[Resenha] O vento pela fechadura

O vento pela fechadura - Stephen King

O vento pela fechadura - Stephen King
Coleção A Torre Negra - Spin-off
Sinopse - Editora Suma - 2013 - 288 páginas


Para aqueles que estão se programando para iniciar a leitura de “A torre Negra”, mas ainda estão intimidados por seus sete volumes, “O vento pela fechadura” pode dar uma instigante ideia do que  será aventurar-se pelo universo mágico de Roland Deschain  – O pistoleiro – e as lendas que cercam o mundo médio.

King situa “O vento pela fechadura” como o livro 4.5 da saga da Torre Negra, entretanto como foi escrito após a finalização da mesma –  como uma alegoria de retorno – pode ser lido tranquilamente de forma isolada e ainda assim situar o leitor em um contexto vibrante do referencial de Roland na formação das crenças que o impulsionam à busca da Torre Negra.

“Uma pessoa jamais fica velha demais para ouvir histórias. Homem e menino, menina e mulher. Jamais velhos demais. Nós vivemos para elas.”   [Roland Deschain]

Assim, “O vento pela fechadura” é uma história da infância de Roland que influenciou sua busca pela Torre Negra, e ele vai reconta-la a seu Ka-tet – Eddie, Susannah, Jake e Oi – a beira da lareira em uma cabana abandonada, em uma cidade fantasma em meio a uma borrasca mortal, que o faz recordar uma outra borrasca há muito tempo atrás em sua adolescência. Ou seja, a história dentro da história da história, marca registrada do bom e velho King.

A fábula “O vento pela fechadura” conta a lenda de Tim, das fronteiras de uma floresta mágica, de sua busca por um misterioso mago que nos remete a lendas arturianas e ao surgimento dos primeiros pistoleiros do mundo médio.

Fábula, mistério, aventura, magia... Esses são os elementos que nos envolvem, encantam e King está em sua melhor forma neste retorno à Torre. Tim é simplesmente arrebatador, vibramos com ele desde o início e ao final entendemos porque sua história marca Roland para sempre; Trata-se de um ato de fé no invisível e vitória sobre os medos, sensacional.

Podemos dividir “O vento pela fechadura” em 3 partes: A travessia do Ka-tet e princípio da Borrasca, O trocapele - a primeira aventura de Roland como pistoleiro aos 15 anos, e O vento pela fechadura, em que ele conta a história de Tim a Bill pequeno, que acaba de ficar orfão:

“ Era uma vez, antes de o avô do seu avô nascer, um menino chamado Tim...”

O Vento pela fechadura é um conto perfeito para crianças, pois é uma historia mágica de coragem, amor, fé e superação, Tim é admirável, inspirador e inesquecível, fica a dica aos pais contadores de histórias.

“ e continuaram pelo Caminho do feixe de luz – para Calla Bryn Sturgis, para a fronteira, para o Trovão e para a Torre Negra mais além. Estas foram coisas que aconteceram, era uma vez.”

Magnífico.

King forever… 

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

4 comentários

  1. Rosem!
    King é um daqueles escritores tipo: ame-o ou deixe-o. E se começar a ler um livro dele sem entender sua dinâmica, pode ser prejudicial.
    Bom é ver aqui que fala sobre a infância de Roland e que tem muita magia, aventura e mistério, elementos essenciais para prender a leitura.
    Desejo um ótimo final de semana!
    “Bem aventurados os que mudam suas atitudes sem esperar um ano novo.” (Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosem!!!
    Eu vou me aventurar pela primeira vez com King nessa série de "A Torre Negra", pois também acho que vai ser a que menos vai me deixar acordada sem dormir por causa de medo.
    Legal, saber desse spin-off que fez após o término da série e que pode ser lida também antes, porém eu vou seguir a ordem direitinho e ler desde de o primeiro ^^

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. king é aquele meu amor platônico, não me aproximo, masa fico sempre a espreita de suas novidades
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!