[Resenha] Extraordinárias

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil
Aryane Cararo e Duda Porto de Souza
Sinopse - Editora Seguinte - 2017 - 208 páginas


O título “Extraordinárias: Mulheres que Revolucionaram o Brasil” já diz tudo sobre esse livro biográfico cheio de empoderamento feminino e história. Com duas autoras e nove ilustradoras com trabalhos incríveis, podemos conhecer muito da história do nosso país ao longo desta obra.

Somos apresentados a 44 mulheres brasileiras ou abrasileiradas de todos os tempos, que merecem ser lembradas por algum feito importantíssimo que mudou a história do Brasil. Algumas delas já são bem conhecidas (como Carmen Miranda, Marta, Maria da Penha, Chiquinha Gonzaga, Princesa Isabel, Dandara, etc), outras foram esquecidas nos livros e só conheci agora com esta leitura.


A cada capítulo temos a ilustração da figura histórica retratada, sua biografia, seus feitos e às vezes alguma informação a mais. São três folhas escritas e uma com ilustração para cada mulher, a leitura é bem rápida, com linguagem fácil e dá pra aprender bastante coisa! É ótimo ler sobre uma mulher por dia para sempre se inspirar com essas personalidades incríveis!

“Sou uma pessoa livre e em paz com o mundo. Conquistei minha liberdade a duras penas, rompendo com as convenções que tolhiam meus passos.”  [Leila Diniz]

Sobre as ilustrações, gostei muito de todas, mas tiveram duas artistas que ganharam meu coração: Lole e Bárbara Malagoli, fiquei super interessada em conhecer outros trabalhos delas. E também amei a capa holográfica, que dependendo da posição que você olha, forma quase todo o arco-íris!


No final do livro há um Glossário onde dá para prender ainda mais sobre alguns termos citados anteriormente e uma linha do tempo “A vida das mulheres brasileiras”, para se situar cronologicamente e saber quando os direitos femininos foram conquistados e o quanto isso demorou para acontecer.

É legal refletir, durante a leitura, que muitas daquelas mulheres passaram por dificuldades e tiveram uma vida bem simples, mas mesmo assim fizeram algo notável e lutaram por seus princípios, não deixaram que a sociedade as moldasse. Quantas de nós também não somos, ou ainda nos tornaremos, mulheres extraordinárias?

Recomendo demais o livro por ser bem diferente e misturar duas coisas que eu gosto muito: história e biografias, e ainda falar sobre mulheres. É importante valorizá-las e lembrá-las, porque nem só de homens é feita a história brasileira!

“Lute contra o preconceito. Lute contra a falta de apoio. (...) Lembre-se de quão sozinha você se sente agora e ouça quando eu te digo o seguinte: no mundo inteiro, existem meninas que se sentem do mesmo jeito. Meninas que recebem olhares, meninas que são questionadas sobre estar ali, meninas que são expulsas de campeonatos e recebem apelidos nada elogiosos.” [Marta Vieira]

Essa leitura foi uma cortesia da Editora Seguinte.
Aguardamos seus comentários! Beijos empoderados... 

5 comentários

  1. que lindo, desde a capa a diagramação interna, um capricho só!
    acho legal as biografias históricas dessas mulheres
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Samantha! Oi, Elis!

    Que capa linda, deixou o livro ainda mais convidativo. Adorei o tema, tudo que envolve empoderamento feminino chama minha atenção. Fiquei curiosa para ver as ilustrações, devem ser lindas.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Além da capa ser lindissima, o livro ser ilustrado o que dá uma cara para nossas heroínas o livro tem tudo para ser um incentivo cada vez maior para nós mulheres seguirmos nossos sonhos e desejos e não se deixar levar pelo mundo machista que em inumeras vezes tentando nos diminuir. Assim qeu tiver oportunidade quero essa obra pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de capas holográficas.
    Achei incrível a ideia esta linha do tempo e como vc disse, "nem só de homens é feita a história brasileira", precisamos conhecê-las.

    ResponderExcluir
  5. Livros sobre o empoderamento feminino estão entre os meus favoritos, amo!

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!