[Resenha] Enraizados

Enraizados - Naomi Novik

Enraizados - Naomi Novik
Sinopse - Fantástica Rocco - 2017 - 384 páginas


Agnieszka vive num vale muito próximo de uma Floresta maligna, que de tempos em tempos contamina as vilas vizinhas corrompendo as pessoas, tornando-as parte da Floresta, elas se esquecem de quem são e se tornam perigosas para as demais. As doenças da Floresta são incuráveis, por isso os moradores as temem tanto.

A Floresta está se expandindo, tomando conta de vilas e trazendo muitos problemas para as pessoas, a única proteção dos moradores é um poderoso feiticeiro conhecido como Dragão, que em troca dos seus serviços de controlar (na medida do possível) a Floresta, todos os anos recebe uma parte da colheita da vila e de dez em dez anos leva uma garota para sua torre. Ninguém sabe o porquê, mas depois de dez anos, a escolhida recebe um dote do Dragão e parte para explorar o mundo.

Agnieszka e outros moradores de sua vila tem a convicção de que Kasia, melhor amiga da garota, será a próxima escolhida do Dragão, ela é inteligente, corajosa e bonita, o tipo de jovem que o feiticeiro escolhe. Só que não é isso o que acontece e Agnieszka é escolhida. Ela não estava preparada para isso e nunca pensou que seria escolhida pois é toda desajeitada, vive se sujando mesmo quando tenta permanecer limpa e, para piorar, não sabe cozinhar direito. No entanto, Agnieszka acaba descobrindo coisas sobre si mesma que jamais imaginara quando estava enraizada em sua vila.

“Enraizados” é um livro que me conquistou pela sua sinopse digna de um conto de fadas e a capa lindíssima, a experiência de leitura foi muito boa, me diverti com as brigas e desentendimentos de Agnieszka com o Dragão, mas torci para que eles pudessem se dar bem juntos; admirei a amizade dela com Kasia, a determinação e coragem de ambas; fiquei encantada com os elementos mágicos desse livro e as cenas de ação, que felizmente também fizeram parte da trama.

O livro começa bem tranquilo, fica um pouco parado antes da metade, mas depois entra num ritmo bem legal onde acontecimentos mais tensos prendem o leitor na história. Achei que a leitura poderia ter sido mais fluída em determinadas partes, não é o tipo de livro que eu consigo ler muitas páginas de uma só vez. Um ponto positivo é a narrativa em primeira pessoa, que faz o leitor se aproximar da protagonista.

Os cenários explorados são inúmeros: a vila, a torre, a Floresta e um reino. Há diversos acontecimentos inesperados que vão mudando a atmosfera da história, tornando tudo bem diferente de como era no início. As lendas desse mundo criado por Naomi Novik (inspirado em contos de fadas poloneses) se encaixam perfeitamente na trama e fazem com que o final do livro seja muito bom, sombrio e mágico ao mesmo tempo.

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Rocco.
Aguardamos seus comentários! Beijos enraizados...

Um comentário

  1. SAm!
    Gosto de livros de fantasia e quando vem com enredo diferenciado, ainda melhor, porque é bem como falou, todos tem sido mais do mesmo.
    Esse nem tinha isto em nenhum blog, é a primeira resenha que leio dele e fiquei fascinada, primeiro pela Floresta ser um tipo de protagosnita no livro, já que tem vida própria e por causa de Dragão, fiquei cheia de curiosidade para saber quais mistérios rodam o sequestro de uma garota a cada 10 anos.
    Um domingo abençoado!
    “Desejo a você e à sua família um Natal de Luz! Abençoado e repleto de alegrias. Boas Festas!” (Priscilla Rodighiero)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA dezembro 3 livros + 2 Kits papelaria, 4 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!