoria e do ambiente, só o que me deixou um pouco desanimada foi que você falou que o livro é mais para adultos, pessoas maduras e que tem um pouco mais de bagagem da vida ): mesmo assim eu irei ler porque gostei da temática e da sua resenha (: e sem falar que a capa é linda!
ResponderExcluirAgente já postou lá, quer ler? Desde já obrigada!
-Mica
Fallen in Me
Vou adorar ler este livro.
ResponderExcluirEu gosto muito desse estilo de leitura, com personagens pŕoximas da vida real mesmo, de gente como a gente
ResponderExcluirAmei sua resenha
bjins
Leila
Uau que resenha fantástica, uma escrita impecável mesmo. Já tinha me interessado pelo livro, agora eu necessito dele pra mim. E mais uma vez, parabéns pela resenha!
ResponderExcluirOi,Elis!
ResponderExcluirDentre os últimos lançamentos da NC esse foi um dos que mais me chamou a atenção. Essa é a primeira resenha que leio e gostei muitos dos pontos destacados. Gosto de romances onde personagens se aproximam da realidade.Ótima resenha!
Zilda
http://www.cacholaliteraria.com.br
Muito curiosa, parece ser MESMO um livro muito bonito, com uma linguagem mais poética, e que te faz refletir bastante, visto os temas que ele aborda. A resenha foi bem legal, me fez ficar mais curiosa ainda viu, e isso me mata, porque fico me roendo pra ler logo. E que livro lindo é esse, acho que um dos mais lindos da Novo Conceito, fora o kit que é maravilhoso, o trabalho interno do livro também é perfeito, já vi em outro blog e amei!
ResponderExcluirkkkkkkkkkkk Eu não estou em fase de luta,mas me enquadro na fase de adulto em crescimento rs quero muito ler esse livro , adorei a resenha , nao parece ser superrrr legal ,mas parece que tem uma licao interna pra algumas pessoas fisgarem durante a leitura .
ResponderExcluirComo comentei no Skoob, quero muito ler esse livro desde que via capa dele na época de seu lançamento. Gostei muito da sua resenha e ela só aumenta a vontade de ler.
ResponderExcluirAinda não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro, embora confesso que quando li a sinopse não achei a história muito interessante. Mas depois de ler sua resenha, mudei totalmente minha opinião ^^ adorei a história é o tipo de livro que nos faz refletir sobre a vida e ainda sim trazer isso de forma leve e descontraída.
ResponderExcluirAdorei a resenha.
Beijos
OI, ainda não li o meu, mas será o próximo, vocês estão falando muito bem dele.
ResponderExcluirQuero ter minha própria experiência na pousada :D
Beijokass
Meus livros, meu mundo.
Wow, que livro ótimo! *-*
ResponderExcluirQuero muito ler, principalmente agora que estou ficando sem opções pra livros ^^
Ótimo blog, parabéns!
Nunca li nada dessa autora,por isso acredito que ficarei perdida ao ler o livro e ela citar elementos de séries anteriores que nem vc citou no começo da resenha.
ResponderExcluirMas o fato dela escrever sobre luto e sobre temas do cotidiano,me agradou é sempre bom lermos algo do nosso dia a dia,ou que faz parte da nossa vida em algum momento.
Acredito que seja uma ótima leitura,mas nada memorável.
bjs Nati
Eu não vejo a hora de ler este livro!! Adorei a resenha.
ResponderExcluirNao vou participar do sorteio por motivos óbvios.
Só passei mesmo para elogiar.
Bjkasssssssss
Eu sou desses adultos em fase de crescimento...Sua resenha é encantadora, já tinha lido uma outra resenha desse livro e achei muito legal, por isso decidi participar da promoção... Mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa e ansiosa para ler esse livro... Eu preciso disso, esse reencontro comigo mesma, esse livro se encaixaria perfeitamente no meu estado de espirito atual...
ResponderExcluirOtimo livro,gostei do enredo e da capa.......
ResponderExcluireu gostei da sua resenha estou doida pra ler esse livro, ja li alguns romances de banca dessa autora e creio que toda a sua capacidade de escrever transformara esse livro em um sucesso!!! e achei super cut o kit do livro!!!
ResponderExcluirOi Elis...
ResponderExcluirJá li resenhas sobre esse livro e a sua veio para me fazer ler esse livro.
Notei pontos interessantes na sua resenha tipo a forma que a Jo lida com seus sentimentos e perdas!
Parabéns pela resenha :)
Quero ir passar minhas férias lá!
Adoro quando a ambientação é quase como uma personagem do livro, de tão palpavel que se torna. Hotéis e pousadas são mesmo lugares maravilhosos para se contar boas histórias, muitos bons livros e seriados já mostraram isso. Achei uma jogada ótima o fato do hotel ser na cidade em que foi escrita a série de treze livros, assim se virarmos leitores fiéis (seguidores, heheheheh) teremos uma longa listinha para nos ocuparmos.
ResponderExcluirEu nunca tinha me interessado pelo livro até ler uma resenha e me apaixonar, me encantei com o jeito de Abby e espero que ela possa seguir enfrente e que possa vir a se apaixonar pelo seu novo hospede : D
ResponderExcluirSó nas entrelinhas a história já cativa..
Oi Elis
ResponderExcluirParabéns pela sua resenha, ficou maravilhosa!!
Esse livro já está na minha pilha de leitura e em breve vou ler ;)
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Esse livro eh maravilhoso. Fiquei ansiosa pelos próximos.
ResponderExcluirO livro parece ser bastante interessante, gosto desse tipo de aproximação que o autor faz, é como se nós fizessemos parte daquela história, como se participassemos das cenas. Com certeza irei ler ;)
ResponderExcluirQuando vi a capa do livro no Skoob fiquei muuuuito curiosa para ler e, por acaso, achei essa resenha muito interessante aqui. Fiquei com mais vontade ainda de ler!
ResponderExcluirDeve ser uma delicia esse livro! Fique curiosa!!!
ResponderExcluirA capa do livro é uma delícia, dá vontade de se hospedar lá... kkk adorei a descrição dos personagens que você fez!!! Quero ler sim!!!
ResponderExcluirOi Elis!
ResponderExcluirEstou de malas prontas para uma temporada na Pousada Rose Harbor rsrsrs
A capa é um encanto, a narrativa fluída faz com que a gente não largue até chegar ao finalzinho e depois dá uma saudade danada dos personagens ...
Ammmei mtooo!!!
Elis,
ResponderExcluirAmei essa capa, e sou dessas mesmo que se encantam com a capa e já querem ler o livro. E como vc falou, esse livro deve ser mesmo muito bom, vc me deixou curiosa sobre os personagens do livro. E deve ser bom mesmo para quem não está nesse processo de luto. Tô louca para ler.
Beijos
Adriana
Amor à primeira vista. Esse foi o sentimento que experimentei ao ver o lançamento 'A pousada Rose Harbor'. Amei a capa, o título que me fez imaginar surpresas nessa pousada,a sinopse convidativa, enfim, tenho altas expectativas para essa leitura.
ResponderExcluirGosto de histórias assim, que passam sentimentos bem humanizados, que me façam refletir e pensar que poderia ser comigo ou com alguém ao meu redor.
Quero muito ler esse livro, o meu preferido desses lançamentos da Novo Conceito.
Minha paixão pela Debbie vem desde os livrinhos de banca... tenho todos XD... são histórias simples e, mesmo assim, lindas *-*
ResponderExcluirQuando vi esse livro, imaginei que era um daqueles romances bem chatos e melosos, mas pelo que estou vendo, me parece ser um drama bem complexo. Às vezes, gosto de ler histórias mais profundas, e que nos questionam mesmo que indiretamente. Fiquei bem curioso pra lê-lo.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Legal, uma história bem sentimental e como fala de sentimentos de perdas sem ser clichês. Como é uma série estou achando que vai ter vários personagens passando pela pousada e cada com uma histórias que eu espero me surpreender. Não sei se é esse livro ou outro da autora que vai virar um seriado me deixou mais curiosa em ler algo da autora.
ResponderExcluirEssa capa é muito linda, assim como todas as da Novo Conceito
ResponderExcluirLouca pra ler! *--*
ResponderExcluirEstou com muita vontade de ler esse livro, quero demais ler logo !! Diz muito sobre as pessoas e sei que vou apaixonar no livro !
ResponderExcluirBeijos
Bom eu não estou na fase de luto mas acredito que a fase de crescimento não deve acabar nunca, então quero muito ler esse livro, não li nada da autora ainda mas fiquei encantada com a descrição que você fez na resenha. Adorei.
ResponderExcluirA Editora Novo Conceito é uma das poucas editoras que tem os livros não só bons em conteúdo, mas bons em acabamento.
ResponderExcluirOs livros da editora são ótimos, leves e cheirosos, vivo cheirando os meus livros sempre que compro ou que vou reler eles, e acredite ficou muito feliz com isso.
É prático para mim que leio no ônibus levar os livros já que eles não pesam tanto.
Adorei a resenha :) E estou doido para ler este livro.
Um livro que passa certas mensagens de amadurecimento é sempre muito bem-vindo. Estou apaixonada pelo blog,pelas fofurinhas e tudo mais, adorei a sua resenha -mais uma,neh?!
ResponderExcluirBeijoss, !!
A resenha não deixa dúvida que o livro é realmente bom, foge a linha dos romances que li ultimamente, por isso é mais um motivo pra me interessar. Com certeza vou comprar.
ResponderExcluir