[Resenha] Redação Infalível

Redação Infalível - Debora Aladim

Redação Infalível - Débora Aladim
Sinopse - Editora Objetiva- 2019 - 120 páginas


Acompanho a Débora Aladim no YouTube desde 2016, sempre fui fã do trabalho dela, assisti tanto videoaulas de história quanto de redação, aprendi a estruturar uma dissertação modelo ENEM pelo  seu canal, bem como inúmeras dicas de como construir argumentação e demonstrar repertório sociocultural. Por isso me interessei pelo livro “Redação Infalível” assim que foi lançado e não pude deixar de ler.

O livro não retrata apenas o tema redação, sendo dividido em três partes. A primeira fala sobre “como estudar” e a última dá dicas para a hora da prova. A sessão intermediária versa sobre o temido texto dos vestibulares, começando com uma explicação aprofundada das cinco competências avaliadas pelos corretores e o processo de correção da redação do ENEM.

A primeira parte aborda desde dicas para criar um cronograma e manter a motivação, como decorar alguma matéria (essa sessão é sensacional e bem divertida, as dicas passadas facilitam muito a vida de um estudante) e sobre utilizar o celular a nosso favor para ter um estudo produtivo. E na última sessão os temas principais são como manter a calma e administrar o tempo de prova.

O livro tem várias ilustrações, esquemas, tabelas, dentre outras representações didáticas, todas seguindo a mesma paleta de cores do azul e roxo da capa. É importante ressaltar que esses detalhes estão na medida certa, sem exagero, auxiliando na leitura e ilustrando algumas coisas.

“Redação Infalível” é uma leitura interessante e proveitosa tanto para quem não sabe nada sobre redação, quanto para quem já tem alguma base e deseja melhorar ainda mais seu texto. A lista de alusões histórias e conectivos fornecida pela autora é uma das partes mais legais do livro, e que mais me ajudam na hora de compor uma redação, garantindo a coesão do texto, importante característica avaliada pelo ENEM. Também tem muita ideia de tema pra quem quiser treinar.

A leitura é rápida e o livro é bem leve, perfeito para levar na mochila. A narrativa não cansa e é bem fácil de entender, pois as informações estão organizadas de forma clara. E o melhor de tudo é que no final, escrever uma redação ficará bem mais fácil!

Essa leitura foi uma cortesia do Grupo Companhia das Letras.
Aguardamos seus comentários! Beijos…

Nenhum comentário

Postar um comentário

Esse espaço também é seu!
Vou adorar saber a sua opinião passional :)
Seu comentário será publicado em no máximo 24 horas.
Beijos!