[Resenha] Outsider

Outsider - Stephen King

Outsider - Stephen King
Sinopse - Editora Suma - 2018 - 528 páginas


Mais uma vez Stephen King traz à tona nossos medos mais primitivos, em “Outsider” ressalta o quanto as aparências enganam e como crimes violentos que ensejam clamor público tem uma grande probabilidade de redundar em mais violência, refletindo o medo insano gerado pelo reconhecimento da fragilidade humana.  

Frank Peterson, 11 anos, foi cruelmente assassinado, os detalhes são sórdidos. Todos os indícios apontam para Terry Maitland, treinador da liga infantil de beisebol. A pacata cidade de Flint City horrorizada pede justiça, Maitland é preso em uma ação rápida e ostensiva da polícia local, entretanto ele nega tudo e tem um álibi forte e irrefutável.

“Será que o monstro dentro dele não só tinha matado o garoto como também apagado todas as lembranças do ato?”

King constrói em “Outsider” uma trama sólida que dispensa a minuciosa descrição de suas personagens, trata-se de uma ação policial, portanto queremos fatos e é o que ele nos oferece: arquétipos habilmente utilizados para reforçar o clima de mistério/repúdio a que somos lançados, policiais, testemunhas, um promotor cego por justiça [e“of course” ascensão na carreira], e uma força policial desfalcada pelo início de verão incapaz de impedir o clímax turbulento que se sucederá.

Diálogo direto, elementos periciais específicos, é como se estivéssemos dentro de um seriado de CSI, como ele mesmo faz referência no decorrer do enredo, mas o que queremos descobrir é como uma pessoa pode estar em dois lugares ao mesmo tempo.

O que realmente ocorreu naquela tarde no parque de Flint City? Quem matou Frank Peterson e por que?

As personagens a princípio arquetípicas desenvolvem-se no decorrer dos acontecimentos que tencionam-se a ponto de ebulição. Sob o ponto de vista do investigador Ralf Anderson, acompanhamos os primeiros depoimentos, provas periciais, e uma das cenas mais sensoriais de comoção pública que só um mestre como King poderia conceber quanto aos instintos primitivos da espécie humana. Essa cena vai transformar Anderson assim como o enredo da trama.

Como bons leitores de King vamos logo formando nossas teorias, relembrando mitologias, deduzindo isso e aquilo, quando Holly Gibney surge em cena nos remete as habilidades psíquicas de Hartsfield em um provável duplo de Maitland no município de Canning, e mesmo que não seja o caso ao menos já podemos esperar pelo que já intuímos desde o início: algo bizarro vem por ai e como a própria Holly diz sobre o caso:

“-Tudo é possível... Tudo. O mundo é cheio de cantinhos e frestas estranhos.”

E nós podíamos esperar por tudo menos que “El cuco” fosse a mitologia que norteia a história que o tempo todo era sobre… a infinita tecla que King sempre trata de ressaltar e que poucos compreendem. Holly nomeia o fenômeno, que por símile é o título da obra: O Forasteiro.

“Eles andam entre nós. Você sabe disso.”

Em treze dias William Samuels, Terry e Marcy Maitland, Howard Gold, Alec Pelley, Yunel Sablo e Jack Hoskins terão suas vidas transformadas, mas Ralf Anderson e Holly Gibney depois dos fatos de Marysville terão consciência de que:

“Não há fim para o universo.”

Envolvente, inquietante, surpreendente, genial. 

A Editora Suma liberou um exemplar do livro para sorteio!!!
Clique abaixo e participe:

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! By.:.

21 comentários

  1. Rosem!
    É a primeira resenha que leio do livro e já estou aqui totalmente empolgada para poder fazer a leitura.
    Fáantástico Mestre King mistura uma investigação criminal com algo 'sobrenatural', mudando a performance das personagens no decorrer do livro e tornando a leitura intigante e misteriosa, além de trazer curiosidade para chegar ao final.
    “Se você realmente quer algo na vida, tem que lutar por isso.” (Homer Simpson)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA JULHO - 5 GANHADORES - BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
  2. "Envolvente, inquietante, surpreendente, genial."
    Essa última frase escrita na resenha me chamou atenção. Isso porque você descreve características do tipo de livro que me atrai.
    Eu nunca li nenhuma obra do mestre King, e Outsider com toda a certeza fará parte da minha lista de desejados para leitura.
    Gosto de mistério, de investigação e de assassinato hahahaha Outsider sem dúvidas é o tipo de livro que mexe com nosso imaginário!!

    Parabéns pela resenha. Gostei muito.

    Primeiro post que leio do blog e já adorei!!

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Estou em choque com esse livro. Como SK consegue criar novas histórias tão cruéis e ao mesmo assustadoramente envolventes, é o que veio me perguntando desde meu primeiro contato com ele, quando eu tinha só 12 anos, e nunca mais parou. Este livro tem uma mistura de fatores que qualquer leitor de terror e suspense espera: a dose de medo do desconhecido, e as possibilidades medonhas que existem a cada virada de página. Se eu quero ler? Imagina! ♥

    ResponderExcluir
  4. Essa é a primeira resenha que leio desse livro, curto muito um suspense e a escrita do Stephen King, agora fiquei ainda curiosa em conferi essa história que parece super envolvente.

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não havia lido resenhas sobre esse livro para não colocá-lo na frente na lista de desejados, mas agora não tem mais volta rsrsrs
    Amo a forma como o King desenvolve suas histórias e seus enredos policiais são especiais, já que ele não escreve tanto assim thrillers, mas quando escreve é genial!
    A Rosem conseguiu deixar a história ainda mais desejável! A resenha está simplesmente maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. O livro parece conter uma narrativa bem escrita e cheia de detalhes!! Personagens bem construídos, uma trama que com certeza conseguirá fazer com que o leitor fique ávido por ler cada vez mais a cada capítulo!! Stephen King sabe impressionar os leitores!! A capa está belíssima!!

    ResponderExcluir
  7. king é um mestre,, inegável!
    infelizmente, suas histórias não são pra essa minha mentezinha fragil, o cara escreve tanto que torna qualquer enredo de ficção realidade assustadoramente assustadora
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu ainda não li nenhum livro do Stephen King, mas fiquei curiosa para saber mais sobre essa história e sobre quem assassinou Frank Peterson.

    ResponderExcluir
  9. Como já mencionei, o rei nao tem parada kkkkkk. Quando olhei essa capa no começo, me lembrei de O Chamado do Monstro e acho q essa estranhesa da historia me parece ter o mesmo ponto de partida. Amo suspense, investigação, misterio, mas confesso q nunca li King, tenho medo de nao corresponder as expectativas de tantos leitores apaixonados. Voltando ao livro, ele me parece um livro q nao sussegamos enquanto nao descobrimos o fim, o pq de tudo e quem fez, sao tantos detalhes q quase impossivel nao ficarmos presos na leitura. Espero perder esse medo bobo e aproveitar essa narrativa maravilhosa q o King sabe nos mostrar.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  10. Primeira resenha que leio do livro, Jesus que historia é essa. Li um único do mestre mas era "fantasia", diferente desse que pode ser bem real. Com sua narrativa pesada, esse livro deve se fazer real na mente do leitor, sei que não é o caso dele, mas ainda quero ter medo lendo alguma coisa do king.

    ResponderExcluir
  11. Suspense + King: :o Não gostei muita da minha primeira experiência com o King, mas este livro me interessou muito. Suspense por si só já é envolvente, e a escrita do King é muito fluida, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  12. Ainda não conhecia este livro do King, e como super fã da escrita do autora já estou louca para ler.
    Achei bem legal essa trama que ele abordou, envolve um assunto muito comum hoje em dia e faz uma mistura com seriados muitos populares.
    King é sempre um mestre na arte da escrita.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rosem !!
    Adoro os livros de Stephen King, e essa história parece ser demais!! Gosto de livros que são parecidos com o CSI e que tenham muita investigação!! E sem dúvida essa história é demais.
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Eu sou fascinada pelos livros do mestre King, desde muito nova que venho me aventurando em suas historias macabras e assustadoras. Quero, muito conhecer essa obra pra completar minhas aventuras.
    Adorei a resenha
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  15. Gosto tanto de livros de terror só fui conhecer as obras do Stephen King outro dia praticamente. Imagine então ficar sabendo que muitos dos filmes que já assisti baseados em obras dele.
    A fã de CSI Las Vegas aqui já ficou interessada nesse.
    Parece que a história se desenrola pela visão de diferentes personagens, acho isso bem interessante.
    Obrigada pela indicação!

    ResponderExcluir
  16. Estou louca pra embarcar nessa leitura.
    Ainda não conhecia nada dessa história, que resenha incrível.

    ResponderExcluir
  17. A atmosfera dos enredos de King sempre oferecem ao leitor algo a mais do que aparentemente esperamos. Ainda não li esse livro, mas já fiquei me perguntando o que há por trás desse assassinato e o que realmente envolve esse mistério. Esse é um dos livros que estão em minha lista. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  18. Olá, Rosem
    Este livro esta em primeiro lugar na minha lista de desejos, quero muito ler.
    Só King pode trazer um livro chocante desses e ainda trás de volta Holly estou curiosa para saber o que acontece neste livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu sou suspeita demais em relação a King. Porém tenho a sensibilidade e sinceridade de dizer quando uma obra dele não atinge o patamar esperado - pelo menos pra mim.
    Porém, Outsider pra mim foi 5/5. Amo thrillers, amo suspense, amo sobrenatural e amo acima de tudo, um livro novinho do King saindo do forno!!!

    ResponderExcluir
  20. Sou encantada nos livros e escrita do mestre King. Atualmente finalizei o livro Sob a redoma e não me canso de ler suas obras. Outsider tá na minha lista de esperados neste ano espero muito ler o mais rápido possível. Já li muitas coisas e impressões boas a respeito.

    ResponderExcluir

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!